Modelo de recibo: como preencher declaração de pagamentos ou recebimentos

Ter um modelo de recibo vai te ajudar a preencher declarações de pagamentos ou recebimentos com maior facilidade, além de evitar erros. O recibo é um documento fiscal importante para a sua empresa. Sua função é comprovar que pagamentos e recebimentos foram concluídos, para pessoas físicas ou jurídicas. 

Com o modelo de recibo, você consegue ter uma gestão financeira e contábil mais organizada. Isso também garante que seus processos estarão financeiramente e juridicamente seguros. Continue lendo este artigo e confira o modelo de recibo que disponibilizamos.

Como fazer recibo simples de pagamento?

O modelo de recibo simples é um documento que deve ter apenas as informações mais importantes sobre a operação. Além disso, também pode ser chamado de declaração de pagamento ou modelo de nota de pagamento. 

Veja abaixo o que você precisa para fazer um recibo simples de pagamento:

  • Defina um título para identificar o documento facilmente;
  • Coloque as informações mais importantes sobre a transação, como: quem está recebendo, o nome da empresa que está fazendo o pagamento, o valor pago e quais foram os serviços realizados. Caso haja outra informação importante, adicione-a também, como por exemplo a forma de pagamento.
  • Garanta que todas as informações estão claras, objetivas e sem interpretações dúbias. Uma dica é: após o valor numérico, escreva-o por extenso também. De acordo com a lei, quando há divergência entre o valor escrito por extenso e o numérico, prevalece o valor escrito.
  • Por fim, destine um campo para a data, cidade em que o pagamento foi feito, a assinatura e um campo para informação de documento, como RG ou CPF.

Veja o modelo de recibo na prática

“Eu, __________ (informe o nome da pessoa que recebeu o pagamento), recebi de ___________ (insira o nome da empresa ou pessoa que fez o pagamento) a importância de _________ (coloque o valor pago em numeral e por extenso), pelos serviços de ___________________ (insira uma breve descrição sobre o serviço que foi pago).

São Paulo/SP, 10 de agosto de 2021

Assinatura e documento do beneficiário”.

Esse é um modelo de recibo de pagamento simples. A partir desse exemplo de recibo, você pode criar seu próprio recibo e ter um modelo para compartilhar com outras pessoas da sua empresa. Assim, você garante que as informações e a construção do recibo serão consistentes.

Aproveite e veja como fazer um RPA para profissionais que não têm CNPJ.

Como fazer recibo com CNPJ ou recibo de prestação de serviço MEI?

O modelo de recibo para CNPJ ou MEI deve conter as informações contidas no exemplo de recibo de pagamento acima. No entanto, na hora de preencher o recibo, no lugar do nome da pessoa que está recebendo o pagamento, informe a Razão Social e o CNPJ da empresa ou do prestador de serviços MEI.

Quer saber mais sobre modelos de documentos para a organização do seu negócio? Continue lendo o blog da Remessa Online!

Related posts

DAO: o que são as organizações autônomas descentralizadas

Aprenda como abrir empresa no Canadá

INPI: o que é, para que serve, como consultar e mais