Ploomes: conheça a maior empresa de CRM da América Latina

A Ploomes é uma plataforma de CRM (Customer Relationship Management).

A Ploomes é a maior empresa de CRM da América Latina e oferece uma plataforma robusta com soluções personalizadas para otimização de processos, integrando desde o funil de vendas até áreas como gestão de estoque e controle financeiro. Dessa forma, ela simplifica operações internas, promovendo fidelização do cliente à marca. 

Confira o texto abaixo e entenda o que é a Ploomes, os serviços oferecidos e quanto a plataforma custa. Vamos lá? 

O que é o Ploomes?

A Ploomes é uma plataforma de CRM (Customer Relationship Management) para otimizar os processos empresariais, incorporando desde o funil de vendas até áreas como gestão de estoque e controle financeiro.

Lançada em 2015, oferece diversas funcionalidades para simplificar o trabalho das equipes internas e promover a fidelidade do cliente à marca, como a centralização de informações de clientes e criação de propostas automatizadas. 

Sua proposta inovadora e a integração com diversas ferramentas populares fazem da Ploomes uma boa solução para empresas que buscam eficiência em seus processos operacionais e de relacionamento com clientes.

Quem comprou a Ploomes?

A Sankhya, fornecedora de softwares de gestão empresarial (ERP), comprou a Ploomes em 2022. 

Assim, a Ploomes se tornou uma ferramenta comercial da Sankhya. O acordo foi feito entre as duas empresas visa juntar seus softwares, melhorando o que cada uma oferece, mas o valor não foi divulgado.

Quais os serviços da Ploomes?

A Ploomes oferece diversos serviços como parte de sua plataforma de CRM, como CRM e funil de vendas, automação de documentos e gerador de propostas comerciais. Entenda detalhadamente cada um. 

CRM de vendas

O CRM de vendas da Ploomes permite que empresas otimizem seus processos e promovam relacionamentos mais próximos, controlados e proativos com seus clientes.

Com uma visão 360 dos clientes, a plataforma proporciona centralização de dados, automação de lembretes e segmentações avançadas. Ainda, é possível gerenciar clientes ativos para fidelização, e há ferramentas para pós-vendas. As principais ferramentas são:

  • Centralização de dados;
  • Acesso a históricos;
  • Segmentação de listas;
  • Automação de ações de relacionamento. 

Funil de vendas

O funil de vendas é uma ferramenta para gerenciar oportunidades desde a geração de leads até a assinatura de contratos. Com a capacidade de criar e personalizar múltiplos funis, a plataforma oferece processos automatizados, métricas de vendas e visibilidade do status de cada oportunidade. As principais funcionalidades são:

  • Múltiplos funis personalizados;
  • Automação de tarefas;
  • Checklists obrigatórios;
  • Níveis de permissão. 

Automação de documentos

A automação de documentos ajuda a agilizar e padronizar a geração de documentos, contratos e termos. Assim, a plataforma permite economia de tempo no processo de criação, envio e assinatura de documentos. 

Algumas das principais funções são:

  • Eliminação de erros em contratos e documentos;
  • Notificação ao vendedor quando o cliente acessa o documento enviado;
  • Redução do tempo gasto na geração de contratos e documentos;
  • Níveis de acesso de visão e edição.

Workflow e BPM

O Sistema de Workflow e BPM (Business Process Management) da Ploomes oferece recursos para aumentar a eficiência operacional, eliminando falhas e otimizando fluxos de trabalho. 

A plataforma permite a criação e personalização de múltiplos workflows, incorporando todos os stakeholders nas tarefas. Com uma personalização completa, os usuários podem definir etapas, regras, formulários, check lists, prazos e automação, atendendo a uma gestão completa de processos, desde os mais simples até os mais complexos. Algumas funções são:

  • Centralização de informações de clientes;
  • Automação de ações de relacionamento;
  • Personalização de formulários, campos, abas e filtros;
  • Criação de campos inteligentes;
  • Criação e organização em calendário (Google Calendar e Outlook 365).

Gerador de propostas comerciais

O gerador de propostas comerciais visa simplificar e aprimorar o processo de criação de propostas, proporcionando eficiência e precisão. Automatizando propostas complexas, a plataforma ajuda aumentar a conversão, permitindo a geração rápida e esteticamente atrativa de propostas. 

Para isso, possui recursos como:

  • Criação de campos inteligentes;
  • Cálculo de preço por fórmulas avançadas e consultas externas ao ERP;
  • Definição de regras (como limites de desconto) e fluxos de aprovações;
  • Envio da proposta, de dentro do Ploomes, via e-mail, PDF, Whatsapp ou link.

Visibilidade gerencial

A visibilidade gerencial é um serviço que ajuda na tomada de decisões com base em dados. Assim, a plataforma permite definir estratégias com base em informações precisas. Algumas funcionalidades são:

  • Dashboards personalizados;
  • Metas de produção;
  • Painéis de KPIs;
  • Metas específicas por área.

Partner relationship management

O PRM otimiza a gestão de relacionamento com parceiros, permitindo a criação, gerenciamento e capacitação de parceiros, garantindo autonomia com um portal para registro de leads, propostas, acompanhamento de comissões e acesso a materiais.

A plataforma gera informações de vendas que auxiliam na tomada de decisões.

Dessa forma, ajuda a eliminar falhas nos processos de parcerias e oferece mais autonomia para parceiros. Entre os principais recursos, podemos destacar:

  • Processos para Gestão de Leads e Parceiros;
  • Níveis de acesso;
  • Automação de propostas e documentos;
  • Relatórios gerenciais.

Como usar a Ploomes

O passo a passo para usar a Ploomes é o seguinte:

  1. Acesse o site da Ploomes e clique em “Teste Grátis”;
  2. Preencha os dados necessários para criar sua conta e aproveite a versão gratuita por 14 dias;
  3. Após criar sua conta, vá para a área de trabalho da plataforma e na aba “Clientes”, clique em “Novo Cliente”;
  4. Escolha entre pessoa física ou empresa e insira as informações necessárias;
  5. Com as informações dos clientes, vá para a aba “Negócios” ou “Documentos”;
  6. Selecione “Novo Negócio” para criar novos negócios ou “Nova Proposta” para criar propostas.;
  7. Personalize as informações conforme necessário;
  8. Analise os relatórios para acompanhar as vendas da sua empresa.

Vantagens da Ploomes

As principais vantagens da Ploomes são:

  • Oferece soluções sob medida para diferentes necessidades empresariais;
  • O plano básico contempla as funcionalidades essenciais de um CRM;
  • É possível adicionar módulos extras conforme a necessidade da empresa;
  • Conecta-se a mais de 100 ferramentas, incluindo WhatsApp, RD, Zapier, entre outras;
  • Permite análise intuitiva e fácil visualização dos relatórios de vendas;
  • Facilita a gestão da base de clientes, contribuindo para um relacionamento mais eficaz;
  • Oferece serviços adicionais, como implementação, whitelabel, acesso à API, suporte especial, gerente de contas e integrações.

Desvantagens da Ploomes

Entretanto, há algumas desvantagens que devem ser destacadas, como:

  • Algumas funcionalidades extras têm custos por usuário;
  • A variedade de módulos e serviços pode dificultar entender os custos;
  • Alguns serviços, como CPQ e serviços profissionais, exigem consulta para conseguir mais informações;
  • O plano básico tem um limite de 3 usuários, podendo ser restritivo para empresas maiores. 

Planos e Preços da Ploomes

O plano básico da Ploomes custa R$ 225,00 por mês, com ele é possível dar acesso até 3 usuários e algumas funcionalidades incluídas são:

  • Múltiplos funis personalizados;
  • Organização de históricos e tarefas;
  • Gestão da base de clientes;
  • Painéis e relatórios de análise.

No entanto, é possível adicionar módulos extras, a fim de aprimorar a experiência na plataforma. As opções são: 

FerramentaPreço mensal por usuário contratado
Workflow (Automação de funis e processos)R$ 35,00
Formulários externosR$ 20,00
Propostas e documentosR$ 35,00
Configure Price Quote (CPQ)Sob Consulta
AnalyticsR$ 25,00
Produtos do cliente (Base instalada)R$ 20,00
Biblioteca de arquivosR$ 15,00

A Ploomes também oferece alguns serviços adicionais a fim de melhorar a experiência do usuário, como:

  • Implementação;
  • Whitelabel (personalização do layout);
  • Acesso à API;
  • Suporte especial;
  • Gerente de contas;
  • Integrações.

Nesse caso, os detalhes e custos desses serviços são fornecidos sob consulta.

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Perguntas frequentes

O que é a Ploomes?

A Ploomes é uma plataforma de CRM que otimiza processos empresariais, abrangendo desde o funil de vendas até áreas como gestão de estoque e controle financeiro.

Quais serviços a Ploomes oferece?

A Ploomes oferece serviços como CRM de vendas, funil de vendas, automação de documentos, workflow e BPM, gerador de propostas comerciais, visibilidade gerencial, e partner relationship management.

Quais são os planos e preços da Ploomes?

O plano básico custa R$ 225,00/mês para até 3 usuários. Mas, para uma experiência completa, é necessário contratar módulos extras, com preços a partir de R$ 15 por usuário.

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