De Olho no Câmbio #228: Enfraquecimento simultâneo das economias do Norte pode aprofundar a deflação global.

Em semana curta para os brasileiros, uma coleção de indicadores econômicos vieram à tona com destaque para a continuidade do processo de desinflação no Brasil e para os dados de inflação (deflação) vindos da China. Além disso, o PIB negativo da Zona do Euro e o aumento dos novos pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos também alteraram a dinâmica do mercado nos últimos dias. Seria o começo de um processo mais importante de desaceleração das principais economias globais?

Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos.

Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

Com a desaceleração dos preços no Brasil, a expectativa é de que o Banco Central brasileiro comece, em breve, o ciclo de cortes da Selic, o que, em teoria, deveria promover o aumento do preço do dólar em relação ao real. No entanto, considerando a excessiva taxa real de juros no país, mesmo os cortes na Selic não seriam capazes de demover o fluxo de capital externo que tem vindo em direção ao Brasil.

Na Europa, o risco de uma crise mais pronunciada deve manter o Banco Central Europeu relativamente inerte e isso deve contribuir para um novo processo de desvalorização do euro sobre as demais divisas, inclusive sobre o real. A expectativa de médio prazo é de valorização do real sobre o euro e sobre a libra esterlina.

Seguimos de olho.

Related posts

De Olho no Câmbio #277: Semana de recuperação do real contou com o Copom

PNAD Contínua trimestral movimenta os indicadores da sexta-feira

IGP-10 vem acima do esperado e registra aumento de 1,08% em maio