Economizar para fazer intercâmbio: Veja nossas dicas!

Se você tem o sonho de estudar fora, fazer um planejamento é essencial. Neste texto vamos dar dicas de como economizar para fazer intercâmbio.

O valor de um intercâmbio varia de acordo com fatores como o tempo de duração e tipo de intercâmbio e o país escolhido.

O intercâmbio pode ser feito com o objetivo de aprender uma língua estrangeira, cursos profissionalizantes, graduações e pós-graduação ou ainda aliar estudo e trabalho em um país estrangeiro.

Muitas pessoas querem fazer um intercâmbio, até mesmo por essa ser uma das formas de se destacar no mercado de trabalho e também vivenciar uma experiência única de troca de conhecimentos e culturas em outro país.

Se você quer isso, mas não possui ainda a quantia necessária, confira nossas dicas de como economizar para fazer intercâmbio:

Dica 1: Saber de quanto você precisa

Antes de começar a economizar, é imprescindível saber a quantia que você precisa para fazer o intercâmbio que deseja.

Saiba quanto vai custar o intercâmbio que você deseja fazer para começar a economizar.

Nesses gastos é preciso incluir passagem, matrícula e mensalidades do curso, moradia, seguro viagem, gastos com documentação e entre outros fatores.

O mais indicado é buscar uma agência especializada para fazer a cotação dos custos da viagem. Sabendo o valor necessário, faça um prognóstico para economizar um pouco a mais do que o necessário para, em caso de emergências, não passar aperto.

Dica 2: Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é uma ferramenta de administração que facilita o processo de organização financeira.

Par fazer o planejamento é preciso colocar em uma planilha todos os seus gastos e ganhos mensais.

O planejamento financeiro é uma parte fundamental de economizar para fazer intercâmbio, pois permite que você visualize mais facilmente os seus ganhos e gastos e onde pode economizar.

Com isso, é possível visualizar melhor os gastos que são possíveis de reduzir ou cortar para que se consiga poupar.

O planejamento deve ainda ter metas a serem alcançadas em curto, médio e longo prazo.

Firmar objetivos é uma forma eficaz de avaliar se você está sendo bem sucedido em economizar para fazer intercâmbio.

Dica 3: Estude a possibilidade de economizar para fazer intercâmbio fazendo investimentos

Além da poupança, há investimentos de curto, médio e longo prazo de baixo risco que podem fazer seu dinheiro render.

Converse com o gerente do seu banco sobre seu objetivo de economizar para fazer intercâmbio e quais os investimentos que podem se adequar ao seu perfil.

Investimentos são uma forma de fazer seu dinheiro render ainda mais.

Alguns dos principais tipos de investimentos de curto prazo são:

  1. Letra de Crédito Imobiliário (LCI): trata-se de um investimento em que o capital é convertido em créditos para o financiamento de imóveis. Esses créditos são oferecidos por instituições financeiras. O LCI é um investimento considerado seguro, já que o Fundo Garantidor de Crédito (FCG) se responsabiliza por possíveis perdas. A liquidez, ou seja, o tempo para retirar o capital, pode variar entre 3 a 2 anos;
  2. Certificado de Depósitos Bancários (CDB): Também são amparados pelo FCG e, se comparado com a poupança, possuem rendimento superior. A liquidez costuma ser de 3 anos após a aplicação;
  3. Tesouro Selic: Este é um tipo de investimento pós-fixado (aumentam ou diminuem sua rentabilidade de acordo com a Selic) e que pode ter o rendimento diário.

O Tesouro Selic é oferecido pelo governo e tem seus rendimentos ligados à taxa Selic. Isso faz com que seja muito mais vantajoso que a poupança.

Dica 4: Procure uma renda extra

Para conseguir juntar o dinheiro mais rápido, estude formas de conseguir algum tipo de renda extra para suas horas vagas, fazendo algum tipo de trabalho.

Outra forma de conseguir um dinheiro extra e desapegar de coisas que você não usa mais, como roupas, acessórios, livros, objetos de decoração e etc. Isso pode ser feito em bazares físicos e virtuais e costuma dar muito ao certo.

Fazer um bazar pode ser uma forma de juntar dinheiro para o intercâmbio vendendo coisas que você não usa mais.

Dica 5: Tenha foco na hora de economizar

Essa certamente é uma das dicas mais importantes, pois é preciso manter o foco no seu objetivo de economizar para fazer intercâmbio.

Economizar para fazer intercâmbio pode exigir alguns sacrifícios.

Durante um tempo, será necessário fazer alguns sacrifícios e cortes, como deixar de sair para festas, evitar compras, trocar restaurantes por refeições em casa e entre outras atitudes que vão fazer você poupar mais e se aproximar de seu objetivo.

Dica 6: Observe o câmbio de moedas estrangeiras

Verificar diariamente o câmbio é uma forma de comprar moedas estrangeiras com uma cotação melhor e, dessa forma, ter mais vantagens na hora de juntar o valor necessário para a sua viagem.

Acompanhar o câmbio é uma forma de conseguir comprar moedas estrangeiras com os melhores preços.

Por isso, fique atento para não desperdiçar as oportunidades.

Com nossas dicas de como economizar para fazer intercâmbio, certamente o seu sonho de estudar fora do país estará cada vez mais próximo de ser realizado.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático