Como é o ensino em Portugal? Tudo que você precisa saber!

O sistema educacional de Portugal passou por uma reforma importante nos últimos anos, na promoção de uma economia baseada em conhecimento. Isso contribuiu para ascensão educacional no país e impactou fortemente na melhoria do ensino em Portugal e no crescimento da procura de alunos estrangeiros buscando formação no país.

A modernização do sistema português está ligada a um movimento que aconteceu em toda a Europa. As medidas foram criadas com o objetivo de ampliar o acesso à formação superior, principalmente para novos públicos, inclusive alunos com origem estrangeira.

O chamado de Processo de Bolonha teve início após a assinatura da chamada Declaração de Bolonha. A declaração surgiu a partir da necessidade de transformar o ensino superior europeu, promovendo intercâmbio entre estudantes, pesquisadores e docentes.

Neste artigo, você vai descobrir como os alunos estrangeiros podem dar início ao processo de matrícula e formação em uma universidade em Portugal.

Além disso, vamos mostrar quais são as melhores instituições de ensino do país e a documentação necessária para quem deseja estudar em Portugal. Trazendo também os principais cursos, o tempo de duração e o processo de seleção para entrar nessas universidades.

Além disso, você vai descobrir como a Remessa Online pode ser útil durante toda a sua estadia no país. Quer saber como é o ensino em Portugal e como começar o seu planejamento de estudos na Europa? Continue a leitura e descubra!

Por que estudar em Portugal?

Portugal é uma excelente opção para quem deseja estudar fora do Brasil. Além de combinar história e desenvolvimento, a similaridade do idioma é um aspecto que muitos estudantes consideram quando decidem estudar no país.

Outra questão importante, é que Portugal abriga várias universidades que ocupam posição de destaque no ranking mundial. Isso significa que os alunos com um diploma universitário português têm chances de ampliar seus conhecimentos técnicos e culturais.

Além de conquistar experiência pessoal e profissional, deixa o currículo mais atraente e aumenta as oportunidades de entrada no mercado de trabalho.

Duas características marcantes desse país são a cordialidade e a educação de Portugal. Entretanto, você deve estar preparado para uma franqueza absoluta, pois os portugueses falam o que pensam e são sinceros na hora de dar a sua opinião. 

Idiomas

Como destacamos, o idioma é um ponto interessante. O idioma oficial é o português que, muito embora seja um pouco diferente do português brasileiro, principalmente pelo sotaque, é muito mais fácil se adaptar.

Clima

O verão e o inverno não são tão rigorosos. No Norte do país, o índice de chuvas e temperatura é mais baixo, enquanto no interior as temperaturas são mais altas.

Qualidade de vida

Talvez seja um dos pontos mais relevantes quando se fala em morar e estudar em Portugal, principalmente se comparar a qualidade de vida com o Brasil.

O país se destaca pelos ótimos índices em saúde, educação e segurança, o custo  de vida é mais baixo se comparado com outros da Europa. O transporte público e os serviços médicos são acessíveis à toda população, diferentemente do que acontece em outros países, como os Estados Unidos, por exemplo, em que a saúde tem altos custos.

Quais são as melhores instituições de ensino em Portugal?

Existem inúmeras opções de universidades espalhadas no território português. Por isso, uma das principais dúvidas de quem está pensando em estudar no país é: qual escolher? Pensando nisso, listamos às sete melhores universidades de Portugal e vamos explicar um pouco mais sobre cada uma delas a seguir:

Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa é uma das mais conhecidas do país, sendo a maior instituição de ensino superior de Portugal, e uma das maiores da Europa. É referência em educação. Entre os cursos que se destacam estão o de língua inglesa, literatura, agricultura, ciências marinhas, medicina e matemática.

Universidade de Porto

Presente na lista de melhores universidades do mundo, a Universidade do Porto se destaca em áreas como gestão, engenharia, economia, arquitetura, desporto, farmácia e medicina.

Localizada na cidade do Porto, no norte de Portugal, é uma universidade pública com mais de 100 anos de história.

Universidade de Coimbra

Primeira universidade de Portugal, a Universidade de Coimbra está entre as vinte universidades mais antigas do mundo.

Não é por acaso que ela se tornou um símbolo mundial de excelência no ensino. Entre os cursos que se destacam estão: direito, geografia, línguas modernas, economia, engenharia elétrica, eletrônica, aeronáutica, mecânica e a de produção.

Universidade Nova de Lisboa

A Universidade Nova de Lisboa também tem uma trajetória importante. Muito embora tenha sido fundada em 1973, o que a torna uma instituição relativamente nova, ela tem 20 mil alunos e está no top 50 mundial das universidades com menos de 50 anos.

Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro é outra instituição de ensino que chama a atenção e atrai interesse de muitos estudantes estrangeiros que planejam morar em Portugal.

A UA recebeu classificação de excelência em 19 dos 20 centros de investigação científica. Com foco em áreas como biologia, bioquímica, contabilidade, ciências sociais, economia, estudos culturais, química e turismo.

Universidade do Minho

A Universidade do Minho é uma alternativa interessante para quem quer estudar em Portugal. Na instituição, os cursos que se destacam são: medicina, criminologia e justiça criminal, engenharia civil e desporto.

Universidade Católica Portuguesa

Por fim, a Universidade Católica Portuguesa é uma instituição privada com sede em Lisboa e campus em Braga, Porto e Viseu.

De acordo com informações da própria instituição, ela se encontra no top ranking internacional de referência educacional. Inclusive, alcançando a primeira posição no Times Higher Education World Universal Rankings pelo segundo ano consecutivo.

Quais são os documentos necessários para estudar em Portugal?

Para ingressar em uma universidade portuguesa, o estudante precisa ter um documento chamado de visto de residência para estudo, ou simplesmente, visto de estudante.

O documento é fundamental para quem quer se tornar aluno regular do ensino superior em qualquer universidade Portuguesa.

A solicitação do visto de estudante para Portugal é feita em duas etapas:

  1. Diretamente no Consulado ou à Embaixada portuguesa no Brasil;
  2. No Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), em Portugal.

Na primeira etapa, o estudante deve reunir os seguintes documentos:

  1. Carta de aceitação da universidade ou comprovante de matrícula;
  2. Pedido de visto de estudo impresso e assinado;
  3. Passaporte válido por mais de 6 meses;
  4. Certificado de antecedentes criminais;
  5. Comprovação dos meios de subsistência em Portugal;
  6. Solicitação de consulta do registro criminal português;
  7. Seguro de saúde para o período em que estudará;
  8. Pagamento da taxa do Consulado;
  9. Comprovante de hospedagem e alojamento.

Depois de apresentar toda documentação você deve solicitar a autorização de residência no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Importante destacar que tal autorização tem validade de um ano, podendo ser renovada.

O tempo médio para solicitação do visto é de 30 a 60 dias. O custo é de aproximadamente R$ 500,00.

Quais são os processos de seleção para estudar em universidades portuguesas?

O processo de seleção vai depender da universidade escolhida. Aqui, vale a pena verificar diretamente junto à instituição do seu interesse. Em muitos casos, as universidades portuguesas aceitam a nota obtida por meio da Prova do Enem.

Quais são os cursos mais procurados em Portugal?

Entre os melhores cursos em Portugal se destacam: medicina, engenharias, direito, enfermagem, arquitetura, ciências do mar, psicologia e economia.

Antes de escolher a universidade, verifique quais são os cursos que têm melhor desempenho dentro da instituição. Na Universidade de Lisboa, por exemplo, os cursos de referência são: língua inglesa, literatura, agricultura, ciências marinhas, medicina, educação e matemática.

Como a Remessa Online pode te ajudar?

Com a Remessa Online você pode receber ou enviar dinheiro para Portugal e pagar o seu curso de graduação, pós-graduação, mestrado ou intercâmbio. Pode também, custear as despesas com moradia, alimentação e transporte enquanto estiver estudando no país.

Ao abrir uma conta em outro país e enviar dinheiro de forma planejada, você vai reduzir seus gastos e ter mais tranquilidade durante o seu período de estadia em Portugal.

A Remessa Online oferece as menores tarifas do mercado por um processo simples, o qual o dinheiro é enviado em apenas 1 dia útil para Portugal.

Gostou deste artigo sobre o ensino em Portugal? Então aproveite para conferir o artigo: Estudar em Portugal: tudo o que você precisa saber.

Resumindo

Por que estudar em Portugal?

Portugal é uma excelente opção para quem deseja estudar fora do Brasil. Além de combinar história e desenvolvimento, a similaridade do idioma é um aspecto que muitos estudantes consideram quando decidem estudar no país.

Quais são os cursos mais procurados em Portugal?

Entre os melhores cursos de graduação em Portugal se destacam: medicina, engenharias, direito, enfermagem, arquitetura, ciências do mar, psicologia e economia.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático