Giro de Notícias #4: confira o que pode impactar o mercado

Comece fevereiro de olho no que pode influenciar o mercado nos próximos dias! No Giro de Notícias de hoje, destacamos:

  • 1. A quarta alta seguida da revisão da inflação para 2021;
  • 2. A greve dos caminhoneiros;
  • 3. Eleições da Câmara e do Senado;
  • 4. Novas doses contra a Covid-19 através do Covax Facility;
  • 5. E a alta das Bolsas Mundiais.
Dólar abriu esta 2ª feira (1) a R$ 5,4663; o Euro, a R$ 6,6225

A seguir, acompanhe a nossa seleção de notícias e principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

1. 4ª semana seguida de alta da estimativa de inflação para 2021

Segundo o Relatório Focus, divulgado hoje pelo Banco Central (BC), a expectativa do mercado para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano passou de 3,50% para 3,53%.

Trata-se da inflação oficial do Brasil, que, apesar da alta, segue abaixo da meta central, de 3,75%. No entanto, pelo sistema de metas, não haverá descumprimento se a inflação oscilar entre 2,25% e 5,25% em 2021.

  • Sobre o Relatório Focus:
  • O relatório resume as estatísticas calculadas com base nas expectativas de mais de 100 instituições financeiras, em pesquisa realizada até a sexta-feira anterior à sua divulgação, que ocorre toda segunda-feira.

2. Caminhoneiros entraram em greve nesta segunda-feira

A greve dos caminhoneiros, iniciada nesta segunda-feira (1), pode criar um cenário mais complexo do que a de 2018. Isso porque, no contexto atual, o movimento pode impactar a distribuição de vacinas, além de interromper a logística de cargas de exportação.

Apesar de não haver consenso sobre a adesão à paralisação, a Associação Nacional do Transporte Autônomos do Brasil confirmou a greve após apelo do presidente Jair Bolsonaro.

A ANTB representa cerca de 4.500 caminhoneiros em todo país, e tem como duas das principais bandeiras da greve a redução do ICMS e do preço do diesel. O combustível, que é o mais utilizado por caminhoneiros, teve aumento de 4,4% nas refinarias no final de dezembro.

3. Câmara e Senado escolhem hoje seus novos presidentes

Deputados e senadores definem hoje (1) quem comandará as duas casas nos próximos dois anos. Em ambas, os mandatos têm duração de dois anos, com possibilidade de reeleição.

Senado

No Senado, onde a eleição começará primeiro, às 14h, a disputa está polarizada entre a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Vale ressaltar que o presidente da casa acumula a função de presidente do Congresso Nacional, ocupando a 3ª posição na linha de sucessão da Presidência da República, depois do vice-presidente e do presidente da Câmara dos Deputados.

Câmara

Já na Câmara, a disputa está entre os deputados Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado por Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente da Casa. Por lá, o início da eleição está previsto para às 19h.

No Senado e na Câmara, para que um candidato seja eleito, ele precisa conquistar maioria absoluta dos votos. Ou seja, 41 dos 81 e 257 dos 513, respectivamente.

4. Brasil deve receber 14 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 a partir de fevereiro

O Brasil deve receber de 10 a 14 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford contra a covid-19 a partir de meados de fevereiro, por meio da Aliança criada pela Organização Mundial de Saúde, o Consórcio Internacional Covax Facility.

Ao todo, a expectativa é de que, até o final de 2021, o Brasil receba 42,5 milhões de doses através do Consórcio, uma iniciativa que tem o objetivo de distribuir de modo igualitário o imunizante contra a Covid-19.

5. Bolsas Mundiais operando em alta

Após uma semana marcada pela queda dos principais índices, em meio à apreensão do mercado impulsionada por temores sobre especulação financeira, as bolsas mundiais abriram a semana operando em alta

Abaixo, confira a fotografia do desempenho dos principais índices às 7h40:

Estados Unidos

  • S&P 500 Futuro (EUA), +0,89%
  • Nasdaq Futuro (EUA), +0,98%
  • Dow Jones Futuro (EUA), +0,67%

Europa

  • Dax (Alemanha), +1,23%
  • FTSE 100 (Reino Unido), +0,76%
  • CAC 40 (França), +1,03%
  • FTSE MIB (Itália), +0,69%

Ásia

  • Nikkei (Japão), +1,55% (fechado)
  • Hang Seng Index (Hong Kong), +2,15% (fechado)
  • Kospi (Coreia do Sul), +2,7% (fechado)
  • Shanghai SE (China), +0,64% (fechado)

Para ficar por dentro do que pode mudar o rumo do mercado, inscreva-se gratuitamente na newsletter Café com Remessa, além de acompanhar o blog da Remessa Online.

Related posts

Decisão do Copom deixa mercado em stand-by

Qual o valor do IGP-DI hoje e o acumulado de 2024?

Qual o valor do INCC em 2024? Confira a tabela completa