Prorrogação do Defis 2022: confira o prazo para a entrega da declaração

Devido a instabilidades no e-CAC, as empresas optantes pelo Simples Nacional enfrentam dificuldades para a entrega do Defis (Declaração de Informações Socioeconômicas). Com isso muitas pessoas estão se perguntando se houve ou não a prorrogação do Defis 2022.

A verdade é que, até o momento, a Receita Federal não se pronunciou sobre mudanças em relação ao prazo final para a entrega dos documentos.

Desde o começo de março foram percebidas falhas na plataforma e-CAC, impossibilitando várias ações dos usuários, como por exemplo travamentos, erro ao tentar emitir certidão negativa; sistema fora do ar, entre outros.

Diante desse cenário, entidades como o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) solicitaram na semana passada à Receita a prorrogação da entrega do Defis e também da Declaração de Transferência de Titularidade de Ações (DTTA). 

Porém, até o momento, a Receita Federal não se pronunciou sobre mudanças em relação ao prazo final para a entrega dos documentos. Já, para quem quem precisa declarar imposto de renda, a Receita Federal divulgou a prorrogação do prazo do imposto de renda 2022 .

Defis 2022 – Qual é o prazo para a entrega da declaração?

Oficialmente, apesar da instabilidade no e-CAC, o prazo para a entrega do Defis permanece o mesmo que havia sido divulgado anteriormente pela Receita, ou seja, a declaração referente a 2021 deve ser enviada até amanhã, 31 de março, às 23h59. 

Porém, diante do ofício enviado pelo Conselho Federal de Contabilidade ao secretário especial da Receita Federal, Julio Cesar Vieira Gomes, solicitando a prorrogação desse prazo, uma nova data pode ser definida e comunicada a qualquer momento.

O que acontece se a empresa atrasar a entrega do Defis?

Não existe a incidência de multa caso sua empresa entregue a declaração do Defis após o prazo estipulado, o que não significa que não existam prejuízos.

O maior problema está na geração das apurações mensais dos períodos a partir de março de 2022. O que acontece é que só será possível fazer isso no sistema PGDAS-D se o Defis referente ao ano anterior tiver sido entregue.

Dessa forma, enquanto existir a pendência da entrega do Defis 2022, correspondente ao ano de 2021, essa ação não será possível de realizar, o que pode acarretar problemas para a empresa no futuro.

Saiba como realizar a entrega do Defis 2022

A entrega da DEFIS é realizada via plataforma do PGDAS, em uma opção que fica no menu lateral do aplicativo.

Após clicar em DEFIS, a empresa terá acesso a algumas opções:

  1. Preencher uma DEFIS Original: deve ser usada por quem irá preencher a primeira declaração;
  2. Declaração de Situação Normal: é a declaração normal, aquela usada por quem já preencheu anteriormente;
  3. Declaração Retificadora: é uma DEFIS corrigida, ou seja, que visa retificar informações prestadas em DEFIS anteriores;
  4. Declaração de Situação Especial: deve ser preenchida por empresas que foram extintas.

Para saber mais detalhes sobre o procedimento de entrega e também conferir que informações devem ser prestadas, confira o post sobre o que é Defis.

Qual a relação entre o Defis e a Remessa Online?

Caso a sua empresa seja uma ME ou uma EPP, a DEFIS é um dos documentos que ela precisará enviar para a Remessa Online ao abrir uma conta na plataforma.

O documento é necessário para que sua empresa possa, de fato, realizar transações financeiras internacionais.

Portanto, além de evitar problemas com a Receita Federal, a entrega do Defis dentro do prazo estipulado ainda garante que você consiga utilizar a Remessa Online para expandir sua atuação para além do Brasil e ampliar seus ganhos financeiros.

Entre em contato conosco e entenda como os serviços da Remessa Online podem ajudar sua empresa.

O que é DEFIS?

Defis é a sigla para Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais. É um documento obrigatório que empresas optantes pelo regime Simples Nacional devem entregar anualmente. Trata-se de uma prestação de contas completa que a empresa do regime Simples Nacional precisa fazer perante a Receita Federal.

Quem precisa fazer a DEFIS?

Empresas que se enquadrem nos modelos ME e EPP que são optantes pelo regime Simples Nacional devem preencher e entregar o documento anualmente.

Qual é o prazo de entrega da DEFIS?

Oficialmente, o prazo segue o divulgado anteriormente, ou seja, até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 31 de março de 2022.


Qual a relação entre o Defis e a Remessa Online?

Defis é um dos documentos necessários para que empresas das modalidades ME e EPP possam criar seu cadastro na Remessa e realizar transações internacionais.

Related posts

Compras internacionais de US$ 50 devem perder isenção; entenda

Amortização: descubra como funciona e quais são os tipos

7 países da América do Sul para viajar