Economia e Organismos Internacionais: entenda como funciona

Os organismos internacionais são instituições que atuam em diversos setores e influenciam em decisões globais.

Algumas questões econômicas estão além da capacidade de resolução individual por parte dos países. Nesse contexto, os organismos internacionais surgem para facilitar a cooperação e promover soluções diplomáticas para problemas globais.

Para que você possa entender melhor a relação da economia com o funcionamento dessas entidades, apresentaremos neste artigo quais são os organismos internacionais, o seu papel na sociedade mundial e como eles são definidos. Confira:

Quais são os organismos internacionais?

Há centenas de organismos internacionais em todo o mundo que desempenham um papel fundamental na promoção da cooperação e na resolução de problemas que ultrapassam as fronteiras nacionais.

Eles atuam em uma série de tópicos importantes como mudanças climáticas, paz mundial, direitos humanos, terrorismo e comércio internacional. A seguir você encontra uma lista dos principais organismos internacionais da economia:

  • Organização Mundial do Comércio (OMC);
  • Fundo Monetário Internacional (FMI);
  • Banco Mundial;
  • Organização Internacional do Trabalho (OIT);
  • Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE);
  • Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep);
  • Organização das Nações Unidas (ONU).

Qual o papel dos organismos internacionais?

Os organismos internacionais desempenham um papel essencial na cooperação, coordenação e promoção dos interesses comuns entre as nações. Eles podem ajudar a lidar com desafios globais, facilitar a comunicação dos países e desenvolver soluções conjuntas que ultrapassem fronteiras.

Além das funções acima, existem outras atribuições comuns dos organismos internacionais, como:

  • Coleta de informações;
  • Monitoramento de tendências;
  • Prestação de serviços de ajuda;
  • Fornecimento de fóruns de negociação;
  • Resolução de disputas.

Os organismos internacionais também são usados como instrumento de política externa para legitimar as ações ou restringir o comportamento de outros países.

Como são definidas as organizações internacionais?

As organizações internacionais são definidas por meio de acordos e tratados que preveem a cooperação entre os membros para o alcance de um objetivo comum. Portanto, cada organização possui suas próprias finalidades e metas que variam conforme a sua área de atuação.

Embora as organizações internacionais variem entre si, existem algumas características comuns que as definem, são elas:

  • Atuação sob um regime de cooperação para o alcance de um objetivo comum;
  • Aplicação de normas, tratados e acordos em diversos âmbitos;
  • Presença de órgãos reguladores que fiscalizam e garantem o cumprimento dos acordos;
  • Autonomia para criação de medidas para resolução de conflitos.

Quais são as principais organizações internacionais sigla e significado?

As organizações internacionais são formadas por mais de dois estados soberanos, sendo criadas para ajudar a resolver problemas de desenvolvimento de maneira coletiva. No setor econômico, as principais organizações são:

OMC – Organização Mundial do Comércio

A Organização Mundial do Comércio (OMC) é uma organização multilateral que regula e apoia o comércio internacional. Iniciou suas operações em 1º de janeiro de 1995, como resultado do Acordo de Marrakesh de 1994, que substituiu o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (Gatt) estabelecido em 1948.

Com 164 estados membros que representam mais de 96% do comércio e do PIB global, a OMC é a maior organização econômica internacional do mundo, sendo responsável por criar leis e acompanhar as transações comerciais e econômicas entre os países.

A organização atua promovendo a liberalização mundial do comércio, com objetivo de combater o protecionismo alfandegário, que faz com que um país imponha tarifas elevadas para produtos estrangeiros, favorecendo sua indústria local. A OMC desenvolve ações para impedir isso, além de avaliar e julgar problemas econômicos entre os países.

FMI – Fundo Monetário Internacional

O Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma das organizações internacionais mais proeminentes e, portanto, não poderia faltar na nossa lista. É uma instituição financeira internacional composta por cerca de 190 países, com sede em Washington (DC).

O FMI trabalha para fomentar a cooperação monetária global, garantir a estabilidade financeira, facilitar o comércio internacional, promover um elevado nível de emprego e um crescimento sustentável.

O FMI é um organismo internacional que influencia na economia mundial.

A origem do dinheiro do fundo é dos países membros, por isso são os que têm maior poder de decisão. Os países que desejam solicitar um empréstimo precisam atender a uma série de exigências, como abrir sua economia para o mercado externo.

BM – Banco Mundial

O Banco Mundial (BM) foi criado em 1944 e é uma das instituições mais importantes do mundo. Apesar de ser uma organização dependente das Nações Unidas, tem autonomia para decidir e atuar sozinha sobre a concessão de empréstimos a governos de países de baixo e médio rendimento para financiar projetos de capital.

Atualmente, existem 189 membros vinculados ao Banco Mundial com escritórios em todo o mundo, que contribuem para o equilíbrio econômico global. Além disso, o BM conta com cinco organizações internacionais:

  • Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD);
  • Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA);
  • Corporação Financeira Internacional (IFC);
  • Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA);
  • Centro Internacional para Resolução de Disputas sobre Investimentos (ICSID).

OIT – Organização Internacional do Trabalho

Fundada em 1919, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) é uma agência das Nações Unidas que tem como missão promover a justiça social e dos direitos humanos e trabalhistas reconhecidos internacionalmente.

A OIT é responsável por regulamentar, fiscalizar, estudar e avaliar as condições de trabalho no mundo. Esse organismo internacional é formado por três tipos de forças diferentes:

  • Governos de 187 países;
  • Representantes de empresas;
  • Representantes trabalhistas ou sindicais.

OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é uma organização econômica intergovernamental criada em 1961. Formada por 38 membros, tem como objetivo promover o avanço econômico e o comércio global.

Considerada um dos organismos internacionais mais importantes do mundo, é responsável pelas atividades comerciais e econômicas. Também desempenha a função de fórum de países comprometidos com a democracia e a economia de mercado.

No fórum, os membros da OCDE partilham experiências políticas, procuram soluções para desafios partilhados, identificam melhores práticas e coordenam as suas políticas nacionais e internacionais.

Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep)

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) foi criada em 1960 como um cartel e tinha como objetivo controlar o preço e a oferta mundial de petróleo. Então, era formada por 13 membros, principalmente países da Opep do Oriente Médio e da África.

Em 2016, quando os preços do petróleo estavam baixos, a Opep agregou 10 outros produtores de petróleo e criou a “Opep+”. Esse grupo de produtores e exportadores de petróleo se reúne regularmente para decidir o volume de petróleo bruto que será comercializado no mercado mundial.

Além disso, esse grupo controla a oferta e a demanda para manter o mercado equilibrado. Normalmente, a organização aumenta a produção de petróleo para reduzir os preços quando eles estão muito elevados.

ONU – Organização das Nações Unidas

A Organização das Nações Unidas (ONU) é um organismo intergovernamental cuja missão é garantir a paz e a segurança internacionais, promover relações cordiais entre as nações, promover a cooperação internacional e servir como foco central para a coordenação dos esforços nacionais.

Sediada na cidade de Nova York e com escritórios principais em Genebra, Nairobi, Viena e Haia, a ONU é o organismo internacional mais importante, pois reúne todas as nações do mundo. A entidade atua como conselheira, orientando os países na tomada de decisões críticas e estratégicas.

Além disso, desenvolve ações de combate à fome, promoção da igualdade social, de gênero e realiza outras iniciativas importantes para a sociedade de forma geral.

Perguntas frequentes

Quais são os organismos internacionais?

Existem centenas de organismos internacionais em todo o mundo. Na área econômica, os mais relevantes são:
Organização Mundial do Comércio (OMC);
Fundo Monetário Internacional (FMI);
Banco Mundial;
Organização Internacional do Trabalho (OIT);
Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE);
Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep);
Organização das Nações Unidas (ONU).

Qual o papel dos organismos internacionais?

Os organismos internacionais desempenham um papel essencial na cooperação, coordenação e promoção dos interesses comuns entre as nações. Também contribuem para lidar com desafios globais, na comunicação entre os países e no desenvolvimento de soluções conjuntas que ultrapassam fronteiras.

Como são definidas as organizações internacionais?

As organizações internacionais são definidas por meio de acordos e tratados. Eles são usados para regular e orientar a maneira que seus membros podem cooperar para atingir determinado objetivo.


Related posts

Mercados aguardam primeira leitura trimestral do PIB americano em 2024

Qual o valor do INCC em 2024? Confira a tabela completa

PMIs americanos caem na leitura prévia de abril