Empreender no exterior: riscos, vantagens e a pandemia

Empreender no exterior é o sonho de muitas pessoas, pois é uma oportunidade para quem quer mudar ou viver uma experiência em outro país. Entretanto, existem alguns riscos e empecilhos que podem atrapalhar a vida do empreendedor. 

A crise causada pelo coronavírus, por exemplo, impactou a economia no mundo todo, fazendo com que muitas pessoas desistissem do sonho de empreender no exterior.

Neste artigo, você vai saber mais sobre os riscos e as vantagens de empreender no exterior e como a pandemia influencia esses aspectos. Confira!

Por que empreender no exterior? 

Existem mais de 3 milhões de brasileiros morando fora do país, quase metade está nos Estados Unidos. Esses cidadãos foram embora pensando em estudar, trabalhar ou até empreender.

Aqueles que não conseguiram permanecer de forma legal, também buscam no empreendimento uma forma de continuar no país em que escolheram para viver. 

Além disso, quem muda para outro país deixa para trás questões como violência, instabilidade econômica e falta de qualidade de vida. Abrir um negócio em outro país pode proporcionar tudo isso, além de bons rendimentos. 

Os desafios de empreender em outro país

O problema de empreender em outro país está principalmente na falta de conhecimento sobre a legislação. Em geral, os empreendedores contratam advogados e profissionais especializados para orientar sobre o processo. Isso, no entanto, oferece outros riscos. O primeiro é a falta de confiança no processo, no profissional e em suas orientações.

Existem muitos golpistas se aproveitando de estrangeiros que não têm fluência no idioma. Os profissionais conhecidos e confiáveis cobram taxas muito altas e estão sempre envolvidos em grandes processos, por isso muitas vezes não têm disponibilidade para atender um novo cliente.

Superado esse desafio, surgem os custos da manutenção de um negócio em outra moeda, a falta de conhecimento no mercado e a dedicação para fazer a empresa crescer. O investimento nisso tudo pode gerar uma grande despesa para o empreendedor e não há garantias de que ele terá retorno positivo. 

Caso o retorno não seja suficiente, além de perder tudo que investiu, o empreendedor terá que voltar para o Brasil. Muitos desses empreendedores, que se arriscam, ainda têm família para sustentar.

Por que empreender no exterior depois da pandemia?

Especialistas de mercado afirmam que o Brasil será um dos últimos países no mundo a retomar a economia. O país, que já vinha em crise antes da pandemia, sofreu impactos que ainda estão sendo sentidos. Por isso, esse pode ser o momento ideal para quem quer empreender. Veja alguns benefícios de empreender no exterior:

  • O empreendedor pode começar buscando recursos diferentes para investir, assim consegue aumentar sua proteção do capital e as instabilidades da economia brasileira;
  • As moedas estrangeiras, como dólar e euro, apresentam menor risco de desvalorização e inflação.
  • O mercado internacional conta com uma diversidade maior de empresas e negócios, isso aumenta o leque de oportunidades do empreendedor.

Para começar o seu negócio no exterior, é fundamental começar a enviar dinheiro para o país em que você quer investir. Quer saber como enviar dinheiro para outro país? Veja como a Remessa Online pode te ajudar.

Related posts

Sociedade em conta de participação: entenda como funciona

Monetização do YouTube 2024: como funciona o pagamento para youtubers?

Qual o melhor horário para postar foto no Instagram? (2024)