Exportação via trading company: veja como funciona

A exportação via trading company é uma opção para as empresas que querem começar o processo de internacionalização, mas não são experientes nesse modelo.

Uma trading company faz a intermediação do processo, oferecendo segurança para as empresas e presta o suporte necessário em suas dúvidas etc.

Neste artigo, você vai entender como funciona o processo de exportação via trading company e como a sua empresa pode se beneficiar. Confira a seguir!

O que é uma trading company?

Podemos definir as trading companies como empresas que auxiliam as empresas em seus processos de exportação e importação. Essas facilitadoras fazem a intermediação entre as empresas brasileiras que desejam exportar para outros países. 

A vantagem de usar o serviço de uma trading company é, principalmente, a segurança. Como intermediária com experiência no mercado de exportação, uma trading company fará a análise minuciosa do comprador e sua documentação. Assim, conseguirá diminuir os riscos de transações arriscadas para o negócio. 

Além disso, uma trading company auxilia a empresa com questões burocráticas, como o levantamento da documentação, entre outros processos. Contando com o apoio de uma empresa especializada em comércio exterior, certamente as transações da sua empresa terão maior segurança. 

Por isso, uma trading company é mais indicada para quem quer começar a exportar ou não tem experiência no ramo. Veja a seguir como é o processo de exportação quando há uma trading company intermediando. 

Como é o processo de exportação por meio de uma trading company

Transações envolvendo trading companies são exportações indiretas. Nesse processo, a empresa que tem interesse em vender para o exterior negocia diretamente com a trading company. Ou seja, a venda é feita para o intermediário, que fará a venda para o comprador no exterior.

Dessa forma, a transação acontece dentro do país, por isso é isenta de taxas como IPI, ICMS, PIS e CONFINS. Os produtos ou mercadorias destinados à exportação saem do estabelecimento industrial ou comercial localizado no território nacional com destino para as trading companies.

Com relação às taxas e tributos, as empresas industriais e comerciais que vendem para as trading companies têm o direito a manutenção dos créditos de IPI e ICMS tomados nas operações anteriores. Para isso, a empresa deve comprovar que os seus produtos foram enviados para empresas no exterior. 

Em caso de operação de saída, feita por estabelecimento industrial, a empresa tem direito a manutenção dos créditos de IPI e dos créditos do ICMS. Já as operações de saída feitas por estabelecimentos comerciai, a empresa não tem o direito a manutenção dos créditos de IPI, mas terá direito a manutenção dos créditos do ICMS.

Continue acompanhando o blog da Remessa Online e aprenda mais sobre exportação. 

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático