Dia do Chocolate: a origem da data, números e os melhores países para comer chocolate

Talvez você não saiba, mas hoje, 07 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Chocolate, essa delícia que existe em tantas formas, texturas e sabores, conquistando os mais diversos paladares e até mesmo atraindo turistas para vários países mundo afora.

Portanto, hoje você vai saber um pouco mais sobre a história do chocolate e vai saber também quais são os países mais indicados para visitar e experimentar chocolates típicos e irresistíveis.

Dia Mundial do Chocolate: a origem da data

A verdade sobre a data escolhida como Dia Mundial do Chocolate, 07 de julho, tem tantas versões quanto o próprio chocolate pelo mundo. Ninguém sabe ao certo o motivo do dia de hoje ter sido escolhido para celebrar o chocolate, mas acredita-se, e essa é a versão mais aceita, que o dia marque a introdução do chocolate na Europa, por volta do século XV.

Apesar disso, historiadores afirmam que os Astecas e os Maias foram os pioneiros no cultivo do cacau, que é justamente a matéria-prima do chocolate, muito antes de sua introdução na Europa. 

Dia do Chocolate: Brasil entre os maiores produtores

Depois de um 2020 bastante amargo, o Brasil voltou a se derreter pelo chocolate no ano seguinte. O país produziu 511 mil toneladas entre janeiro e setembro de 2021, crescimento de 44% em relação ao ano anterior, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).

Antes mesmo de 2020 e da pandemia, em 2019, o Brasil havia sido reconhecido como país exportador de 100% de cacau fino e de aroma pela Organização Internacional do Cacau (ICCO). Esse título, de cacau fino e de aroma, identifica o cacau que consegue apresentar sabores diferenciados como floral, frutado etc.

Inclusive, o Brasil é hoje o 7º maior produtor de cacau no mundo e o 7º país entre os maiores exportadores do produto e seus derivados, um belo resultado para a indústria.

5 benefícios do chocolate para a saúde

Você pode até pensar que o chocolate não tem nada de útil para a saúde, mas a coisa não é bem assim. Na quantidade certa, sem exageros, essa delícia dá um gostinho especial no nosso dia a dia. Mas é preciso ter cuidado e é sempre bom conversar com um especialista.

1 – Bom para o coração

Há especialistas que defendem que o chocolate, graças aos antioxidantes do grupo dos flavonoides que ele possui, favorece o fluxo adequado do sangue.

2 – Favorece a sensação de bem-estar

Especialmente nas pessoas mais ansiosas ou estressadas, o chocolate, com o hormônio da serotonina que possui, contribui um pouco para gerar uma maior sensação de bem-estar em quem o consome.

3 – Bom para o sistema nervoso central

Isso ocorre em razão de um componente chamado Teobromina, cuja ação é similar à da cafeína, muito utilizada para estimular o cérebro.

4 – Aumenta o HDL, o colesterol bom e diminui o LDL, o colesterol ruim

Essas ações acontecem devido aos efeitos antioxidantes e cardioprotetor do alimento

5 – Protege a pele dos raios UV

O sol faz muito bem, mas assim como o chocolate, na medida certa e nos horários certos.
Os compostos bioativos, como é o caso dos flavonóides, protegem a pele contra os temidos raios UV.

Qual o melhor tipo de chocolate para a saúde?

O tipo de chocolate escolhido é importante. O amargo costuma ser melhor para a saúde, seguido do chocolate ao leite. Mas o chocolate branco, queridinho de muita gente, nem é considerado chocolate para muitos especialistas, pois é basicamente açúcar e gordura.

Já o chocolate diet, ao contrário do que se pensa, não é indicado para quem está de dieta, pois tem mais gorduras, mas sim para quem tem diabetes, pelo baixo teor de açúcar.

Portanto, se o chocolate fizer parte da sua vida ou até mesmo se o consumo for mais esporádico, vale sempre conversar com um médico para recomendar um consumo seguro.

Melhores cidades e países para comer chocolates

Comemorando dia do chocolate, veja onde estão os melhores chocolates no mundo:

1- Suíça

Não poderia ser diferente. A Suíça é referência mundial quando o assunto é chocolate, sendo inclusive o país que mais consome o produto no mundo, com quase 9kg consumidos por cada suiço anualmente, segundo a Forbes. 

É lá que estão marcas de renome internacional como Lindt e Toblerone, entre outras. 

Há uma enorme diversidade de chocolates produzidos pelas fábricas locais e muita tradição e sabores a experimentar.

2 – Bruxelas, Bélgica

Se tem um país que rivaliza com a Suíça no coração de muitos fãs de chocolate, esse país é a Bélgica, mais especificamente em Bruxelas. São centenas de lojas voltadas para a produção do chocolate, com uma enorme variedade de tipos para provar e repetir.

Além de intensa produção artesanal, lá também possuem marcas tradicionais e famosas como Godiva e Guylian. Para se ter ideia do amor do povo de Bruxelas por chocolate, lá também existem museus dedicados ao alimento, como é o caso do Choco-Story Brussels.

3 – Hershey, Pensilvânia, Estados Unidos

Uma cidade cujo nome é em homenagem ao fundador de uma das marcas de chocolate mais famosas do mundo. Nem precisa pensar muito para saber que estamos falando da Hershey’s e de seu fundador, Milton S. Hershey.

A cidade é carinhosamente chamada de Chocolatetown e possui roteiros para visitar a fábrica da Hershey’s e até mesmo um parque temático chamado Hershey’s Park

Outra dica, mas agora para quem quer descansar e cuidar da beleza, é o SPA Hershey’s Hotel, que utiliza o chocolate no tratamento dos seus clientes. Que delícia, hein?

4 – Bariloche, Argentina

Para quem está aqui no Brasil nem precisa ir para muito longe. Bariloche, na Argentina, também é muito conhecida por seus deliciosos chocolates artesanais. 

Rapa Nui é uma marca familiar de renome e  tradição quando falamos em chocolate argentino e é um produto que vale a pena conhecer e experimentar.

Além disso, Bariloche ainda possui um clima e atmosfera que, para muitos, lembra a Suíça, o que torna a experiência com o chocolate ainda mais interessante.

5 – Gramado e Monte Verde, Brasil

Sim, nosso país aparece muito bem representado nessa lista, não apenas com uma, mas sim com duas cidades com tradição no chocolate: Gramado e Monte Verde.

Em Monte Verde, Minas Gerais, o clima frio convida você a ir a uma chocolateria local, como a famosa Gressoney, fundada em 1978 e se deliciar com seus chocolates. Já a também famosa A Pioneira é mais conhecida por ousar em suas receitas, sempre oferecendo algo diferenciado no consumo do chocolate.

Já em Gramado, Rio Grande do Sul, o clima, também perfeito para o consumo do chocolate, estimula, e muito, os apaixonados pelo produto. 

Além das charmosas fábricas artesanais, a dica aqui é visitar o Reino do Chocolate, que conta sua história, e o Mundo do Chocolate, um parque temático com pontos turísticos mundiais famosos esculpidos e chocolate.

Agora é só escolher o destino e embarcar para provar o chocolate e seus vários sabores pelo mundo. 

E não se esqueça de contar com a Remessa Online na sua viagem, enviando e recebendo seu dinheiro do exterior com segurança, agilidade e economia!

Qual a origem do Dia Mundial do Chocolate?

Ninguém sabe ao certo o motivo do dia de hoje ter sido escolhido para celebrar o chocolate, mas acredita-se, e essa é a versão mais aceita, que o dia marque a introdução do chocolate na Europa, por volta do século XV.

Benefícios do chocolate para a saúde:

Bom para o coração;
Favorece a sensação de bem-estar;
Bom para o sistema nervoso central;
Aumenta o HDL e reduz o LDL;
Protege a pele dos raios UV.

As melhores cidades e países para comer chocolate:

Suíça;
Bruxelas, Bélgica;
Hershey, Pensilvânia, Estados Unidos;
Bariloche, Argentina
Gramado, Brasil
Monte Verde, Brasil

Related posts

Venda de Stock Options: como declarar e qual o IOF da operação?

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

Semana de Copom e inflação pode trazer nova volatilidade ao mercado de câmbio