82 ferramentas de Marketing que toda empresa deve conhecer

Chega de dúvidas! Você está prestes a conhecer poderosas ferramentas de marketing que podem ajudar a melhorar seus processos, além de facilitar a vida da sua equipe.

No mundo do marketing, sempre há novas ferramentas, dicas, truques e tendências para descobrir e incorporar à sua estratégia. Como é possível acompanhar tudo isso?

Para que você consiga fazer as melhores escolhas para a sua estratégia, elencamos 82 dos principais instrumentos que todo profissional de marketing deve conhecer e usar.

A lista de ferramentas de marketing recomendadas a seguir está classificada em diferentes seções para que você possa ter uma ideia melhor de quais ferramentas estão disponíveis para diferentes funções do trabalho. Boa leitura!

Ferramentas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM)

Você e sua equipe de vendas querem vender seu produto ou serviço – não brigar com planilhas confusas, caixas de entrada desordenadas ou ferramentas desajeitadas que só atrapalham. Por isso, usar um Sistema de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente – também conhecido como CRM – é essencial. 

Eles são uma parte essencial de qualquer boa equipe de marketing e vendas, confira a seguir alguns dos principais no mercado.

Ferramenta de CRM em destaque

1. HubSpot CRM

O HubSpot CRM automatiza as tarefas que os vendedores odeiam e leva minutos para aprender. Isso significa fazer mais negócios e menos entrada de dados.

Outras ferramentas de CRM

2. Zoho CRM

3. Zendesk

4. Pipedrive

Ferramentas de publicidade on-line

Se sua equipe está fazendo investimentos em campanhas de mídia paga em redes sociais como Google, Bing, Facebook, Twitter ou LinkedIn, provavelmente é um pouco trabalhoso gerenciar todas as diferentes campanhas publicitárias que você está executando em cada plataforma diferente. 

Além de apenas gerenciá-las, você deve relatar os resultados de todas elas. Parece complicado mas, felizmente, existem ferramentas para isso.

Ferramenta de publicidade on-line em destaque

5. AdStage

O AdStage facilita a geração de relatórios sobre todas as campanhas de PPC que você está executando e coloca tudo em um só lugar. A plataforma ajuda você a automatizar, criar e gerenciar suas campanhas em todas as principais plataformas de PPC e, em seguida, permite que você relate seus resultados. 

Outras ferramentas de publicidade on-line

6. Software de rastreamento de anúncios da HubSpot

7. Perfect Audience

8. Google Keyword Planner

9. AdRoll

10. WordStream

Ferramentas de social media

Para os profissionais de marketing, usar uma ferramenta de mídia social para agendar todas as suas postagens é essencial.

Mas também ajuda a obter as análises corretas de suas postagens sociais, especialmente em canais onde pode ser difícil obter essas informações.

Ferramenta de social media em destaque

11. NapoleonCat

NapoleonCat é muito mais do que apenas uma ferramenta de agendamento, a plataforma oferece uma pilha completa de recursos para gerentes de mídia social.

Graças a muitos recursos focados em colaboração, a plataforma desembaraça fluxos de trabalho até mesmo para as equipes mais ocupadas. Seus outros recursos incluem moderação automatizada, relatórios e análise de mídia social.

Outras ferramentas de mídia social

12. Buffer

13. Hootsuite

14. BuzzSumo

15. Iconosquare

Ferramentas de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

Seja pesquisa de palavras-chave, otimização de conteúdo ou verificação de classificações de páginas atuais, todo profissional de marketing precisa de uma ferramenta para planejar qual conteúdo criar e como otimizá-lo para SEO.

Ferramenta de SEO em destaque

16. Ryte

Ryte é a ferramenta ideal que os profissionais de marketing podem usar para garantir que seus esforços de SEO tenham um impacto real em sua estratégia de marketing.

Outras ferramentas de SEO

17. Ahrefs

18. SEMrush

19. Moz

20. Keywords Everywhere (extensão do Chrome)

Ferramentas de criação e design de conteúdo

No mundo da criação de conteúdo, existem várias ferramentas diferentes que você pode usar para facilitar suas produções. Sejam imagens, logotipos, postagens em blogs ou e-books, as opções e ferramentas são infinitas.

Ferramenta de criação de conteúdo em destaque

22. Adobe Spark

O Adobe Spark é um conjunto de três aplicativos da Web ou móveis – Spark Page, Spark Post e Spark Vídeo – que permite que os profissionais de marketing criem facilmente gráficos, páginas da Web e vídeos em vários temas em minutos.

Outras ferramentas de criação e design de conteúdo

23. Venngage

24. Piktochart

25. Canva

26. Recordit

27. Kap

28. Adobe Color CC

Ferramentas de vídeo marketing

Talvez sua estratégia seja apenas inserir um vídeo do YouTube em uma de suas postagens de blog ou landing pages. Mas então o que acontece? O anúncio de outra pessoa é reproduzido em sua página de destino antes mesmo de seu vídeo começar. Isso é ruim para suas taxas de conversão, marca e seu usuário. Felizmente, há uma solução.

Recurso de vídeo marketing em destaque

29. Wistia

Wistia é uma poderosa plataforma de hospedagem de vídeo que permite hospedar seus vídeos em seu site com uma reprodução suave garantida e um player responsivo. 

A Wistia também ajuda você a provar o ROI de seus esforços de vídeo, oferecendo análises de vídeo e métricas-chave para ajustar seus esforços de marketing de vídeo ao longo do tempo. 

Outras ferramentas de marketing de vídeo

30. Vidyard

31. Vimeo

32. Tear

Ferramentas de marketing de eventos

Quer sua equipe realize eventos mensais de clientes e prospects, conferências anuais ou apenas festas e eventos ocasionais de divulgação da comunidade, é importante ter a melhor ferramenta de marketing de eventos na manga quando chegar a hora de usá-la.

Recurso de marketing de evento em destaque

33. Eventbrite

Eventbrite é uma ferramenta eficiente e fácil de usar que muitos profissionais de marketing confiam não apenas para gerenciar a logística (como emissão de ingressos) de eventos, mas também para promover suas ações.

Outras ferramentas de marketing de eventos

34. Eventos do Facebook

35. AddEvent

Ferramentas de Captura e Conversão de Leads

Quando se trata de seus objetivos finais, você provavelmente quer algumas ferramentas não apenas para atrair clientes em potencial para campanhas de marketing dedicadas, mas também para converter esses visitantes em leads e clientes.

Recurso de captura e conversão de leads em destaque

36. Ferramentas de marketing gratuitas da HubSpot

As ferramentas de marketing gratuitas da HubSpot podem ajudar a fazer exatamente isso. No momento em que um lead compartilhar seu e-mail, você saberá quem ele é, onde trabalha e quais páginas ele visitou – tudo em tempo real. Quando eles visualizarem uma oferta ou verificarem seus preços, você estará pronto para acompanhar imediatamente.

E com análises simples, mas poderosas, você aprenderá mais sobre o que está funcionando e o que não está, como quais origens de tráfego ou partes de conteúdo estão gerando mais conversões. É uma maneira sem riscos de descobrir o que o inbound marketing pode fazer por você. Não é necessário orçamento.

Outras ferramentas de captura e conversão de leads

37. Ferramenta gratuita de formulários pop-up da HubSpot

38. Typeform

39. OptinMonster

40. Sumo

41. Convertflow

Ferramentas de geração de leads

Se você estiver com disposição para gerar demanda, provavelmente está de olho no prêmio: converter visitantes anônimos do site em contatos com endereços de e-mail que você pode nutrir com sucesso. As páginas de destino são essenciais para capturar informações de leads sobre ofertas e opt-ins importantes.

Recurso de geração de leads em destaque

42. Unbounce

Graças a uma interface de arrastar e soltar, o Unbounce permite que você crie rapidamente páginas de destino responsivas para dispositivos móveis sem assistência do desenvolvedor. A ferramenta também se integra a várias plataformas e softwares CMS diferentes.

Com Unbounce Convertables, você também pode lançar sobreposições direcionadas em cima de qualquer página da web, cada uma com um call to action dedicado. 

Outras ferramentas de geração de leads

43. Leadpages

44. Instapage

45. ​​Construtor de Landing Page da HubSpot

Ferramentas de otimização de sites e CRO

Como profissionais de marketing, às vezes parece que estamos constantemente fazendo suposições sobre como os visitantes do nosso site vão interagir com nosso conteúdo.

Embora possamos projetar uma página para chamar a atenção do usuário para um ponto, como podemos realmente saber onde está o foco para que possamos melhorar essa experiência? 

Recurso CRO em destaque

46. Hotjar

Hotjar é uma maneira nova e fácil de realmente entender o que os visitantes do seu site móvel e da web estão vendo quando interagem com seu site. Com suas ferramentas visuais de mapa de calor, você pode entender o que os usuários desejam, se importam e com o que interagem em seu site. 

Outras ferramentas de CRO

47. Optimizely

48. Lucky Orange

49. Google Optimize

50. Clicky

Ferramentas de nutrição de leads e e-mail marketing

Não é suficiente direcionar o tráfego para o seu site e depois convertê-lo. Muitos dos visitantes podem não estar prontos para comprar, e é aí que entra a nutrição de leads. O e-mail marketing é uma ótima maneira de nutrir contatos para uma decisão de compra.

Recurso de nutrição de leads em destaque

51. Software de e-mail marketing da HubSpot

A HubSpot oferece software de marketing por e-mail robusto, gratuito para o corporativo. Você poderá criar e-mails em uma interface simples de arrastar e soltar, personalizar conteúdos para melhor experiência  e ver relatórios completos das ações.

Outras ferramentas de nutrição de leads e marketing por e-mail

52. Constant Contact

53. Campaign Monitor

54. MailChimp

55. AWeber

56. ActiveCampaign

Ferramentas de automação de marketing

A automação não é novidade para os profissionais de marketing. Se você deseja economizar tempo fazendo tarefas de marketing ou simplesmente reduzir o tempo desperdiçado fazendo essas tarefas diárias, como salvar e-mails e arquivos em planilhas, ter uma ferramenta que facilite sua vida e economize tempo é o ideal.

Recurso de automação de marketing em destaque:

57. HubSpot

Como mencionado anteriormente, o HubSpot tem uma poderosa ferramenta de automação incluída em suas camadas de marketing pagas. Ele não envia apenas sequências de gotejamento. 

Você também pode usá-lo para acionar ações específicas, como atualizar um registro de contato ou adicionar um contato a uma lista quando determinados critérios forem atendidos.

Outras ferramentas de automação de marketing:

58. Drip

59. Marketo

60. Omnisend

Relatório de dados e ferramentas de análise

 maioria das ferramentas que automatizam algumas de suas estratégias de marketing também fornecem relatórios que permitem que você veja e apresente o desempenho de suas campanhas para outros funcionários de sua empresa. E se você quiser uma visão mais holística do seu marketing?

Recurso de relatório e análise de dados em destaque

61. Digital Marketing Tuner

Da eficiência do seu calendário de conteúdo à eficácia dos seus métodos de geração de leads, o Digital Marketing Tuner oferece uma visão geral útil de todas as suas atividades.

Desenvolvido pela OverGo Studio , uma agência de inbound marketing e parceira da agência HubSpot, o Digital Marketing Tuner orienta você por meio de uma breve pesquisa na qual você pode enviar informações básicas sobre o volume de conteúdo da sua empresa, taxas de abertura de e-mail, tráfego do site e muito mais. 

A ferramenta então lhe envia um relatório detalhado no qual você pode visualizar melhor os pontos fortes e fracos de sua equipe para que você possa tomar decisões ainda melhores para sua empresa avançar.

Outras ferramentas de relatório e análise de dados

62. Google Analytics

63. Google Search Console

64. Databox

65. RavenTools

Ferramentas de gerenciamento de ativos digitais

Em qualquer equipe de marketing, o inevitável acontece: há um milhão de arquivos e pedaços de conteúdo para gerenciar. É por isso que é importante ter uma ferramenta de organização colaborativa.

Ferramenta de gerenciamento de ativos digitais em destaque

66. Dropbox

O Dropbox é a ferramenta perfeita para manter sua equipe organizada e seus arquivos sob controle. Com software baseado em nuvem para manter seus arquivos acessíveis em qualquer lugar a qualquer hora, o Dropbox ajuda sua equipe a armazenar todos os seus arquivos em um local central. 

Outras ferramentas de gerenciamento de ativos digitais

67. Google Drive

68. Box

69. Shift

70. Brandfolder

Ferramentas de comunicação e colaboração da equipe

Os profissionais de marketing não podem fugir da comunicação quando se trata de alinhamento com os membros da equipe e em toda a empresa, portanto, é necessário ter as melhores ferramentas de comunicação interna todos os dias.

Recurso de comunicação e colaboração em destaque

71. Slack

O Slack é um aplicativo de mensagens poderoso que permite que você e seus colegas de equipe troquem mensagens rapidamente sem o incômodo do e-mail.

O app tem recursos e integrações poderosos que possibilitam a integração de todas as suas outras ferramentas diárias, como Trello, Gmail, Giphy e muitas outras, exatamente onde você já está se comunicando.

Você pode iniciar canais entre diferentes equipes ou apenas conversar com colegas específicos. 

Outras ferramentas de comunicação e colaboração

72. Join.Me

73. Zoom

75. Skype

75. Fellow

Ferramentas de gerenciamento de projetos

Existem muitas ferramentas diferentes que você pode usar para gerenciamento de projetos, mas apenas uma se destaca quando se trata do número de integrações e recursos.

Recurso de gerenciamento de projetos em destaque

76. Trello

O Trello é uma ótima ferramenta de gerenciamento de projetos para pequenas equipes e indivíduos.

Com sua configuração no estilo Kanban e interface de usuário divertida, a ferramenta permite que você configure listas de tarefas e marque cartões individuais com datas de vencimento, membros, etiquetas e muito mais.

Você pode anexar arquivos, links, imagens e muito mais aos seus cartões e obter facilmente uma visão completa de qualquer projeto em que esteja trabalhando.

Outras ferramentas de gerenciamento de projetos

77. Projetos HubSpot

78. TrueNorth

79. Ásana

80. Airtable

82. Wrike

82. ProofHub

Independentemente do nicho da sua empresa, a utilização das ferramentas de marketing corretas pode ajudar na estruturação de processos e otimização de tempo da sua equipe.

Quer aprender mais sobre o universo dos negócios e do marketing? Então, não perca tempo e assine nossa newsletter agora mesmo!

Resumindo

Quais as melhores ferramentas de Marketing?

– HubSpot;
– AdStage;
– NapoleonCat;
– Ryte;
– Adobe Spark;
– Wistia;
– Eventbrite;
– Unbounce;
– Hotjar;
– Digital Marketing Tuner;
– Dropbox;
– Slack;
– Trello.

Related posts

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024