Sem categoria

PIX: conheça o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central

banco central pix

Encontrar opções ágeis de pagamento é uma necessidade comum. Para isso, o Banco Central desenvolveu o PIX, um sistema que finaliza as transações em segundos. Saiba mais!

Muitas vezes, as transações financeiras exigem agilidade para que atendam às necessidades do usuário, mas o prazo para compensação pode atrapalhar o planejamento. Diante disso, o Banco Central desenvolveu um sistema que promete rapidez e taxas menores nas transações.

Tem interesse nessa solução? Neste conteúdo, você vai aprender mais sobre sistema, como ele funciona e os benefícios ofertados aos usuários. Continue a leitura e se informe!

O que é PIX e como funciona?

O PIX é um sistema de pagamentos instantâneos, que englobam transferências eletrônicas que liberarão os fundos enviados em tempo real — em poucos segundos, os recursos estarão disponíveis para o destinatário. O objetivo é que ele funcione 24 horas por dia e 7 dias por semana, incluindo fins de semana e feriados, garantindo atendimento em todos os momentos desejados.

Nesse caso, a transferência será feita diretamente entre as contas dos usuários, sem intermediários, o que trouxe a promessa de taxas reduzidas para a transação. No entanto, a plataforma só será disponibilizada em novembro de 2020.

Quais são as modalidades de transações?

As transações serão feitas da forma tradicional, utilizando chaves ou apelidos para identificação, informando os dados como e-mail, CPF ou CNPJ e dados da conta, utilizando tecnologias de aproximação ou por meio de QR Codes, que podem ser estáticos ou dinâmicos.  Elas poderão ser feitas entre:

  • pessoas físicas (P2P);
  • pessoas físicas e empresas (P2B);
  • empresas (B2B);
  • entre pessoas ou empresas e órgãos governamentais (P2G e B2G);
  • entres órgãos governamentais e pessoas ou empresas (G2P e G2B).

Também serão disponibilizadas funcionalidades para pagar contas e boletos, recolher impostos e taxas de serviços.

Como fazer transações?

Ainda não existem muitos detalhes sobre o passo a passo para realização das transações, tendo em vista que a plataforma ainda não foi lançada. De acordo com as informações divulgadas, o processo será semelhante ao utilizado em DOCs e TEDs tradicionais. Em relação aos QR Codes, eles funcionarão da seguinte forma:

  • estático: utilizado em múltiplas transações, definindo um valor fixo para o produto ou possibilitando a inclusão do valor pelo pagador. A ideia é oferecer uma solução ideal para pequenas empresas, prestadores de serviços e pessoas físicas;
  • dinâmico: será utilizado apenas uma vez, com inserção de informações adicionais ao valor. É gerado por um sistema específico para diversas transações e o objetivo é facilitar a automação comercial.

Quais são as vantagens e desvantagens?

A principal vantagem é a agilidade para realizar as transações financeiras, já que o Banco Central promete que elas serão liberadas em segundos. Outro benefício são as taxas reduzidas. Mesmo que ainda não tenham sido divulgadas, o órgão informou que elas seriam inferiores às praticadas pelo mercado.

Além disso, como ele funcionará sem pausas, os usuários terão disponibilidade para realizar as transações a qualquer momento.

Quem trabalha com meios de pagamentos sofrerá com impactos resultantes dessa medida. Contudo, considerando que as demais opções continuarão existindo, sem obrigatoriedade de adesão ao PIX, não existem desvantagens muito relevantes.

Pronto! Agora você já sabe como o PIX será utilizado para pagamentos instantâneos. Porém, caso precise fazer transações internacionais, conte com a Remessa Online. Ao enviar dinheiro, o destinatário terá acesso ao valor em um dia útil e você conta com os melhores valores do mercado.

Então, gostou deste conteúdo? Para acompanhar outras novidades, assine a nossa newsletter e receba as principais atualizações do blog em seu e-mail!

Resumindo

O que é e como funciona o PIX?

É um sistema de pagamentos criados pelo Banco Central para garantir transações financeiras em tempo real e com baixo custo.

Como fazer transações?

As transações serão feitas inserindo os dados do destinatário ou por meio de QR Codes.

Vale a pena utilizar?

Pelas informações divulgadas, ele trará vantagens para as transações nacionais, proporcionando agilidade, baixo custo e funcionando 24 horas por dia, sem interrupções.
No entanto, se você busca soluções para transações internacionais, o PIX não é a alternativa ideal. Nesse caso, conte com a Remessa Online para fazer transações de forma rápida, segura e econômica.