Taiwan: Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos EUA, visita ilha

Nancy Pelosi, presidente da Câmara de Deputados dos Estados Unidos, chegou a Taiwan nesta terça-feira, 2 de agosto de 2022. Essa é a primeira ida de um representante dos EUA à ilha desde 1997.

Devido à visita, o governo chinês disse que aviões de guerra de Pequim sobrevoaram a linha que divide o Estreito de Taiwan e monitoraram o trajeto do voo. A ilha é uma ex-província do país asiático, que tenta reconquistar a área. 

O governo de Pequim entende que a viagem é uma violação da soberania chinesa e promete retaliação ao país norte-americano.

Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste artigo!

Quem é Nancy Pelosi?

Nancy Pelosi é uma política norte-americana filiada ao Partido Democrata. Ela é a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA desde janeiro de 2019. Em 2007 e 2011, ela já havia ocupado o cargo. Inclusive, foi a primeira mulher a ser presidente do Legislativo.

Desde 1987, a deputada de 82 anos já foi reeleita 16 vezes. Ela esteve à frente dos dois processos de impeachment contra o ex-presidente Donald Trump. Em ambos, ele foi inocentado pelo Senado. 

Nancy Pelosi se destacou em discussões sobre a política externa americana durante os seus mandatos. Tanto que votou contra a invasão do Iraque em 2003 e expressou sua oposição ao embargo a Cuba nos moldes atuais. Além disso, defendeu o acordo sobre o programa nuclear do Irã, firmado por Barack Obama no ano de 2015.

No seu mandato, a presidente da Câmara dos EUA luta para reduzir custos dos trabalhadores, criar empregos para os norte-americanos e aumentar os salários. 

Como Taiwan se separou da China?

Politicamente, Taiwan se tornou independente da China em 1949. Na época, o Partido Comunista Chinês de Mao Tse-Tung venceu uma guerra civil iniciada em 1927 e chegou ao poder. Derrubado pela revolução, o líder do país da época, Chiang Kai-Shek, fugiu para Taiwan com os seus aliados. Então, os opositores do Partido Comunista fundaram um governo paralelo na ilha. 

Também chamada de “Formosa”, Taiwan tem cerca de 24 milhões de habitantes e fica a menos de 200 km da China. Ela está localizada entre o sul do Japão e o norte das Filipinas. Seu território é menor que o de Cuba, sendo de 36.197 km².

Taiwan não é um país reconhecido pelas organizações internacionais, mas também não está sob o governo de Pequim. Dessa forma, ela se autodenomina “República da China”. A atual presidente de Taiwan é Tsai Ing-wen, que está no governo desde 2016.

Taiwan e a China continental têm várias similaridades, sendo mandarim a língua oficial de ambas, além da proximidade cultural. 

Como é a economia de Taiwan?

As últimas décadas foram de destaque para a economia de Taiwan. Em seu território, por exemplo, está localizada a Foxconn, que produz os iPhones da Apple. Além disso, Taiwan está entre as 10 maiores economias da Ásia.

Segundo dados da Organização Mundial do Comércio, a ilha ainda ocupou a 16ª posição entre as maiores economias do mundo em 2021. A mais alta classificação de Taiwan em 16 anos. O aumento foi impulsionado principalmente pelo setor de exportação.

Por que a visita de Nancy Pelosi a Taiwan pode gerar conflito?

A última visita de um representante dos EUA do mesmo escalão de Nancy Pelosi a Taiwan foi em 1997. Na época, as relações entre Estados Unidos e China estavam em uma situação melhor. 

Quando surgiram rumores da ida de Nancy Pelosi à ilha, o governo chinês disse que isso pode ter “consequências” e alertou aos EUA para que “não brinquem com fogo”. 

Na última semana, Joe Biden, presidente dos EUA, e Xi Jinping, presidente da China, chegaram a conversar por telefone. O principal tema foi a relação dos Estados Unidos com Taiwan.

O avião da Força Aérea dos Estados Unidos que transportava a presidente da Câmara dos Estados Unidos chegou na manhã desta terça-feira (2) no aeroporto de Taipei. A ida de Pelosi é muito apoiada pelo governo da Ilha Formosa.

A China entende a visita como uma provocação, já que considera que Taiwan faz parte do seu território.

Como vimos, a ida de Nancy Pelosi a Taiwan gerou tensão entre a China e os Estados Unidos. A deputada cumpre agenda na Ásia e sua primeira parada foi na Malásia. Seu itinerário inclui ainda a Coreia do Sul e o Japão.

Gostou do artigo? Então, que tal assinar a nossa newsletter para receber conteúdos como este no seu e-mail?

Resumindo

Como Taiwan se separou da China?

Politicamente, Taiwan se tornou independente da China em 1949. Na época, o Partido Comunista Chinês de Mao Tse-Tung venceu uma guerra civil iniciada em 1927 e chegou ao poder. Derrubado pela revolução, o líder do país da época, Chiang Kai-Shek, fugiu para Taiwan com os seus aliados. Então, os opositores do Partido Comunista fundaram um governo paralelo na ilha.

Quem é Nancy Pelosi?

Nancy Pelosi é uma política norte-americana filiada ao Partido Democrata. Desde janeiro de 2019 ela é a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Em 2007 e 2011 ela já havia ocupado a cadeira. Inclusive, foi a primeira mulher a ser presidente do Legislativo.

Como é a economia de Taiwan?

Segundo dados da Organização Mundial do Comércio, Taiwan chegou à 16ª posição entre as maiores economias do mundo em 2021. A mais alta classificação da ilha em 16 anos. O aumento foi impulsionado principalmente pelo setor de exportação. Em seu território, por exemplo, está localizada a Foxconn, que produz os iPhones da Apple.

Quando foi a última visita de um representante dos EUA a Taiwan?

A última visita de um representante dos EUA a Taiwan foi em 1997, feita pelo republicano Newt Gingrich. Na época, as relações entre Estados Unidos e China estavam em uma situação melhor.

Related posts

Compras internacionais de US$ 50 devem perder isenção; entenda

Amortização: descubra como funciona e quais são os tipos

7 países da América do Sul para viajar