Nicho de mercado: saiba o que é e como definir o do seu negócio

Ao abrir um negócio, é importante definir um nicho de mercado para direcionar a atuação e conquistar o público. Saiba mais sobre esse conceito e sua relevância!

Iniciar a própria empresa exige bastante planejamento para ampliar as chances de ter sucesso ao empreender. Nesse momento, um dos pontos mais importantes é a definição de um nicho de mercado, visando atender uma parcela específica de consumidores.

Contudo, nem todo mundo entende a importância dessa prática ou de que forma ela colabora para o desenvolvimento dos negócios. Por isso mesmo, é importante aprender mais sobre o tema e entender como escolher o nicho ideal para a sua empresa.

Tem interesse no assunto? Neste artigo apresentaremos o conceito de nicho de mercado, explicaremos os principais tipos e listamos as principais dicas para definir o foco do seu negócio. Acompanhe!

O que é nicho de mercado?

O nicho de mercado é um recorte do mercado que identifica um público menor, geralmente cujas necessidades ainda não são atendidas de maneira satisfatória. Dessa maneira, ao trabalhar com um nicho de mercado, é possível encontrar oportunidades de se destacar rapidamente.

Para entender melhor, imagine uma loja de móveis. Ela pode vender itens para casas e empresas, considerando os diferentes cômodos e estilos. Porém, é possível ter um negócio que trabalha apenas com mobília feita a partir de madeira de demolição ou especializada em escritórios.

Assim, o público-alvo é menor. Ao mesmo tempo, é possível ter mais soluções que possam atendê-los, aumentando as chances de satisfazê-lo. Afinal, se há um foco específico, o mix de produtos também é nichado.

Isso não significa que a atuação generalista não possa trazer sucesso. Afinal, o mercado está cheio de exemplos de grandes empresas que trabalham com diversos itens e nichos e conquistaram ótimos resultados.

Entretanto, em um cenário de grande concorrência isso pode ser bastante desafiador. Nesse sentido, encontrar um nicho pode ser uma forma de entregar um serviço ou produto diferenciado, em um mercado com menor concorrência. 

Quais são os tipos de nicho de mercado?

Existem diferentes tipos de nicho de mercado, conforme a característica que resultou na segmentação. A seguir, veja quais são eles!

Geográfico

O primeiro tipo de nicho é o geográfico. Como o nome demonstra, ele considera a localização dos clientes. Assim, ele pode focar em países, regiões, estados, cidades ou bairros, por exemplo. Nesse caso, é bastante comum conseguir explorar características culturais e necessidades locais na definição do nicho.

Demográfico

Já o nicho demográfico se relaciona com características demográficas do público. Ou seja, ele segue informações e estatísticas que segmentam a população de acordo com diferentes fatores. Confira alguns exemplos:

  • idade;
  • faixa de renda;
  • grau de escolaridade;
  • profissão;
  • religião;
  • gênero.

Comportamental

O nicho comportamental considera o comportamento de consumo. Ou seja, ela busca analisar os hábitos dos clientes em relação às compras para determinar o nicho de atuação. Por exemplo, é possível considerar meios de pagamento para buscar atender clientes que compram apenas com cartão, à vista ou com outro meio de pagamento.

Também é possível segmentar conforme o tipo de produto procurado, o nível de qualidade, necessidades específicas em relação à solução, etc.

Psicográfico

Ainda, há o nicho psicográfico. Ele tem relação com a parte psicológica, como personalidade, sentimentos, pensamentos e outras questões mais subjetivas. Muitas vezes, a ideia é buscar as pessoas que se identificam com o posicionamento da empresa e os valores do negócio. Algumas características que podem ser consideradas, são:

  • opiniões específicas;
  • interesses em determinados temas;
  • estilo de vida;
  • valores;
  • estado de espírito.

Por canal de consumo

Essa é uma classificação mais recente que surgiu principalmente com a evolução dos meios de compras, como os canais digitais. Nesse caso, a ideia é aproveitar o público considerando as preferências do cliente em relação ao meio de realizar a compra. Por exemplo:

  • clientes que preferem delivery;
  • consumidores que só compram online;
  • pessoas que buscam lojas físicas.

Qual a importância de definir um nicho de mercado?

Escolher um nicho de mercado para atuar permite direcionar melhor os esforços e os recursos da empresa. Por exemplo, os investimentos feitos no setor de marketing e vendas se tornam mais específicos, ampliando as chances de gerar os resultados esperados. Isso também permite escalar a operação, auxiliando no crescimento e expansão do negócio.

Além disso, o nicho permite se apresentar como especialista, já que a empresa terá um estudo maior sobre o segmento escolhido. Isso ajuda também a direcionar melhor a comunicação com o público e a avaliar as soluções mais adequadas para ofertar na empresa.

Aqui, embora o nicho reduza os consumidores que podem se interessar pela solução, também há um aumento nas chances de fechar negócios. O motivo é que haverá menor concorrência, além de uma maior atratividade dos seus produtos ou serviços para o público do nicho.

Ainda, ao buscar uma solução específica, a tendência é que o próprio consumidor encontre a sua empresa e procure ela antes de uma loja generalista. Entretanto, não esqueça que é importante investir em boas práticas de marketing para que o público conheça o seu estabelecimento e o encontre quando precisar.

Quais são as vantagens de ter um nicho de mercado?

Para não restarem dúvidas sobre a importância dessa estratégia, veja quais são as principais vantagens que ela proporciona:

  • diferencial de mercado: ao atuar em um nicho, os consumidores enxergarão com mais facilidade o valor que a sua empresa pode entregar;
  • as estratégias internas ficam mais personalizadas: planos de marketing, de vendas, definição de mix de produtos ou serviços e outros processos são trabalhados com maior personalização. Isso aumenta a qualidade ofertada ao cliente;
  • menor número de concorrentes: ao procurar um nicho, você pode explorar parcelas do mercado com necessidades não atendidas. Com menos concorrência, pode ser mais fácil se posicionar e praticar preços atrativos para o negócio.

Como definir nicho de mercado?

A definição de um nicho de mercado para atuar costuma ser bastante desafiadora. Porém, existem algumas dicas que podem ajudar a guiar essa decisão. Descubra o que avaliar para descobrir o segmento atual para atuar!

Identifique as suas preferências

Para começar, é necessário identificar os seus interesses e preferências. Ter identificação com o nicho de atuação ajudará a pensar em melhores soluções, além de tornar toda a trajetória mais satisfatória. Aqui, você ainda não precisa pensar de maneira muito nichada e segmentada.

Considere o mercado de maneira geral para entender com o que você quer atuar. Caso já tenha uma empresa e esteja definindo o nicho, pense nas áreas que mais atraem e aquelas que menos despertam o interesse. Essa lista trará um bom ponto de partida para aprofundar a pesquisa.

Acompanhe as tendências

Outra dica bastante relevante é acompanhar as tendências. Isso porque pode ser difícil pensar em nichos inovadores, que realmente permitam aproveitar benefícios como menor concorrência. Nesse caso, acompanhar tendências no mundo pode trazer ideias e ajudar a encontrar oportunidades.

Para isso, conte com a internet e busque notícias e dicas em diferentes canais. De forma a explorar as ferramentas de marketing — existem várias alternativas para encontrar os termos que o público busca e os assuntos em alta.

Faça uma pesquisa de mercado

O passo seguinte é fazer uma análise do mercado para aprender mais sobre os nichos de interesse. Entenda quais são as oportunidades, os desafios e avalie quais são as dores do público. Descubra de que forma você pode solucioná-las e verifique se há demanda para as suas ideias.

Afinal, um nicho precisa atender a uma demanda específica e resolver um problema do público. Inclusive, é possível que, ao pesquisar a sua ideia inicial, você descubra que a dor não existe, de fato. Assim, a pesquisa ajudará a fazer escolhas mais acertadas.

Avalie a concorrência

Lembre-se de que, embora a prática de segmentar sua empresa reduza a concorrência, ainda podem existir outros negócios concorrentes. Então vale a pena estudá-los para entender o que eles oferecem ao público, quais são os diferenciais, além dos pontos fortes e fracos. A partir disso, você terá mais dados para investir na sua empresa.

Após aprender o que é nicho de mercado e por que ele é importante, fica mais fácil entender por que vale a pena considerar essa estratégia em seu negócio. Siga as dicas deste artigo para encontrar o melhor segmento, focar na atuação da sua empresa e aproveite os benefícios dessa prática.

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Resumindo

O que são nichos do mercado?

Os nichos de mercado são recortes de um setor ou segmento, visando atender a um público-alvo específico.

Por que focar em um nicho?

A estratégia ajuda a direcionar melhor as operações, entregar mais valor para o cliente e ampliar as chances de sucesso.

Quais são os tipos de nichos?

– Geográfico;
– Demográfico;
– Comportamental;
– Psicográfico;
– Por canal de consumo.

Como escolher o nicho certo?

– Identifique as suas preferências;
– Acompanhe as tendências;
– Faça uma pesquisa de mercado;
– Avalie a concorrência.

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