O que é Blockchain?

tecnologia blockchain

Blockchain é a tecnologia base do bitcoin e milhares de criptomoedas e tem um potencial promissor para ir além das moedas digitais. Essa tecnologia já pode ser encontrada em diversos negócios e até em governos. 

À medida que essa tecnologia continua a crescer e se torna mais presente no dia a dia, é cada vez mais importante entender o que é e como funciona a blockchain. Acompanhe o nosso artigo e esclareça suas dúvidas sobre esse sistema e ainda veja dicas de como ganhar dinheiro com elas. 

O que é uma blockchain?

A blockchain é uma tecnologia de armazenamento de registros transacionais, formada por uma rede de computadores de uma maneira que dificulta a invasão ou alteração dos dados. Através dela, os indivíduos podem negociar diretamente uns com os outros, sem intermediários como governo, banco e outras instituições financeiras.

Todas as transações feitas no blockchain são criptografadas e verificadas de forma independente por redes de computadores P2P. De maneira simplificada, o P2P é um tipo de arquitetura de rede distribuída onde não é necessário um servidor central. 

Todos os computadores são interligados, funcionando como receptores e servidores de dados compartilhados ao mesmo tempo. Um exemplo de sistema P2P são os torrents, sistema usado para compartilhar arquivos na internet. Após registradas, as informações dos “blocos” não podem ser alterados.

Embora essa forma de armazenamento tenha se popularizado com o crescente uso de Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas, a blockchain também é usada em diversos outros setores que precisam autorizar e registrar uma série de transações.

Quais são as principais blockchains?

Existem quatro principais tipos de redes blockchain com estruturas e níveis de descentralização diferentes. Veja abaixo quais são as características de cada um deles e suas aplicações. 

  • Blockchain pública: blockchain públicos usam uma tecnologia descentralizada, aberta e com participação igualitária. Por isso, é o método considerado como o mais transparente e seguro, indicado para as transações com criptomoedas. 
  • Blockchain privada: como o nome sugere, esse tipo de blockchain opera com transações de dados em redes fechadas e centralizadas. Isso significa que apenas pessoas autorizadas podem ter acesso. É recomendado para empresas que desejam adotar medidas de segurança. 
  • Blockchain semiprivada: nessa modalidade, uma única organização é responsável por gerenciar as permissões de entrada dos novos membros. Outra característica é que ele é mais descentralizado do que a blockchain privada. 
  • Blockchain de consórcio: esse tipo têm componentes do blockchain público e privado. Nele, várias organizações descentralizadas controlam o acesso das transações de uma única rede, isso significa, que o grupo é quem define se os dados estarão disponíveis para o público ou apenas para membros. 

Para que é usada a blockchain?

Conforme citamos anteriormente, a blockchain é usada para muitas finalidades diferentes, que vão desde o fornecimento de serviços financeiros até a administração de sistemas de votação. Listamos abaixo alguns exemplos de setores que já adotam essa tecnologia.

Criptomoedas

A blockchain é como a espinha dorsal do mercado criptomoedas, como Bitcoin ou Ethereum. A prova disso é que todas as transações realizadas com moedas virtuais, sejam de compra, venda ou pagamentos, são registradas por meio dessa tecnologia.

Bancário

Além das criptomoedas, a blockchain também está sendo usada para processar transações em moeda fiduciária, como dólares e euros. Por meio dela, o envio de dinheiro se torna mais rápido do que se fosse realizado através de um banco ou instituições financeiras, pois as transações podem ser verificadas mais rapidamente e processadas fora do horário comercial normal.

Transferências de ativos

A blockchain também pode ser utilizada para registrar e transferir a propriedade de diferentes ativos. Aliás, essa prática se tornou muito popular em transações de ativos digitais como NFTs, representação de arte e vídeos digitais.

Transferências de propriedades

Assim como ocorre na transferência de ativos digitais, a blockchain também pode ser usada para processar transações de propriedades, como escrituras de carros e imóveis. Nesse caso, ambas as partes poderiam utilizar a tecnologia primeiro para verificar se um lado possui a propriedade e o outro o dinheiro para comprar. A partir disso, poderiam efetuar e concluir a venda.

Como ganhar dinheiro com a blockchain?

Existem várias possibilidades de ganhar dinheiro com a blockchain, seja investindo em uma startup ou desenvolvendo seu próprio negócio ou plugins. Veja abaixo algumas sugestões de como lucrar com essa tecnologia. 

Financie uma plataforma Blockchain

Financiar startups de blockchain é uma alternativa para quem tem dinheiro mas não possui recursos técnicos ou profissionais para criar seu próprio negócio. Em geral, após a plataforma ser desenvolvida e vendida é possível obter lucros ou dividendos. 

Existem vários crowdfundings como o BnkToTheFuture que permitem que os investidores aportem recursos em várias startups de blockchain. 

Crie sua própria plataforma Blockchain

Devido à alta demanda no mercado, uma boa maneira para ganhar dinheiro com blockchain é criar sua própria plataforma blockchain e depois vender esse recurso para outras empresas. 

Essa é uma opção de investimento indicada para quem tem bons conhecimentos de informática ou uma equipe de profissionais qualificados para iniciar esse tipo de negócio.  

Desenvolva plugins e complementos

Criar sua própria empresa pode ser inviável para muitas pessoas. Uma alternativa para programadores é criar plugins para outras plataformas de blockchain e vendê-los para outras empresas. Esse é um negócio rentável porque existe uma procura por esses complementos, já que eles ajudam a tornar uma plataforma mais eficaz. 

Invista em Bitcoins

Comprar Bitcoins é outro método para investir em blockchain. O mercado de Bitcoins está em crescimento exponencial e o valor dessa criptomoeda tem se valorizado nos últimos anos. 

Muitas pessoas investem em Bitcoins devido a essa alta ou simplesmente porque preferem investir dinheiro em ativos sem a intermediação de bancos ou governos. 

Ensine sobre Blockchains

A blockchain é um tema que tem despertado a atenção de muitas pessoas e se você tiver um bom conhecimento técnico pode ensinar esse público. A ideia é criar um curso online ou presencial e vendê-lo para esse público. 

Outra forma de monetizar seus conhecimentos é atuando como consultor para empresas que planejam criar redes blockchains. Essas são ideias interessantes que podem proporcionar uma renda constante. 

Qual a diferença entre blockchain e Bitcoin?

O Bitcoin é uma moeda digital que pode ser usada para comprar bens e serviços. Essa criptomoeda usa a tecnologia da blockchain, um sistema seguro e aprimorado de armazenamento de dados, para registrar e proteger as transações realizadas.

Pense nisso como o Google e a internet. O Google funciona na internet e não existiria sem ela, mas a internet ainda existe sem o Google. Da mesma forma, o Bitcoin não existiria sem blockchain, mas não são sinônimos.

O que é blockchain exemplos?

A blockchain é popularmente usada para registrar as informações das transações feitas por bitcoins. Para tanto, essa tecnologia usa o sistema P2P para fazer transações financeiras online sem precisar passar pelo servidor central de uma instituição ou banco. Essas informações ficam registradas para sempre, em uma espécie de livro-caixa, e nenhuma operação pode ser desfeita.

Como a tecnologia se mostrou segura e com grande potencial de desenvolvimento, a aplicação para outros fins que não o Bitcoin já vêm sendo estudada. Atualmente, bancos e empresas de tecnologia, como a Microsoft e a IBM, já têm suas próprias iniciativas para desenvolver soluções próprias em blockchain. 

Por enquanto, todas essas frentes ainda estão em fase de teste. Como essas são iniciativas privadas e corporativas, por isso não podem ser abertas ou compartilhadas, o P2P não é usado, o que foge do intuito original.

Porém, outras frentes também têm usado o Blockchain para um bem comum. É o caso da Agora, uma fundação que estuda a aplicação da tecnologia em processos eleitorais, para governos e instituições. O objetivo é evitar fraudes e tornar o processo mais ágil.

Use a Remessa Online para realizar transações internacionais

A Remessa Online é parceira da Ripple para simplificar as transferências internacionais no Brasil e oferecer uma experiência muito mais rápida, segura e barata, comparado ao tradicional sistema bancário.

A plataforma usa a inovação do blockchain para realizar transferências internacionais, garantindo segurança, agilidade e o menor custo de envio do mercado.

Conheça a Remessa Online, faça seu cadastro e aproveite as vantagens de usar a plataforma.

Perguntas frequentes

O que é uma blockchain? 

A blockchain é uma tecnologia de armazenamento de transações de difícil invasão ou alteração de dados. 

Quais são os tipos de blockchain? 

Existem quatro tipos de redes blockchain, são elas: pública, privada, semiprivada e de consórcio. 

Para que serve a blockchain?

Embora o principal uso da blockchain seja registrar transações de bitcoins, agora está servindo como tecnologia auxiliar em empresas e órgãos públicos. 

Related posts

Mercados aguardam primeira leitura trimestral do PIB americano em 2024

Qual o valor do INCC em 2024? Confira a tabela completa

PMIs americanos caem na leitura prévia de abril