Dólar paralelo: como funciona, sua cotação e mais!

O dólar paralelo não é regulamentado pelo BACEN.

O dólar paralelo é uma moeda negociada no chamado Mercado clandestino, vendido por doleiros e casas de câmbio não autorizadas pelo Banco Central. O indicador econômico, considerado “não oficial”, é, muitas vezes, associado a fraude e corrupção. 

Entenda no artigo abaixo o que é o dólar paralelo, seus conceitos, cotação e porque ele não deve ser usado. Veja ainda quais são as opções de dólar oficiais no país. Acompanhe!

O que é dólar paralelo?

O dólar paralelo é a taxa de câmbio do dólar americano (USD), determinada fora do sistema financeiro oficial de um país. Em muitos casos, essa taxa é resultado de transações realizadas no mercado negro ou em plataformas não regulamentadas.

Geralmente, o dólar paralelo tem um valor diferente do dólar oficial, influenciado pela oferta e demanda no mercado informal, eventos econômicos e políticos. 

Como o dólar paralelo surgiu?

O dólar paralelo surgiu nos anos 90 no Brasil como resposta a medidas econômicas do governo da época, especialmente ao bloqueio da poupança. 

Com a grande instabilidade econômica causada pelas decisões do governo, a compra de dólar paralelo era realizada como uma forma de proteção econômica, criando reservas de moeda estrangeira para escapar do possível colapso da economia nacional.

Como o dólar paralelo funciona hoje?

Atualmente, essa forma de “proteção” não é mais utilizada e as negociações com o dólar paralelo são feitas por doleiros e casas de câmbio não regularizadas pelo Banco Central, sendo consideradas ilegais.

Como saber a cotação do dólar paralelo?

Por não ser regularizado, o dólar paralelo pode atingir qualquer valor, já que é definido pelas pessoas envolvidas na negociação, sem vínculo com o Banco Central. Desta forma, ele não tem uma cotação definida e varia de doleiro para doleiro.

Quais os principais usos para o dólar paralelo?

Como operações com o dólar paralelo não são registradas no Banco Central, este tipo de câmbio é utilizado principalmente para lavagem de dinheiro e sonegação.

Estes crimes podem resultar em pena de reclusão de três a dez anos, além de multa, conforme dispõe a legislação brasileira aplicável (Lei Nº 9.613).

Onde vender dólar paralelo?

Como o dólar paralelo não é regularizado, portanto, considerado ilegal, a compra e venda da moeda geralmente ocorre em mercados não regulamentados, como casas de câmbio informais, doleiros ou plataformas online não oficiais. No entanto, é importante lembrar que essa negociação é considerada ilegal. 

Casas de câmbio informais são um dos lugares para vender dólares.

Quais são os tipos de dólar legais?

Existem dois tipos de dólar reconhecidos pelo Banco Central e que podem ser negociados sem problemas: o dólar comercial e o dólar turismo.

Entenda as principais diferenças entre os tipos de dólar:

Dólar comercial

O dólar comercial, também conhecido como câmbio comercial, é usado em negociações entre empresas, como exportação e importação. Seu valor varia várias vezes ao dia devido à oferta e demanda. Esse é aquele dólar que você vê nos noticiários. 

Dólar turismo

O dólar turismo é usado em passagens, compras de dólares em espécie e transações no exterior com cartão de crédito ou pré-pago. Essa taxa é mais alta que a comercial devido ao lucro do agente de câmbio, custos de importação e a inclusão do IOF, conforme exigido pelo Banco Central.

No site da Remessa Online é possível fazer a cotação do dólar comercial e turismo

Como comprar dólar de maneira legal e econômica no Brasil?

Você pode comprar dólar legalmente no Brasil em bancos e corretoras. No entanto, a maioria das instituições financeiras aplicam altas taxas, como contratos de câmbio que podem atingir R$300.

Para evitar estas taxas e comprar seu dólar em espécie, existem plataformas online que podem facilitar a compra. Se você desejar fazer uma transferência de real para dólar, pode usar a Remessa Online para fazer transferências internacionais usando o câmbio comercial. 

Como saber que as moedas são seguras?

Para garantir a segurança das suas operações envolvendo compra de moedas e transações de remessa internacional de dinheiro é essencial buscar o suporte de empresas reconhecidas no mercado e que ofereçam garantia de legalidade nas suas operações.

Por isso, desconfie de cotações de moeda demasiadamente incompatíveis com os valores praticados no mercado e sempre busque referências das empresas contratadas para realizar qualquer tipo de operação financeira.

Como você pode ver, o dólar paralelo é ilegal e está associado a crimes de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. Por isso, ao realizar uma operação internacional envolvendo moedas, busque o suporte de empresas especializadas e que tenha autorização do Banco Central para realizar este tipo de atividade.

Gostou desse conteúdo? Então veja mais detalhes sobre como comprar dólar comercial.

Perguntas frequentes

O que é dólar paralelo?

O dólar paralelo é a taxa de câmbio do dólar americano determinada fora do sistema financeiro oficial do país, muitas vezes em transações no mercado negro ou plataformas não regulamentadas.

Como funciona o dólar paralelo?

Atualmente, as negociações com dólar paralelo são realizadas por doleiros e casas de câmbio não regularizadas pelo Banco Central, sendo consideradas ilegais.

Quais são os tipos de dólar legais?

Existem dois tipos de dólar reconhecidos pelo Banco Central: o dólar comercial, usado em negociações entre empresas, e o dólar turismo, usado em transações no exterior. Ambos são legais.

Related posts

Mercados aguardam primeira leitura trimestral do PIB americano em 2024

Qual o valor do INCC em 2024? Confira a tabela completa

PMIs americanos caem na leitura prévia de abril