Pacotes Python: confira quais são os principais e como usá-lo

Já falamos no blog Remessa Online sobre a linguagem de programação Python, você se recorda? Ela é a terceira mais popular entre os programadores, ficando atrás apenas do Java e o C. Em razão disso, resolvemos falar também sobre os pacotes Python.

Isso porque esses recursos são extremamente úteis para o trabalho dos profissionais de TI, sobretudo os desenvolvedores, uma vez que automatizam alguns dos processos da programação ao minimizar a utilização dos códigos.

Sendo assim, os pacotes Python são responsáveis por otimizar a rotina do profissional que lida diariamente com essa linguagem de programação.

Por isso, preparamos este conteúdo para falar mais sobre os principais pacotes Python e em quais situações cada um deles pode ser aplicado a fim de facilitar a vida do programador. Portanto, continue a leitura para saber mais sobre esse relevante tema!

O que são os pacotes Python?

Antes de começar falando e explicando o que são os pacotes Python, para quê e quando usá-los, precisamos definir o que são os módulos.

Pois bem, os módulos são arquivos que possuem funções, variáveis, classes e objetos definidos. Ou seja, são artefatos que contêm definições e instruções de código Python.

Assim, cada módulo é usado durante a programação como forma de aumentar a capacidade da linguagem e acrescentar novas funções.

Tudo certo até aqui? Então, tendo essa definição, podemos conceituar agora os pacotes Python.

Nesse sentido, saiba que, basicamente, os pacotes são conjuntos de módulos. Eles são estruturados em pastas e se destinam a soluções completas que podem ser aplicadas durante a programação de um software e que simplificam a escrita dos códigos do programa.

Entenda a linguagem Python

Para quem ainda não sabe, o Python é uma linguagem de programação que possui como objetivo facilitar a escrita de um código simples, limpo e legível. Por essa razão, ele contém aspectos que possibilitam a escrita de um mesmo requisito em menos linhas.

Além disso, vale dizer que essa é uma linguagem de propósito geral, interpretada, com tipagem dinâmica e forte, orientação a objetos, multiparadigmas e open source.

Sua utilização se dá em variadas circunstâncias, como construção de soluções web, aplicações que trabalham com o processamento de textos e aplicações para games, desktops e dispositivos móveis.

E não é só isso! A linguagem Python também conta com uma enorme coleção de pacotes, o chamado Python Package Index, ou PyPi, o que contribui ainda mais para simplificar e facilitar o desenvolvimento de programas.

Ademais, como o código do Python é aberto, a comunidade ativa pode aprimorar essa tecnologia. Inclusive, os próprios desenvolvedores podem criar pacotes Python que atendam às suas próprias demandas.

Para que servem os pacotes Python?

Como já mencionamos brevemente, o uso dos pacotes Python pelos programadores pode simplificar completamente o processo de programação.

Isso porque ele é capaz de minimizar a necessidade de reescrever comandos e códigos comumente utilizados no desenvolvimento de projetos. Nesse caso, basta importar um determinado pacote no início de um script.

Além disso, os pacotes podem automatizar o processo de instalação, atualização, configuração e remoção de programas. Logo, esse fenômeno torna o software mais acessível e de fácil uso pelos usuários finais 

Convém mencionar ainda que o Python possui uma ferramenta para gerenciamento de pacotes, o PIP (Índice de Pacotes Python, em português). Por meio dele, é possível instalar, remover e atualizar os pacotes nos projetos que estão sendo desenvolvidos.

Isso quer dizer que o PIP permite que seja acessado o repositório de código para que, então, o desenvolvedor busque os pacotes que estão disponíveis para atualização e acione aquele ou aqueles que forem necessários para o seu trabalho.

Quais são os principais pacotes Python?

Após todas essas relevantes informações sobre o que são e para que servem, vamos listar os pacotes Python mais importantes e mais acionados pelos programadores.

Portanto, confira quais são eles, como e quando aplicá-los no seu trabalho de programação.

NumPy

O NumPy é um dos pacotes mais populares do Python. Isso porque ele é rápido e oferece muitas funções e operações que podem contribuir para a execução simples e fácil de cálculos numéricos pelos desenvolvedores.

Nesse sentido, ele é usado para realizar cálculos em Arrays Multidimensionais, executar variadas tarefas matemáticas – como manipulação de formas lógicas e álgebra linear, além de contar com funções para rápida manipulação de imagem.

Cabe dizer ainda que ele pode ser utilizado em conjunto do SciPy e do Matplotlib, pacotes que ainda veremos por aqui. Essa integração é eficaz e pode substituir o uso do pacote Matlab diante da necessidade de realizar tarefas matemáticas.

Pillow

O Pillow é o amigável fork da PIL – Python Imaging Library (Biblioteca de Imagens do Python, em português).  Para alguns especialistas, é como se o Pillow fosse uma versão aprimorada do PIL.

Assim, esse é um pacote que utiliza muitas funções para manipular imagens. Isso quer dizer que por meio do Pillow é possível, por exemplo, abrir e salvar imagens e criar miniaturas dessas.

Vale dizer que esse pacote oferece suporte para variados formatos, como: JPEG, GIF, PNG, PDF, PCX, PSD, ICO, BMP, entre outros.

Matplotlib

Esse pacote é muito utilizado para a criação de gráficos que possam ser empregados na melhor visualização de dados.

Nesse sentido, o matplotlib cria gráficos em 2D e conta com variadas possibilidades para isso, como gráficos em barra, pizza, linha, entre outros formatos.

Ele utiliza o Python Script para a escrita dos gráficos e é comumente empregado para gerar várias representações ao mesmo tempo.

Uma informação relevante sobre o matplotlib é que ele conta com uma comunidade ativa de programadores que contribuem significativamente para solucionar dúvidas dos usuários com relação ao uso do pacote.

OpenCV Python

O OpenCV (Open Source Computer Vision Library) é um pacote desenvolvido pela Intel e incorporado a muitas linguagens de programação, como é o caso do Python.

Nesse sentido, o OpenCV Python é voltado para o processamento de imagens, que permite a leitura e a gravação dessas simultaneamente.

Mas, além disso, ele conta com recursos que possibilitam reconstruir, interromper e compreender um ambiente 3D, salvar, reconhecer e capturar qualquer momento de um vídeo e diagnosticar objetos especiais em imagens e vídeos, como rostos, olhos, entre muitos outros.

Delorean

O Delorean é um pacote que fornece melhorias na linguagem para manipular o tempo, isto é, o DataTime (data e hora).

Com ele é possível organizar o tempo para a realização dos projetos, corrigir um fuso horário através de cadeias de caracteres e aprimorar o DataTime, bem como mudá-lo de uma zona para outra.

Seu processo de instalação é relativamente fácil, entretanto, esse pacote é dependente do pytz e do dateutil.

SciPy

O SciPy é um outro pacote básico da linguagem Python. Sua base é o NumPy, uma vez que ele precisa lidar com grandes quantidades de números. Por isso, é muito utilizado na computação científica e técnica.

Nesse sentido, o SciPy tem capacidade de lidar com estatísticas, integração numérica, solução de equações diferenciais, otimização, integração, álgebra linear, funções especiais, polinômios, entre outros âmbitos da matemática.

Entretanto, vale dizer que esse pacote também pode ser utilizado para a manipulação e o processamento de imagens.

Pandas

Já o pacote Pandas possui como característica principal a sua capacidade de realizar traduções de operações complexas com dados em um ou dois comandos. Por isso mesmo ele é ideal para a ciência de dados.

Ele conta com estruturas de dados intuitivas e múltiplas ferramentas para a análise desses. Portanto, é possível ler, agrupar, organizar, explorar, filtrar, manipular e combinar dados.

Por fim, vale dizer que o Pandas é um código limpo, que suporta variados formatos, como CSV, Excel e JSON e que possibilita misturar diferentes bancos de dados simultaneamente.

Requests

O Requests tem como principal finalidade tornar as solicitações HTTP mais simples, responsivas e amigáveis. Com ele, é possível personalizar, controlar, autorizar e configurar solicitações HTTP de forma muito fácil.

Além disso, esse pacote permite o endereçamento de cabeçalhos personalizados, verificações de certificados SSL e adição de parâmetros e dados de formulário, além de contar com cookies, segurança de encadeamento, resposta Unicode, autenticação Basic/Digest, entre muitas outras funções.

Por meio de seus recursos, o programador consegue carregar muitos arquivos de uma só vez e contar com um fluxo de trabalho mais rápido e simples.

Fire

O Fire é um pacote capaz de gerar automaticamente uma interface de linha de comando (CLI) de qualquer objeto Python. O Google, por exemplo, utiliza-o para criar uma linha de comando e diferentes ferramentas de gerenciamento de experiências.

As CLIs geradas pelo Fire são completas, possuindo, portanto, preenchimento de guia, sistema interativo e páginas de ajuda automática. Além disso, elas são atualizadas automaticamente quando o código é alterado.

NLTK (Natural Language ToolKit)

O Natural Language ToolKit, ou simplesmente NLTK (Kit de Ferramentas de Linguagem Natural, em português) é um pacote que desenvolve algoritmos capazes de compreender a linguagem humana.

Resumidamente, ele possibilita o processamento de textos e de idiomas que permitem a classificação, marcação, análise e raciocínio semântico, além de proporcionar ferramentas necessárias para estudos e pesquisas.

Além disso, ele oferece um manual para orientar sobre os princípios de processamento de linguagem do pacote e conta com variados corpora e recursos lexicais.

Arrow

O Arrow é um pacote focado em datas e horas. Isso quer dizer que ele oferece uma abordagem mais amigável para criar, manipular, formatar, remover e converter datas e horas com menos importações e menos linhas de código.

Além disso, esse pacote conta com uma API (Interface de Programação de Aplicação) em modo inteligente, que oferece suporte a muitos esquemas de criação.

FlashText

O FlashText tem como finalidade pesquisar e substituir palavras em documento de forma fácil. Para fazer isso, ele cria uma string atualizada e, ao realizar a pesquisa, recorre a uma lista de palavras-chave para realizar a substituição.

Esse pacote é muito útil e rápido, entretanto, ele não é capaz de suportar pesquisas com apenas partes das palavras ou que utilizem caracteres especiais. Além disso, ele é mais recomendado para grandes solicitações.

PyGame

Por fim, um outro importante pacote Python é o PyGame. Como o próprio nome sugere, ele consiste em um conjunto de funções e classes destinadas à criação de videogames e de algumas outras aplicações multimídia. Para isso, ele oferece módulos compostos por elementos gráficos e sonoros.

Entre algumas de suas funções se destacam: manipulação da tela do jogo e de câmera pixel, detecção de colisão, fontes FreeType, superfícies em 2D ou 3D e trabalho com o tempo dos quadros no game.

Além disso, convém mencionar que os jogos e aplicativos criados com esse pacote são compatíveis com todos os sistemas operacionais suportados pelo SDL (Simple DirectMedia Layer), como Android, Windows, Mac e iOS.

Para encontrar todos os outros pacotes Python, basta acessar o site PyPi, na aba projects. Assim, aparecerá um campo de busca, onde você pode procurar pelo pacote que quiser. Simples, não é?

Por que é importante conhecer os pacotes Python?

Como vimos, existem muitos e importantes pacotes Python, cada um com suas funções e finalidades, que podem (e devem) ser empregados para otimizar consideravelmente o trabalho de programação pelos desenvolvedores.

Isso quer dizer que todo programador que trabalhe com a linguagem Python precisa conhecer os seus pacotes para conseguir construir projetos mais automatizados, fáceis e escaláveis, a partir da escrita de uma quantidade menor de códigos.

Além disso, vale dizer que os pacotes Python contribuem para uma experiência melhor do usuário quando esses estiverem utilizando softwares produzidos com esses.

Portanto, se torna necessário ter o conhecimento dessas ferramentas tanto para o desenvolvimento de programas em si quanto para a execução desses e conseguinte aprovação dos usuários finais.

Saiba como receber dinheiro do exterior com melhores taxas e prazos

Conclusão

Os pacotes Python são ferramentas essenciais para os desenvolvedores que programam com essa linguagem. Isso porque, como foi mostrado neste conteúdo, cada um deles oferece recursos importantes para o desenvolvimento pleno de softwares.

Portanto, é essencial conhecer detalhadamente cada um dos variados pacotes que essa linguagem oferece para poder aplicá-los na rotina enquanto programador e conseguir desenvolver bons e satisfatórios projetos.

Related posts

Semana de Copom e inflação pode trazer nova volatilidade ao mercado de câmbio

Dólar cai após fala de Powell

Novo algoritmo do Instagram vai priorizar conteúdo original