De Olho no Câmbio #260: Indústria e varejo dos EUA indicam economia aquecida

Após permanecer estável nas primeiras semanas de 2024, o real sofreu uma desvalorização frente às principais moedas globais. O movimento ocorreu apesar dos dados positivos da atividade econômica dos últimos dias. Além disso, parece refletir as mudanças nas perspectivas de juros das economias desenvolvidas.

Enquanto os EUA apresentaram novamente resiliência inesperada do nível de atividade, a Europa, em especial o Reino Unido, sugeriu continuidade do processo de desaceleração. Por outro lado, o cenário internacional também foi marcado pelo acirramento dos conflitos nos Oriente Médio, em especial nas disputas entre as forças americanas e o grupo terrorista Houthis. 

Quer saber mais sobre Brasil, EUA, Zona do Euro e Reino Unido? Acompanhe a seguir os desdobramentos destes e outros acontecimentos.

Quer saber mais sobre Brasil, EUA, Zona do Euro e Reino Unido? Acompanhe a seguir os desdobramentos destes e outros acontecimentos.

Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

Somados aos números do Payroll e do IPC, a divulgação dos dados da indústria e do mercado varejista devem influenciar novamente as perspectivas de juros nos EUA, fortalecendo a tese de que o Fed pode manter a atual política monetária por um período mais prolongado do que se esperava anteriormente.

Ao mesmo tempo, tal percepção também deve afetar as projeções dos juros europeus, tendo em vista a necessidade de mantê-los relativamente próximos das taxas americanas, de forma a evitar uma nova onda de desvalorização do euro, como ocorreu no início de 2023.

Tal possibilidade deve agravar o atual contexto econômico da Europa, que deve ter entrado em recessão ainda em 2023, e que pode precisar lidar com o atual patamar de juros, os maiores desde o início do século XXI. Nesse sentido, é improvável que  a Zona do Euro, ou mesmo o Reino Unido, consigam demonstrar uma recuperação no futuro próximo.

Por fim, os dados de atividade chinesa também sugerem uma desaceleração da segunda maior economia do planeta, o que por sua vez deve afetar as expectativas de crescimento global ao longo de 2024.

Seguimos de olho!

Related posts

Inflação controlada e melhora na Percepção Econômica na Zona do Euro

Mercado aguarda divulgação da ata do Copom

De Olho no Câmbio #276: Decisão dividida do Copom trouxe instabilidade ao mercado de câmbio