O cenário em Portugal após o novo coronavírus

confira as vantagens de ter dupla cidadania portuguesa no texto a seguir

Os efeitos da crise provocada pelo novo coronavírus em Portugal preocupam as autoridades.

De acordo com vídeo divulgado pelo Banco de Portugal, o equivalente ao Banco Central brasileiro, a pandemia que tomou conta do mundo abriu uma crise sem precedentes na história do país. É a mais grave desde a Guerra Civil espanhola avançou pelo território lusitano.

O país que foi apontado como exemplo europeu no enfrentamento à covid-19 deu início à reabertura, incluindo bares e restaurantes, em maio.

No entanto, após ensaiar voltar à normalidade, o governo teve que recuar devido ao avanço da pandemia, especialmente na região metropolitana de Lisboa.  

O surto registrado após a segunda fase da reabertura atingiu, principalmente, os jovens entre 10 e 29 anos. O aumento de casos nessa faixa etária foi de 90% desde que a maioria das atividades econômicas e de lazer foram liberadas em Portugal. 

Com isso, novas medidas de restrição tiveram que ser adotadas como o fechamento de todos os estabelecimentos às 20h, com exceção de restaurantes, proibição de aglomeração com mais de 10 pessoas e proibição de consumo de álcool ao ar livre.

As medidas representam um balde de água fria na economia que estava confiante na retomada.

Medidas econômicas

Para tentar mitigar os impactos da crise desencadeada pelo coronavírus em Portugal, o governo liberou um pacote econômico de  9,2 bilhões.

Os recursos foram destinados ao auxílio de trabalhadores e empresas como estímulo fiscal, garantias de crédito lastreadas pelo Estado e programas sociais.

Banco Comercial Português (BCP) também anunciou medidas de apoio à economia e aos portugueses como moratória de capital e juros no Crédito de Habitação até setembro, seguros saúde, invalidez e morte com cobertura para covid-19.

A instituição privada anunciou ainda financiamento com alongamento de pagamento de impostos para empresas, desconto de faturas sobre o sector público e adiamento de pagamentos do Estado, entre outras.

Porém, isso não foi o suficiente para evitar uma queda considerável no Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas no país, que chegou a uma redução de 9,5%. 

Nem para frear o desemprego, que já ceifou milhares de postos de trabalho em Portugal.

A esperança lusitana está no aporte do Banco Central Europeu, que tem potencial para cobrir toda a dívida assumida para cobrir os gastos exigidos para o combate à covid-19.

O Programa de Compras de Emergência Pandêmica, lançado recentemente pela instituição, apresenta regras flexíveis que permitem a compra de até € 15,8 bilhões em obrigações do Tesouro ainda este ano.

Projeções

As projeções do Banco de Portugal não são boas para o próximo biênio. As medidas de isolamento adotadas para a contenção da covid-19 levaram à paralisação de diversas empresas e restringiram a locomoção terrestre.

Na esteira dessas medidas, houve uma brusca queda no consumo e nas intenções de compra motivadas pelas incertezas do momento.

Muitas pessoas perderam emprego, a taxa de desemprego chegou a surpreendentes 10,1% em 2020, bem superior aos 6,5% registrados em 2019. A previsão é de que nos próximos dois anos essa taxa chegue a 7,6%.

A expectativa para 2021 é de um crescimento de 5,2% e de continuação de crescimento de 3,8% para 2022. No entanto, o Banco de Portugal lembra que o grau de incerteza em torno das projeções é muito maior do que o habitual.

A balança comercial corrente e de capital, que mede as relações comerciais internacionais, que era de 0,9% em 2019, foi reduzida bruscamente a 0,3% em 2020, impulsionada pela queda nas exportações.

E as projeções para esse setor são de manutenção do índice baixo devido à crise do turismo, que levará tempo para se reerguer e atingir os antigos níveis.

Já a inflação portuguesa, que está em 0,1%%, devido à baixa no consumo e na produção industrial durante o confinamento, promete recrudescer gradativamente até 2022, quando deve chegar a 1,1%.

Apesar disso, a Comissão Europeia se mostra otimista com o desempenho de Portugal no controle da disseminação do vírus e na retomada das atividades econômicas, especialmente, do setor de turismo no verão recém- começado.

Como tudo o que se refere ao novo coronavírus, todas as projeções são especulações. É necessário aguardar o desenrolar dos fatos.

Related posts

Como comprar casa e apartamento em Mônaco?

Calendário Bolsa Família 2024: hoje, pagamentos de abril para NIS final 8

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver