Novo projeto de lei de imigração dos EUA: saiba o que muda

Joe Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos querendo promover grandes mudanças nas leis atuais do país. Entre suas propostas, está a ideia de mudar a lei de imigração, fazendo com que milhares de pessoas que vivem ilegalmente no país consigam obter seu green card.

O projeto é ambicioso e rodeado de desafios para enfrentar, o primeiro deles é a aprovação junto ao congresso. Continue lendo este artigo e entenda o que muda com o novo projeto de imigração dos EUA.

O que prevê o novo projeto de lei de imigração dos EUA?

A ideia principal do projeto é criar um caminho de oito anos para garantir a cidadania para milhões de imigrantes que vivem no país e agilizar o processo de documentação para quem é imigrante e chegou aos Estados Unidos ainda criança.

Veja a seguir quais são as principais propostas do projeto de lei.

Caminho para cidadania

Atualmente, o tempo de espera para conseguir obter a cidadania americana é de 13 anos. Com o novo projeto, esse tempo cairia para 8 anos, mas haveria uma exceção para pessoas que chegaram ao país quando ainda eram crianças. 

Nesse caso, os imigrantes podem conseguir o green card imediatamente, contanto que cumpram com os requerimentos exigidos, como a checagem de antecedentes criminais. Além disso, essas mudanças valem apenas para imigrantes que chegaram aos EUA antes do dia primeiro de janeiro de 2021.

Mudança na terminologia

O projeto também prevê uma mudança de terminologia nas leis de imigração dos Estados Unidos. A palavra “alien”, que tem alguns significados, como estrangeiro e alienígena, seria substituída pelo termo “não-cidadão”. 

Para a lei estadunidense, “alien” é qualquer pessoa que não é nativa ou cidadã dos Estados Unidos. No entanto, ativistas dos direitos humanos consideram o termo “alien ilegal”, um termo que desumaniza os imigrantes.

O termo foi utilizado por muito tempo pelos americanos, durante a gestão Trump e com incentivo de funcionários do alto escalão do governo encorajando o uso.

Mais investimentos em contratações

Outra medida do projeto é aumentar os investimentos na contratação de juízes de imigração e promover o acesso dos imigrantes aos conselheiros. A lei pretende autorizar o investimento no aconselhamento de crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade e eliminar o limite de até um ano para dar entrada nos pedidos de asilo.

Sem restrições para ex-imigrantes ilegais

A lei também eliminaria a restrição para pessoas que já viveram ilegalmente no país entrarem novamente nos Estados Unidos.

Promoção de diversidade

Além disso, com a nova lei, haveria um aumento na autorização de vistos de diversidade, que seriam concedidos de forma aleatória a países selecionados. O objetivo é promover a imigração de pessoas nativas de outros países que não costumam imigrar para os EUA. A nova leia promoveria um aumento anual no número de vistos de 55 mil para 80 mil.

Quer acompanhar as mudanças na lei e saber se o novo projeto de imigração dos EUA será aprovado no congresso? Continue acompanhando o blog da Remessa Online e fique por dentro das novidades.


Vida Global com a Remessa Online

Comece ou amplie agora mesmo a sua vida global com segurança, agilidade e taxas justas! Cadastre-se na Remessa Online e realize transferências internacionais sem sair de casa e economizando até 8 vezes em relação aos valores praticados nos bancos tradicionais.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático