O que é contabilidade: conceitos e objetivos para empresa

Toda pessoa que deseja abrir uma empresa precisa de um contador ou ter o entendimento mínimo de como a contabilidade funciona. A contabilidade é o que garante o funcionamento financeiro do negócio e ainda garante que os impostos da empresa estão sendo pagos em dia, mas a contabilidade não é só isso.

Para te ajudar a entender a real importância da contabilidade para o seu negócio, preparamos este conteúdo. Neste artigo, você vai entender o que é contabilidade, qual seu conceito e o objetivo de usar a contabilidade nos negócios. Continue lendo e confira!

O que é contabilidade?

A contabilidade é o campo que orienta, controla e registra ações e fatos relacionados com a administração econômica de um negócio ou organização. Essa ciência teórica e social está baseada nos estudos de métodos e cálculos, além do registro da movimentação financeira de uma empresa ou órgão.

Na prática, a contabilidade auxilia no controle de patrimônio das empresas, realizando registros contábeis ao longo da história do negócio, a partir de demonstrações de resultados do que foi produzido. A partir de uma boa contabilidade, os gestores da empresa conseguem tomar decisões, pois é papel do contador orientá-los sobre os caminhos que são mais lucrativos e seguros para o negócio.

O conceito de contabilidade vem da origem de sua palavra, que significa: “área científica teórica e/ou prática que estuda métodos e técnicas usados para calcular e registrar a movimentação financeira de uma firma, companhia ou empresa”. 

Por que a contabilidade é importante para os negócios?

Uma mulher analisando alguns documentos e pesquisando alguma informação

Dados da pesquisa Sobrevivência de Empresas, realizada pelo Sebrae, revelam que três em cada 10 MEIs fecham as portas antes dos cinco anos. Enquanto isso, as microempresas apresentam uma taxa de falência de 21,6% e as de pequeno porte, de 17%.

Os motivos que levam a esse fechamento estão relacionados com a falta de planejamento e a ineficácia ou ausência de uma boa gestão financeira. A administração financeira de um negócio é determinante para que a empresa continue no mercado, cumprindo com as exigência da lei e dos órgãos reguladores.

A contabilidade tem papel fundamental nesse funcionamento, pois é responsável por cuidar das finanças do negócio e acompanhar o cumprimento das leis e tributações. Uma boa contabilidade é capaz de medir os resultados da empresa, avaliar seu desempenho e, com base nessas informações, definir diretrizes que vão nortear a tomada de decisões nas empresas. 

Cabe ao contador realizar atividades fundamentais para o pleno funcionamento financeiro da empresa, como controle financeiro, acompanhar o fluxo de caixa, entregar as obrigações acessórias dentro do prazo e fazer o plano tributário do negócio, seguindo o enquadramento adequado para a empresa.  

Para quem deseja empreender, a contabilidade é uma área fundamental, que vai auxiliar não só no controle do patrimônio, mas também vai coletar dados para a empresa. Essas informações serão transformadas de forma estratégica em ações que vão nortear os rumos do negócio. Não abra mão de ter um bom contador em sua empresa ou de entender como a contabilidade funciona para aplicá-la adequadamente ao negócio. 

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o blog da Remessa Online.

Related posts

Sociedade em conta de participação: entenda como funciona

Monetização do YouTube 2024: como funciona o pagamento para youtubers?

Qual o melhor horário para postar foto no Instagram? (2024)