Análise Swot: o que é, qual o objetivo, como fazer?

Uma empresa que quer se tornar competitiva, crescer e atrair cada vez mais clientes precisa conhecer suas oportunidades e ameaças. Mais do que isso, também precisa identificar em si mesma quais são seus pontos fortes e pontos fracos. Tudo isso é possível com a análise SWOT.

Ter essas informações mapeadas vai ajudar a empresa na construção de um marketing consistente e objetivo. A análise SWOT é um recurso que ajuda as empresas a se orientarem sobre como aproveitar os dados internos e de mercado em suas estratégias de negócios. Entenda melhor sobre a Análise SWOT neste artigo!

O que é análise de SWOT?

Strengths, weakness, opportunities e threats. As iniciais dessas palavras formam a palavra SWOT, que representa os quatro elementos que as empresas devem ficar atentas para conseguirem crescer. As palavras significam:

  • forças;
  • fraquezas;
  • oportunidades
  • e ameaças.

A ideia de fazer uma análise SWOT é que a empresa identifique suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A partir dessa análise, consiga desenvolver estratégias e ações para melhorar seu desempenho no mercado.

A empresa deve olhar para dentro, fazendo uma análise de suas atividades, considerando todos os seus processos. Isso quer dizer que as forças e fraquezas do negócio envolvem suas ferramentas, conhecimentos, habilidades, recursos etc.

Além de olhar para fora e encontrar no ambiente externo fatores que fogem do seu controle e podem ajudar no seu crescimento. Dessa forma, deve avaliar os fatores que estão relacionados com as oportunidades e ameaças que podem impactar o negócio.

Qual o objetivo da análise SWOT?

O objetivo da análise SWOT é ajudar a empresa a identificar características que podem ajudar o seu desenvolvimento. Assim, ela pode potencializar suas forças, amenizar suas fraquezas e evitar que causem erros, encontrar oportunidades para melhorar seus produtos ou criar novos e permanecer em alerta para as ameaças.

Cada um desses fatores vai exigir que a empresa defina estratégias e adote ações específicas para lidar com eles. Criando assim, um cenário mais vantajoso para que a empresa se desenvolva de forma saudável e eficiente.

Quando se deve usar SWOT?

O ideal é que a empresa utilize a análise SWOT como um monitoramento constante. A avaliação pode ser feita anualmente ou semestralmente, antes da definição de um planejamento estratégico.

Além disso, antes de desenvolver um novo produto ou solução, a análise SWOT também será importante para mapear cada um dos fatores que podem influenciar no lançamento. Isso vai ajudar a empresa a se preparar para o mercado.

Como fazer uma análise de SWOT?

A análise SWOT pode ser dividida em três etapas, independente da área de atuação do negócio. As informações devem ser documentadas e compartilhadas com as pessoas mais importantes e estratégicas da empresa. Saiba mais a seguir:

  • Estude o contexto do seu negócio, mapeie a concorrência e identifique os pontos fortes e os pontos fracos diante dos concorrentes;
  • Avalie o mercado e seu contexto para identificar as oportunidades e as ameaças para o seu negócio. Quando fizer essa avaliação, olhe à frente, pensando no futuro do seu negócio e como ele pode ser afetado por essas ameaças ou beneficiado pelas oportunidades;
  • Por fim, reúna todas essas informações e analise o que pode ser melhorado em seu negócio para aproveitar a análise SWOT, minimizando os impactos e fatores que podem impedir seu negócio de crescer.

Utilizar os quadrantes da análise SWOT é uma estratégia de negócios importante para quem quer começar a agir desde já, mas tendo uma visão de futuro, que vai ajudar no crescimento da empresa.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando os artigos do blog da Remessa Online.

Related posts

Novo algoritmo do Instagram vai priorizar conteúdo original

Cupom Remessa Online | OFF – Maio 2024

Fed descarta aumento de juros nos EUA