Governança na era digital: entenda o que é e sua importância

Com os avanços da tecnologia, muitas organizações estão redefinindo seus modelos de negócio, a forma como interagem com seus clientes e como estabelecem processos internos de gestão. No entanto, essas inovações não podem deixar de lado as estratégias de governança corporativa, que está passando por grandes transformações na era digital. 

Acompanhe o artigo abaixo para entender melhor sobre o que é governança corporativa e sua importância na era digital. Vamos lá?

Governança: o que significa?

De forma simples, podemos dizer que governança corporativa é o sistema de regras, práticas e processos pelas quais as empresas são dirigidas e controladas. Seu objetivo é facilitar uma gestão eficaz, empreendedora e prudente que pode proporcionar o sucesso de longo prazo da empresa. 

Como a governança corporativa também fornece a estrutura para atingir os objetivos de uma empresa, ela abrange praticamente todas as esferas da gestão, desde planos de ação e controles internos até medição de desempenho e marketing .

A governança corporativa envolve o equilíbrio dos interesses das várias partes interessadas de uma empresa, como:

  • Acionistas;
  • Executivos da alta administração;
  • Clientes;
  • Fornecedores;
  • Investidores;
  • Governo;
  • Comunidade. 

Ainda, a governança corporativa  ajuda as empresas a conquistar a confiança dos investidores e da comunidade, porque ela é fundamental para melhorar a viabilidade financeira e criar oportunidades para investidores. Além disso, ela também mostra o rumo e a integridade dos negócios da empresa. 

Sua importância na era digital

A governança corporativa por muito tempo envolveu incentivos e medidas de controle para permitir que as pessoas tomem as melhores decisões para criar o maior valor para a organização. Essa é uma visão que precisa ser atualizada para a era digital com o objetivo de  integrar novas práticas para que a empresa possa prosperar. 

Isso porque, as empresas que não conseguem acompanhar a rapidez com que as mudanças ocorrem no mundo, provavelmente não sobreviverão. A qualquer momento pode surgir uma nova tecnologia, inovações como blockchain, inteligência artificial ou realidade virtual e podem mudar definitivamente o negócio.

Portanto, na era digital, o processo de governança corporativa precisa incorporar práticas trazidas pelo progresso tecnológico.

Governança corporativa na era da transformação digital

As empresas estão procurando maneiras de usar a tecnologia para melhorar seus modelos de negócios, experiência do cliente, eficiência operacional e muito mais. 

E tem mais, as novas tecnologias também podem ajudar as empresas a fornecer aos acionistas uma maneira de participar da votação pela Internet e receber informações dos emissores. Dessa forma, aproveitando a maior eficiência que a tecnologia traz, as empresas podem aumentar o engajamento dos acionistas e a transparência.

Os empresários também precisam adaptar suas abordagens à governança corporativa para gerenciar melhor as oportunidades e mitigar os riscos da era digital. 

Oportunidades para governança corporativa na era digital

A governança corporativa pode encontrar muitas vantagens e oportunidades na era digital. 

Governança de TI

A área de Tecnologia da Informação (TI) se mostra cada vez mais importante para a elaboração de estratégias de uma organização. A governança de TI garante que o investimento em tecnologia siga os valores do negócio e reduza os riscos. 

As principais áreas relacionadas à governança de TI incluem:

  • Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE (GDPR);
  • Lei Geral de Proteção de Dados (LDPD);
  • Segurança cibernética;
  • Conformidade com o Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento (PCIDSS). 

Ao adotar a governança de TI, as empresas podem criar uma cultura de conscientização sobre segurança cibernética, sendo que a criptografia é uma das tecnologias significativas para segurança de dados e sistema. 

Sendo assim, ao usar criptografia, as empresas podem ajudar a manter sua integridade e impedir que os dados sejam alterados para cometer fraude e corrupção. Além disso, a criptografia pode ser uma maneira eficaz de ajudar a proteger os dados internos e externos. 

O novo coronavírus e o reflexo nos pagamentos digitais.
A proteção de dados também deve fazer parte da governança empresarial.

Conformidade com leis de gestão de risco

A transformação digital também está mudando a prática de conformidade e gerenciamento de riscos. No Brasil, está em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que garante a proteção de dados do cliente e as empresas devem se adaptar. 

Também, quem faz negócios com a União Europeia deve se adaptar ao Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE (GDPR), que trabalha com os seguintes objetivos:

  • Coordenar a estrutura do mercado digital único ;
  • Permitir que os indivíduos controlem seus dados;
  • Desenvolver uma governança moderna de proteção de dados.

E esse movimento começou a ser feito em diversos países, que têm criado novas leis para proteger os dados de clientes. Dessa forma, as empresas devem se adaptar a essa nova realidade e a governança corporativa tem esse importante papel nessa era digital. 

Comércio eletrônico:
saiba como adaptar sua empresa à essa realidade.

Desafios para a governança corporativa na era digital

Se por um lado existem muitas vantagens para a governança na era digital, por outro é preciso atenção para alguns desafios possíveis de serem enfrentados, que podem ser:

  • Violações de dados;
  • Ameaças internas;
  • Ataques de rede;
  • Vazamento de dados;
  • Ransomware. 

Viu como a governança corporativa é muito importante, principalmente na era digital? Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de informações para alavancar o seu negócio no Brasil e no mundo.

Related posts

Sociedade em conta de participação: entenda como funciona

Monetização do YouTube 2024: como funciona o pagamento para youtubers?

Qual o melhor horário para postar foto no Instagram? (2024)