De Olho no Câmbio #221: o risco inflacionário na Europa e nos EUA prejudicam o real

Uma pequena pedra no caminho da valorização da moeda brasileira desfez parte dos ganhos que o real teve nos últimos dias. Depois de engatar uma sequência relativamente longa e forte de valorização sobre o dólar, a moeda brasileira experimentou uma forte desvalorização nos últimos dias. Parte deste movimento pode ser creditado aos riscos inflacionários nas economias desenvolvidas. Na Europa, o economista-chefe do Banco Central Europeu fez um alerta quanto ao risco inflacionário, enquanto nos Estados Unidos alguns dados de atividade econômica e de percepção dos agentes fizeram com o que o mercado apostasse em mais um aumento dos juros por parte do Fed. O que vem por aí?

Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

A expectativa de que o Fed possa optar por realizar o aumento residual de 0,25% na taxa de juros pode trazer mais volatilidade ao mercado de câmbio em desfavor da moeda brasileira. Embora a tendência de curto prazo seja de valorização do real, esse percurso deve ser marcado por bastante volatilidade nos próximos dias.

O economista-chefe do Banco Central Europeu, Philip Lane, disse que se as expectativas de inflação do banco estiverem corretas, será necessário perseverar no atual ciclo de aumento de juros. Isso deve impedir movimentos mais fortes de valorização do real em relação ao euro.

Seguimos de olho.

Related posts

De Olho no Câmbio #276: Decisão dividida do Copom trouxe instabilidade ao mercado de câmbio

Qual é o valor do INPC acumulado em 2024?

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?