Java: como funciona a linguagem e principais características

Todo e qualquer desenvolvedor com certeza escuta falar do Java desde a sua época de faculdade, não é mesmo? Afinal, há muitos e muitos anos essa é uma das linguagens de programação mais consagradas e populares do mundo.

Sua forte presença no ambiente corporativo não nos deixa mentir: o Java é a linguagem mais utilizada nesse espaço para a execução de diversos programas!

Entretanto, mais do que simplesmente conhecê-lo superficialmente, é necessário que os profissionais da Tecnologia da Informação se aprofundem no conhecimento e na operação dessa linguagem.

Isso porque, muito embora outras linguagens tenham crescido nos últimos tempos, como o Python, é fato que o Java não perderá a sua importância, relevância, tampouco a sua extensa utilização na programação.

Portanto, para ajudar você, profissional de TI, a atuar com propriedade na área, a Remessa Online preparou um conteúdo completo sobre o Java e suas funcionalidades.

Continue a leitura para descobrir tudo isso e muito mais e se destacar no mercado!

O que é Java?

O Java foi criado pela Sun Microsystems, em 1995 e, em 2008, foi adquirido pela empresa Oracle Corporation, a qual pertence atualmente.

Ele consiste em uma linguagem de programação orientada a objetos, baseada em classes e que permite o desenvolvimento de aplicações pelos profissionais de TI através da escrita do código uma única vez.

Seu uso pode se dar em diversos sistemas operacionais e dispositivos, desde desktops e mobile até sistemas de gerenciamento de veículos.

Convém mencionar, ainda, que o Java também é uma plataforma computacional de software, composta por muitas tecnologias que se dividem entre o ambiente de desenvolvimento e o de execução.

Entretanto, neste artigo, vamos falar especificamente do Java enquanto linguagem de programação, ok?

Qual a diferença entre Java e JavaScript?

Embora tenham nomes semelhantes, é preciso saber desde já que o Java e o JavaScript não são a mesma coisa. Basicamente, enquanto o primeiro é uma linguagem de programação, o segundo refere-se a uma linguagem de scripts.

Isso significa que o JavaScript não cria aplicações independentes. Ele fica embutido nos documentos HTML, ou seja, sua execução é limitada ao navegador.

Além disso, os seus códigos estão totalmente em textos e sua principal finalidade é a construção de páginas de internet mais dinâmicas.

Enquanto isso, os programas desenvolvidos com a linguagem Java são independentes de plataforma, precisam ser compilados na Máquina Virtual Java (JVM, sigla em inglês originária de Java Virtual Machine) e apresentam outras características específicas que mostraremos adiante.

Portanto, devido à sua simplicidade, escrever e executar aplicações em JavaScript é mais fácil do que em Java. Isso não quer dizer, no entanto, que esse último seja complexo, e isso você descobrirá ao longo deste conteúdo.

Entenda como funciona a programação em Java

Como mencionamos no início deste conteúdo, o código da linguagem de programação Java é orientado a objetos (OPP) e baseado em classes. Seu foco é a segurança, simplicidade, portabilidade e alta performance dos programas.

Ao contrário do que ocorre em outras linguagens de programação, as aplicações desenvolvidas em Java não são compiladas em um código nativo para ser executado diretamente pelo dispositivo.

Nela, existe a compilação para um código intermediário, o bytecode, que é interpretado e executado pela Máquina Virtual Java (JVM).

Assim, qualquer plataforma que possua a JVM instalada pode executar as aplicações em Java. Daí o fato de essa linguagem ser portátil.

Além disso, vale dizer que essa linguagem possui uma sintaxe similar a C e C++, porém em um modelo mais simples, uma extensa biblioteca de rotinas e APIs e um gerenciamento automático de memória, o Garbage Collector

Quais as principais características do Java?

Até aqui você se deparou com algumas informações acerca das características do Java, não é mesmo? Entretanto, para que seja possível visualizar com mais clareza e entender as suas funções, listamos e detalhamos cada uma delas. Veja só!

Tipagem Estática

O Java utiliza a tipagem estática, o que a torna fortemente tipada, ao usar variáveis com tipos específicos. Nesse sentido, há uma verificação dos tipos usados em dados e variáveis e isso não permite que haja alteração do tipo da variável após essa ser declarada.

Isso quer dizer que, como a variável não pode receber um outro tipo de dado que não seja o declarado, a tipagem estática confere uma maior segurança ao código.

Independente de plataforma

Uma outra característica do Java é que ela é independente de plataforma. Isso porque, como já dito, qualquer plataforma que possua a Máquina Virtual Java (JVM) pode executar os programas nessa linguagem.

Assim, os desenvolvedores podem criar tranquilamente suas aplicações sem se preocuparem com o sistema em que elas rodarão e com o processo de transferência e migração de plataforma, que é comum em outras linguagens.

Bytecode

Os programas desenvolvidos em Java são compilados para o bytecode, um código intermediário interpretado e executado pela JVM. É essa característica, inclusive, que permite que a linguagem seja independente de plataforma.

Logo, a linguagem tem fortes aspectos de portabilidade, uma vez que pode ser instalada em qualquer plataforma que possua a Máquina Virtual Java instalada.

Orientada a Objetos (OPP)

Essa é uma linguagem de programação orientada a objetos (OPP), um dos modelos mais populares do mundo. Isso quer dizer que tudo o que é desenvolvido dentro dela faz a utilização de classes e objetos.

Nesse sentido, a classe é uma espécie de modelo para que sejam criados diversos objetos, nos quais serão utilizados atributos e métodos fornecidos pela classe. Assim, são desenvolvidas coleções de objetos com estrutura e comportamentos próprios.

Biblioteca de rotinas e APIs

O Java possui uma vasta biblioteca padrão para que os programas possam ser distribuídos. Isso permite que os desenvolvedores trabalhem com variados recursos de rede, o que confere mais agilidade às atividades desses.

Vale dizer que os principais frameworks do Java são: Spring, Play, Strutus, Hibernante, Wicket, Spark, Google Web Toolkit (GWT), Java Server Faces (JSF), JHipster e Grails.

Sintaxe similar a C e C++

A sintaxe do Java, ou seja, o conjunto de regras que determina quais as combinações de símbolos e palavras-chaves podem ser utilizadas nos códigos é similar às das linguagens de programação C e C++.

No entanto, além de não compilar o código nativo, mas sim o bytecode, o Java apresenta uma configuração mais simples do que as demais e não utiliza os recursos mais confusos e menos requisitados dessas. 

Por que vale a pena aprender essa linguagem?

Não é de hoje que o Java é considerado uma das linguagens mais populares do mundo, sendo que é a preferida pelas empresas. E, pode-se dizer, que esse cenário parece que permanecerá assim por um longo e indeterminado período.

Logo, essa é uma das principais razões pela qual um desenvolvedor precisa aprender essa linguagem. Afinal, o profissional que deseja prestar serviços para qualquer companhia, muito provavelmente se deparará com o Java e deverá demonstrar todo o seu conhecimento referente a ele.

Mas, além disso, por permitir a criação de programas que podem ser executados em diferentes sistemas, como Mac, Linux e Windows, sem que precisem ser modificados anteriormente, essa linguagem pode contribuir muito para a própria atividade dos desenvolvedores, fazendo que com ela seja mais dinâmica. 

Vantagens em usar o Java

Se você ainda não se convenceu se vale mesmo a pena aprender o Java, separamos aqui as principais vantagens dessa linguagem de programação para que não restem mais dúvidas. Veja só!

Portabilidade

Os programas escritos em Java são portáteis, pois podem ser executados em qualquer tipo de sistema operacional e de hardware, como você já sabe. Logo, isso se apresenta como uma enorme vantagem para desenvolvedores e empresas que não querem se limitar a um único ambiente.

Simplicidade

Além de apresentar uma linguagem similar a outras, a simplicidade do Java está relacionada às suas regras de uso bem definidas. Obviamente, isso contribui para a praticidade da programação, principalmente para os desenvolvedores iniciantes.

Segurança

O Java pode ser considerado como uma linguagem segura em razão da sua tipagem estática e por apresentar canais de comunicação estáveis, que protegem a privacidade de dados. E nós sabemos que a segurança é um aspecto crucial quando falamos da Tecnologia da Informação, não é verdade?

Vasta comunidade ativa

Por ter alta popularidade entre os desenvolvedores, o Java possui uma comunidade ativa enorme. Isso, obviamente, pode ajudar os profissionais, iniciantes ou não, a tirar dúvidas, resolver problemas do dia a dia e se aprofundar mais na programação a partir dessa linguagem. 

O que você precisa saber antes de começar a programar com Java?

Você pensa que acabou? Ainda não! Saiba que existem mais alguns recursos do Java que você precisa conhecer antes de começar a programar nessa linguagem. Confira quais são eles logo abaixo!

Plataforma Java

Como falamos no início deste conteúdo, a plataforma Java se diferencia da linguagem Java. Entretanto, quem vai começar a programar, precisa saber também sobre essa plataforma de software.

Nesse sentido, saiba que ela é composta por ferramentas necessárias ao ambiente de desenvolvimento e de execução de softwares e sistemas.

Basicamente, ela pode ser subdividida entre três principais plataformas, que são:

  • Java Platform, Standard Edition (Java SE): é a plataforma base, que possui bibliotecas comuns e um ambiente de execução padrão.
  • Java Platform, Enterprise Edition (Java EE): possui recursos adicionais para o desenvolvimento de aplicações corporativas.
  • Java Platform, Micro Edition (Java ME): é voltada para aplicações móveis.

Java Virtual Machine (JVM)

Ao longo deste conteúdo você se deparou algumas vezes com o termo “Java Virtual Machine (JVM)” ou “Máquina Virtual Java”, não é verdade? E não foi por acaso!

Isso porque esse recurso é essencial no processo de programação e você precisa conhecê-lo melhor antes de começar a programar.

Nesse sentido, a JVM é um programa que converte os bytecodes em códigos executáveis de máquina. Assim, ele gerencia os aplicativos à medida em que esses são executados.

Esse processamento permite que o desenvolvimento de um programa possa ser realizado sem a preocupação com o Sistema Operacional e com o dispositivo em que ele irá rodar.

Isso quer dizer que o código que for escrito em um sistema operacional Windows, por exemplo, rodará corretamente em um sistema operacional MAC.

Logo, os programas escritos em Java podem ser executados em qualquer plataforma de hardware e software que possuam o JVM instalado na máquina.

Garbage Collector

O Garbage Collector é utilizado pelo Java como uma espécie de coletor de lixo. Isso significa que o seu uso se dá em função do gerenciamento da memória referente ao ciclo de vida dos objetos e da definição se esses permanecerão ali ou não.

Nesse sentido, quando não existem referências localizadas para um objeto, esse é excluído. Logo, a memória é liberada automaticamente, sem a necessidade de o desenvolvedor realizar esse processo de forma manual.

Precisa enviar ou receber pagamentos do exterior? Conheça as soluções da Remessa Online!

Conclusão

Como vimos neste conteúdo, o Java é uma linguagem de programação popular, simples, portátil, segura, diferenciada e preferida no ambiente corporativo nacional e internacional.

Isso quer dizer que, muito provavelmente, você se deparará com ela em qualquer empresa na qual você for trabalhar ou prestar os seus serviços remotamente como desenvolvedor.

Portanto, não há como negar que o seu domínio é essencial para todos os desenvolvedores que pretendam atuar em sua área de formação. Afinal, conhecê-la e saber como operá-la é muito mais do que um diferencial, mas sim um pré-requisito.

Nesse sentido, saiba que, caso você decida programar remotamente em Java para alguma empresa do exterior, a Remessa Online está pronta para te ajudar a receber o seu pagamento!

Em nossa plataforma você pode receber o seu salário sem descontos impostos pelos bancos tradicionais e com segurança, transparência e agilidade.

Assim que o dinheiro transferido é identificado (algo que leva no máximo 2 dias úteis), você pode solicitar o seu resgate e, em até 1 dia útil, o pagamento é efetuado na sua conta bancária.Por isso, não deixe de aproveitar as dicas deste conteúdo completo sobre o Java para conseguir boas oportunidades de trabalho internacionais e receber o seu dinheiro com a Remessa Online.

Related posts

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular

Melhores cidades para morar em Portugal: lista atualizada