Como monetizar no Facebook: dicas para ganhar dinheiro com sua página

Monetizar uma página no Facebook é uma oportunidade para criadores de conteúdo ganharem uma renda extra na internet ou até mesmo se transformar em plano A de carreira. Nos últimos anos, a rede social lançou diversos programas de monetização para incentivar o trabalho dos produtores de conteúdo e hoje é possível receber por anúncios em vídeos ou pelo apoio dos seguidores através dos clubes de assinatura e estrelas em streams.

Acompanhe o nosso artigo e descubra quais são e como funcionam os programas disponíveis para monetizar no Facebook pela sua fanpage. Também entenda as regras de qualificação e encontre a ideal para seu negócio.

Regras para monetizar no Facebook

As regras para monetizar com o Facebook são a base do trabalho de criadores de conteúdo, provedores terceirizados e empreendedores que desejam ganhar dinheiro através da rede social.

As Políticas e Monetização para Parceiros são aplicadas em diversos tipos de conteúdo das Páginas, eventos e grupos no Facebook. Confira abaixo quais são as principais delas:

  • Criação de conteúdos em superfícies qualificadas: os recursos de monetização de conteúdo estão disponíveis somente para aqueles publicados em Páginas, grupos ou eventos do Facebook;
  • Compartilhamento de conteúdo autêntico: a Página, evento ou grupo podem se tornar não qualificados para monetização caso compartilhem conteúdos sinalizados como desinformação ou notícia falsa;
  • Desenvolver uma presença fixa: para se qualificar para monetização, é necessário desenvolver uma presença fixa no Facebook há pelo menos 30 dias. Além disso, para o acesso a anúncios in-stream, também é exigido manter uma base suficiente de seguidores e número mínimo de vídeos;
  • Monetização do engajamento autêntico: a monetização não está disponível para Páginas, eventos e grupos que utilizam métodos que impulsionem ou amplifiquem artificialmente o número de visualizações, engajamento ou seguidores para aumentar a receita;
  • Residir em um país qualificado: para monetizar Facebook, é necessário residir em um país qualificado onde o produto/serviço esteja disponível;
  • Seguir os Padrões da Comunidade: todas as publicações e interações realizadas devem seguir as regras do Facebook, incluindo aquelas contra o discurso de ódio, conteúdo sexual, entre outras;
  • Seguir os Termos de Pagamento: por fim, obedecer às regras para fazer e receber pagamentos é uma exigência do Facebook para monetização do conteúdo.

Como ativar monetização no Facebook

Além de seguir as Políticas de Monetização para Parceiros, para monetizar no Facebook é necessário verificar se a Página está qualificada. Para tanto, basta seguir alguns passos simples:

  1. Primeiramente, acesse o Estúdio de Criação;
  2. Clique na guia “Monetização”;
  3. Escolha a Página que deseja verificar;
  4. Clique em “Aplicar”.

Então, após finalizar a última etapa, você será direcionado para o Verificador de Qualificação para Monetização. Nele, é possível analisar o status da Página:

  • Verde: indica que a Página está pronta para ser monetizada;
  • Amarelo: ainda existem alguns problemas que afetam a liberação da Página para monetização;
  • Vermelho: a Página tem problemas graves. Por isso, ainda não pode ser monetizada.

Monetizar grupo de Facebook

A monetização do grupo de Facebook ocorre por meio da assinatura de fãs. Esse recurso para monetizar o Facebook permite que os participantes o apoiem financeiramente com um pagamento mensal recorrente em troca de algumas vantagens exclusivas.

Nesses casos, é comum que ocorra a liberação de conteúdo exclusivo, vídeos ao vivo ou até o acesso a grupos privados. Além disso, existem outros recursos do grupo de assinantes como:

  • Acesso exclusivo: os fãs podem participar de grupos menores com os criadores do grupo para ter mais proximidade na experiência social;
  • Feedback e criação de comunidade: permite que os criadores de conteúdo conversem frequentemente com os fãs mais engajados;
  • Comunicados e reconhecimento: pode ser usado pelos criadores de conteúdos para notificar os fãs sobre novidades, lançamentos, próximos eventos, entre outros.

Esse tipo de monetização do Facebook é, sem dúvida, ideal para administradores de grupos com uma comunidade ativa. Contudo, para ter acesso a esse tipo de recurso, é necessário cumprir todas as Políticas de Monetização para Parceiros.

O que é a audience network do Facebook e como monetizar seu app.

Monetizar Facebook Live

Outra dica de como monetizar no Facebook é fazer lives com conteúdos relevantes para o seu público. O Facebook Live é o recurso ideal para isso. Através dele, é possível fazer uma transmissão em tempo real pela sua página e apresentar o lançamento do seu negócio, realizar eventos e até mesmo fazer streams de jogos. 

Atualmente, o Facebook conta com vários recursos para que os produtores de conteúdo e gamers se conectem com o seu público e monetizem seu trabalho. Confira a seguir mais detalhes sobre isso. 

Como funciona a monetização de stream do Facebook? 

Mas afinal, como funciona a monetização de stream do Facebook? Uma das maneiras mais simples é através do recurso Estrelas, no qual o público pode comprar um pacote de estrelas e enviá-las durante as transmissões ao vivo dos seus streamers favoritos. Além disso, para estimular o envio das estrelas, os produtores de conteúdo podem fixar uma meta durante a live. 

Assim, a cada estrela recebida, o produtor de conteúdo recebe USD 0,01 centavo de dólar. Assim, após acumular um saldo de USD 100 dólares americanos, o Facebook efetua o pagamento no mês seguinte na conta informada no cadastro. 

Dessa forma, é preciso ter mente que para ganhar dinheiro com streamers é preciso ganhar cerca de 10 mil estrelas. Contudo, para alcançar esse objetivo, o produtor de conteúdo deve criar conteúdos relevantes e de qualidade para o seu público e conquistar uma base de fãs sólida. 

Monetizar Facebook com anúncios de streams

Os anúncios de streams são uma nova forma de descobrir como monetizar sua página no Facebook. Ao participar desse programa, o Facebook exibirá os anúncios dos seus parceiros antes, durante ou depois dos vídeos publicados na página. Então, quando o público interage com o anúncio, o produtor de conteúdo ganha dinheiro com isso. 

O Facebook costuma exibir seus anúncios em vídeos com diferentes períodos de duração. Os vídeos curtos das páginas com duração entre 1 a 3 minutos podem ser monetizados com anúncios no formato de imagem ou post-roll.

Ademais, também há opção de monetizar os vídeos ao vivo. Nesse caso, os anúncios são exibidos na tela principal, enquanto a transmissão feita pelo produtor de conteúdo acontece em uma tela menor. Além disso, outra novidade do Facebook é a monetização de alguns vídeos no Feed de notícias ou Watch.

Como ativar os anúncios em stream? 

Para monetizar sua página no Facebook com anúncios nos vídeos on demand ou stream, os produtores de conteúdo precisam cumprir com alguns pré-requisitos. Os principais deles são ter uma página qualificada pelo Estúdio de Criação, ser maior de 18 anos e residir em um país qualificado para os streams do Facebook. 

Além disso, a rede social usa os seguintes critérios para fazer anúncios em stream: 

Vídeos sob demanda 

  • Ter uma página com 10 mil seguidores; 
  • Totalizar 600 mil minutos de visualizações nos últimos 2 meses. 
  • Página com no mínimo 5 vídeos ativos. 

Vídeos ao vivo

  • Totalizar 600 mil minutos de visualizações sendo 60 mil de vídeos ao vivo. 
  • Página com no mínimo 5 vídeos ativos, sendo 3 deles ao vivo. 

Dicas de como monetizar o Facebook

Monetizar o Facebook é uma solução para produtores de conteúdo que desejam ganhar dinheiro na rede social. Como mencionamos anteriormente, o Facebook lançou vários programas de monetização, mas para ter sucesso é preciso ter uma base sólida de fãs e sobre marketing digital

Portanto, para conquistar um público fiel não há segredo, basta publicar conteúdos de qualidade e criar conexões com ele através de posts e vídeos ao vivo. Além disso, outra boa dica é fazer postagens com frequências e ficar por dentro das novidades da rede social. 

Gostou das nossas dicas? Então, acompanhe o nosso blog para saber mais notícias sobre como ganhar dinheiro no Facebook e em outras plataformas e redes sociais também. 

Related posts

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular

Melhores cidades para morar em Portugal: lista atualizada