Mestrado na Itália: conheça as principais universidades

Da culinária surpreendente até as construções mais atraentes do mediterrâneo, a Itália também é o destino perfeito para quem quer investir em um mestrado.

A Itália é reconhecida mundialmente como um país encantador para diferentes propósitos. Seja para uma viagem romântica, turistar pela Europa, uma trip gastronômica ou estudantes interessados em carreira acadêmica. Neste artigo, vamos mostrar como é o mestrado na Itália!

O país fica localizado na região sul da Europa e faz fronteira com França, Suíça, Áustria e Eslovênia. Além disso, é um território histórico e um importante centro produtor de conhecimento científico em diferentes áreas do conhecimento.

Em 2020, o país ficou na 6ª posição entre os maiores produtores de artigos científicos do mundo! Em apenas um ano, foram mais de 155 mil papers acadêmicos.

O governo italiano e as instituições privadas apresentam agendas de comprometimento com reformas e investimentos para a educação a nível superior e básico. Muito interessante, não é?

Fique com a gente para conhecer como é o mestrado na Itália e fique por dentro de tudo que precisa para se preparar para essa experiência incrível!

Como fazer mestrado na Itália

Para essa imersão em uma das fases da vida acadêmica que é o mestrado, alguns requisitos devem ser cumpridos. Organização e planejamento serão seus principais aliados em todas as etapas!

Os primeiros passos são:

  • identificar qual a sua área de interesse e buscar o curso e a universidade relacionados ao que deseja;
  • pesquisar os custos de taxas de inscrições, anuidades e custos de vida de cada cidade;
  • ler os editais de inscrição com atenção, sem deixar para última hora;
  • emitir o visto de estudante, após separar as documentações.

De maneira geral, estudar na Itália não é um processo difícil e há bastante abertura das universidades para o ingresso de estudantes internacionais.

Inclusive, muitas delas possuem convênios de extensão com instituições brasileiras, facilitando o processo para fazer mestrado na Itália. Confira essa informação em sua universidade de graduação.

Outro ponto muito importante, e que merece atenção dos futuros estudantes, é a abertura de uma conta bancária. Seja para receber ou enviar dinheiro do Brasil, seja para aderir a bolsas estudantis italianas, será necessário utilizar uma conta local.

Ensino superior italiano

O ensino superior na Itália é dividido em 5 fases. Confira as diferenças entre cada uma delas e entenda qual está mais relacionada aos seus objetivos:

  • Corsi di laurea ou laurea triennale: é a graduação, com duração de cerca de 3 anos para cada curso;
  • Corsi di laurea magistrale: uma espécie de graduação misturada com a pós-graduação. São 5 ou 6 anos de estudos contínuos, e o estudante já finaliza o curso com diploma de pós.
  • Laurea magistrale/laurea specialistica: mestrado de tipo acadêmico, com duração aproximada de 2 anos. Porém, cada instituição pode estipular prazos e períodos diferentes. É importante conhecer os calendários e cronogramas;
  • Master: curso de pós-graduação planejado para preparar os estudantes para o mercado de trabalho, como um tipo de ensino mais técnico e profissionalizante;
  • Dottorato di ricerca: curso de doutorado italiano. Os estudantes finalizam o curso e obtêm o diploma de doutores em suas respectivas áreas de pesquisa.

Idioma é requisito básico

Para estudar no exterior, as instituições podem exigir comprovação técnica de proficiência do idioma local. Ou seja, demonstrar por meio de testes padronizados qual o seu domínio do idioma do país.

No caso italiano, os estudantes devem comprovar conhecimento em inglês e italiano. O primeiro é muito utilizado por docentes e em outros espaços fora das universidades.

Os níveis exigidos são padronizados pelo CEFR, o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas.

Para a laurea triennale, os níveis exigidos são B2 ou C1, já para o magistrale, o C1 é o único nível aceito.

Custos para mestrado italiano

Assim como no Brasil, há instituições de ensino públicas e privadas na Itália. Entretanto, o formato de custeio e pagamento é diferente.

Aqui, estamos acostumados com as mensalidades universitárias. Já na Europa, como um todo, as taxas e pagamentos funcionam em formato anual.

Um mestrado na Itália pode custar entre 2.000 e 3.000 euros por ano. Entretanto, a depender do curso, há anuidades que podem custar menos ou bem mais do que isso. Principalmente para áreas de medicina, moda, odontologia e arqueologia/conservação de patrimônio.

Duração da pós-graduação na Itália

A pós-graduação na Itália costuma durar entre 2 e 4 anos. O prazo vai depender da área de especialização, tipo de instituição, aprovações nas matérias e entre outros fatores.

Principais cursos de mestrado na Itália

Conheça quais são os principais cursos de mestrado na Itália, de acordo com rankings mundiais de educação que fazem avaliações anuais.

Moda

A revista The Business of Fashion elencou três das universidades italianas como as melhores do mundo para o curso de mestrado na área. O ranking é realizado todos os anos e os cursos de moda na Itália recebem cada vez mais destaque.

As universidades com maior destaque para esse curso são:

  • Polimoda, em Florença;
  • Marangoni, em Milão;
  • Academia Domus, também em Milão.

Por haver duas universidades de destaque na cidade, Milão é conhecida como a capital da moda.

Matemática

A área de exatas também é um dos pontos fortes do ensino superior italiano. Para os mestrados, os cursos oferecem possibilidades bem interessantes de aprofundamento e áreas de estudos com os melhores professores do mundo.

Para matemática, as principais universidades da área estão em Bolonha, Verona, Pádua e Trento.

Letras

Os estudos em literatura, língua e linguística na Itália são muito reconhecidos. Eles oferecem aos estudantes experiências únicas nas áreas de especialização em Letras.

Gastronomia

A Itália é uma das grandes capitais gastronômicas do mundo. Isso atrai vários turistas e interessados em visitar o país para conhecer e experimentar a culinária italiana. Rica em massas, sobremesas e pratos fartos.

Os restaurantes na Itália são, literalmente, um prato cheio de delícias. Por isso, para quem quer investir em cursos de mestrado em gastronomia, o país oferece inúmeras opções para estudos e para aplicar os conhecimentos na prática.

Engenharia

A área de Construção Civil e Engenharia também é muito forte na Itália, principalmente na Universidade Politécnica de Milão. A região oferece cursos completos, docentes e profissionais muito preparados para desenvolver estudantes de pós-graduação das várias áreas da Engenharia.

O país ainda investe em desenvolvimento de tecnologia e infraestrutura. Dessa forma, profissionais da área são bem preparados e têm acesso a excelentes cursos na área.

Melhores universidades da Itália

A Itália possui mais de 100 universidades, sendo 61 públicas, 30 privadas e 11 entes públicos de pesquisa. Abaixo, separamos os melhores. Confira!

Università di Bologna

A universidade é considerada a instituição de ensino mais antiga do Ocidente. Sua história é marcada por grandes nomes das ciências físicas, biológicas, artes, sociais e humanidades.

São mais de 900 anos de existência, prêmios e reconhecimentos internacionais pela alta qualidade de ensino para diferentes áreas de conhecimento.

Universidade Sapienza de Roma

Sapienza é a maior universidade em número de estudantes da Europa.

No período acadêmico de 2020/21, foram 117 mil estudantes ativos e matriculados na instituição. Ela conta com uma infraestrutura robusta no campus e com um corpo docente e profissionais muito qualificados.

Universidade de Pádua

Com 800 anos de história, é uma instituição reconhecida pelo suporte estudantil oferecido em formato de bolsas, auxílios e programas para estudantes internacionais.

A universidade é prestigiada nacional e internacionalmente. Além disso, algumas figuras históricas, como Galileu e Copérnico, construíram o legado dessa grande universidade italiana.

Università di Trento

É uma instituição de ensino superior recente em comparação a outros grandes nomes da educação italiana. Mas nem por isso com menos qualidade para os cursos e para a vida estudantil.

A Universidade de Trento foi fundada em 1962 e, desde os anos 80, tornou-se uma organização pública, com aportes de manutenção governamental.

O corpo docente é formado por mais de 600 professores e pesquisadores. Ela ainda tem 16 mil estudantes entre as áreas de Letras, Tecnologia, Direito, Economia e Ciências Físicas e Biológicas.

Politecnico di Milano

Também conhecida como “PoliMi”, essa é uma das principais e maiores instituições de ensino voltada para as áreas de Engenharia, Arquitetura e Design Industrial.

Seu foco está em desenvolver programas de inovação técnico-científica. Além disso, formar pesquisadores de ponta e com muita qualificação para atuação direta nos melhores mercados do mundo.

Bolsa para mestrado na Itália

As universidades italianas são receptivas e acolhem muito bem estudantes estrangeiros. É comum encontrar editais para bolsas estudantis para o mestrado. Contudo, sempre verifique se a instituição do seu interesse disponibiliza esse benefício.

Graças ao Diritto allo Studio Universitario (DSU), o direito à educação é garantido. Além disso, as agências regionais são responsáveis por distribuir bolsas de suporte aos estudantes. Essas agências são financiadas com verbas municipais, estatais e federais.

Os valores por mês estão em cerca de 400 €, além de acesso gratuito ao restaurante universitário e moradia estudantil.

Uma opção bem interessante é a bolsa oferecida pelo Ministério das Relações Exteriores, o MAECI italiano. As bolsas são diferentes e os valores são maiores, podendo chegar a 900 € mensais. Porém, elas não cobrem o período inteiro do curso, é um suporte mais inicial.

Funcionamento do mestrado na Itália

Como você pode ter percebido, as opções de cursos e universidades são excelentes. Certamente, o país oferece experiências ricas em vida estudantil e como um novo lugar de moradia.

O mestrado italiano, na opção Laurea magistrale, é parecido com o mestrado brasileiro. Ele é marcado por aulas expositivas objetivas e leituras diretas ao objeto de estudo da pessoa mestranda. Já os trabalhos e artigos são pedidos ao longo dos períodos.

Como é morar na Itália

Separamos informações essenciais sobre como é morar na Itália, os custos e o estilo de vida do país. É muito importante ter essa ideia para entender melhor o que viver no país vai representar para você.

Estilo de vida italiano

É possível lembrar do jeito de viver brasileiro ao observar o povo italiano, que é muito aberto, comunicativo e animado.

Os italianos adoram pausas para descanso e comemorações que envolvem boa culinária. As ruas ficam muito movimentadas durante o verão, especialmente praças e locais especiais de encontro para os italianos.

É na praça que boa parte da vida social e cultural italiana é feita, seja nas metrópoles ou nas menores cidades do país.

Custo de vida na Itália

A Itália oferece muitos benefícios aos seus visitantes e moradores. Desde o clima ameno do mediterrâneo aos altos níveis de qualidade de vida. Por isso, você pode se perguntar: qual o custo de vida na Itália? Afinal, quanto custa para viver em um país tão interessante como esse?

Para arcar com custos básicos, como moradia, alimentação, lazer, contas de consumo, saúde e educação, são necessários ao menos 1.500 € mensais.

Claro que os valores mudam conforme a região e o estilo de vida escolhido. Se você vai receber bolsas de estudo, consumir mais fora de casa ou optar por um padrão de vida mais alto.

Como enviar e receber dinheiro da Itália

Como explicamos acima, se você decidir fazer mestrado na Itália, será fundamental abrir uma conta bancária para receber e enviar dinheiro.

Conhecer as peculiaridades da Itália para o recebimento e envio de dinheiro é essencial. Assim, você evita dores de cabeça e se prepara para as burocracias financeiras. Confira, a seguir, algumas maneiras de enviar e receber dinheiro da Itália:

  • transferência bancária;
  • transferência por casas de câmbio;
  • Correios;
  • plataformas digitais de transferência internacional.

Para uma experiência rápida e segura na hora de enviar ou receber remessas internacionais, você pode escolher a Remessa Online. Somos uma plataforma digital de transferências com as melhores taxas do mercado.

Além disso, a sua transação pode ser finalizada em até 1 dia útil. Então, aproveite para conhecer a Remessa Online e fazer a sua transferência internacional.

Resumindo

Quanto custa um mestrado na Itália?

Um mestrado na Itália pode custar entre 2.000 e 3.000 euros por ano. Entretanto, a depender do curso, há anuidades que podem custar menos ou bem mais do que isso. Outro ponto que pode impactar bastante é o recebimento de bolsas de estudos e suporte estudantil.

Como estudar mestrado na Itália?

De maneira geral, estudar na Itália é um processo bastante facilitado. Além disso, há abertura das universidades para o ingresso de estudantes internacionais.
Os primeiros passos são:
– identificar qual a sua área de interesse e buscar o curso e a universidade relacionados ao que deseja;
– pesquisar os custos de taxas de inscrições, anuidades e custos de vida de cada cidade;
– ler os editais de inscrição com atenção, sem deixar para última hora;
– emitir o visto de estudante, após separar as documentações.

Related posts

Compras internacionais de US$ 50 devem perder isenção; entenda

Amortização: descubra como funciona e quais são os tipos

7 países da América do Sul para viajar