Investimento estrangeiro: Brasil é um dos melhores países para investir

O investimento estrangeiro traz diversas oportunidades para o mercado. Aproveite e descubra se o Brasil está entre os melhores países para investir!

O Brasil está entre os 25 melhores países para investir. É o que revela o levantamento mais recente da consultoria AT Kearney. Pesquisa que, anualmente, lista os melhores países para fazer investimento estrangeiro.

A empresa é uma consultoria empresarial norte-americana presente em mais de 40 países. A AT Kearney se consolidou como uma das principais consultorias de todo o mundo, reconhecida pela credibilidade em análises.

Quer entender melhor sobre o ranking e descobrir por que o Brasil está entre os 25 melhores países para investir? Então, continue lendo este artigo!

O que é o Índice de Confiança do Investimento Estrangeiro Direto?

O Índice de Confiança do Investimento Estrangeiro Direto, da norte-americana AT Kearney, é um levantamento anual que lista os melhores países para investir. Ele é feito com executivos das 500 maiores empresas do mundo, desde 1998.

A pontuação do ranking varia de 1 a 3. Os executivos avaliam qual a probabilidade de suas empresas investirem em outros países nos próximos três anos e quais são essas economias.

O conceito replica uma análise que já é aplicada para avaliar o índice de Comércio e Desenvolvimento (Unctad) da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento.

No ranking da AT Kearney de 2022, o Brasil ficou em 22º lugar entre todos os países, sendo o único representante da América Latina. Em 2019, porém, o Brasil ficou de fora do ranking. Ademais, o país já teve piores posições. Em 2021, por exemplo, ele estava em 24º lugar.

Segundo o relatório, o “Brasil continua sua trajetória entre os 25 primeiros ao longo de toda a história do Índice. Apesar da persistente incerteza econômica e política, o tamanho do país o torna um destino duradouro para o IED”.

Quais são os 25 melhores países para investir?

O país que ficou em primeiro lugar, pelo 10º ano consecutivo, foi os Estados Unidos, com  pontuação de 2,09. Na sequência, estão Alemanha, Canadá, Japão e Reino Unido, respectivamente. 

Veja o ranking da AT Kearney completo em 2022:

  1. EUA
  2. Alemanha
  3. Canadá
  4. Japão
  5. Reino Unido
  6. França
  7. Itália
  8. Espanha
  9. Suíça
  10. China
  11. Austrália
  12. Nova Zelândia
  13. Suécia
  14. Emirados Árabes Unidos
  15. Países Baixos (Holanda)
  16. Coreia do Sul
  17. Bélgica
  18. Singapura
  19. Portugal
  20. Áustria
  21. Dinamarca
  22. Brasil (1,705)
  23. Noruega
  24. Catar
  25. Irlanda

O que é o Investimento Estrangeiro Direto (IED)?

O Investimento Estrangeiro Direto (IED) se dá quando um investidor não residente no Brasil, ou com sede no exterior, adquire participação no capital social de uma companhia brasileira. Assim, pessoas físicas, empresas ou instituições financeiras de outros países podem investir no mercado nacional. 

A alternativa pode ajudar negócios brasileiros a expandirem suas atividades. Além disso, auxilia no desenvolvimento da economia, já que significa a entrada de mais recursos no país.

Uma das principais formas de IED é quando grandes empresas de outros países adquirem companhias do Brasil. Na prática, isso pode envolver criação de filiais, fusão, aquisição ou joint venture. Como resultado, há uma transferência de capital entre países que pode ser feita em forma de empréstimos, construção de instalações, reinvestimento de lucros, entre outros.

Vale destacar que essa alternativa proporciona diversos benefícios. Para a empresa que recebe o aporte, surgem mais oportunidades de desenvolvimento. Já o investidor pode aproveitar o potencial de retorno do investimento.

Além disso, o Brasil também se beneficia quando uma companhia nacional recebe um IED. Isso porque o crescimento do negócio no país estimula a economia local, especialmente por ser uma alternativa com foco no longo prazo. Logo, os recursos alocados tendem a permanecer por um período maior no país.

Receba o seu investimento estrangeiro por meio da Remessa Online

Caso seu negócio seja atrativo para receber um investimento estrangeiro, é preciso ter meios vantajosos para receber os recursos dos seus investidores. Nesse caso, a Remessa Online pode ajudar com esse processo. Basta fazer o cadastro na plataforma de forma simples, prática e intuitiva.

Da mesma maneira, se você tem a intenção de investir no exterior, você terá que enviar os valores para a sua conta no exterior. Para isso, você também pode contar com a Remessa Online.

Além disso, ajudamos no momento de receber os rendimentos obtidos com os seus aportes, trazendo os recursos para a sua conta no Brasil. Assim, podemos auxiliar em todas as etapas e operações envolvendo transferências internacionais.

Se precisar de suporte para o investimento estrangeiro, veja como receber dinheiro com a Remessa Online e otimize seu processo!

Resumindo

Qual é o melhor país para ganhar dinheiro?

O melhor país para investir e ganhar dinheiro é os Estados Unidos. Os EUA ficaram em 1º lugar no ranking da AT Kearney de 2022.

Qual é a posição do Brasil no ranking da AT Kearney de 2022?

O Brasil ficou na 22ª posição do ranking da AT Kearney de 2022.

Como investir em um país?

Para investir em um país é preciso ter uma conta no exterior, avaliar as regras de investimento e escolher os melhores ativos para a sua estratégia.

Related posts

Mercados aguardam primeira leitura trimestral do PIB americano em 2024

Qual o valor do INCC em 2024? Confira a tabela completa

PMIs americanos caem na leitura prévia de abril