Quais são os principais feriados em Portugal

Existem muitos feriados em Portugal. Eles ajudam a contar a história do país e a celebrar ou lembrar datas importantes para a construção da nação portuguesa. Neste post você vai conhecer todos eles e saber quando são celebrados.

Uma das etapas essenciais na organização de uma viagem é escolher as datas de ida e volta. Assim, é possível reservar hospedagem, comprar passagens aéreas, contratar um seguro e passeios. Por isso, se você quer evitar atrações turísticas fechadas ou aproveitar comemorações especiais em terras lusitanas, confira quais são os principais feriados em Portugal.

Sobre o turismo em Portugal

Certamente Portugal é um dos destinos preferidos dos turistas estrangeiros na Europa, atraídos pela gastronomia, cultura e história espetaculares e belezas naturais de tirar o fôlego. 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), até agosto de 2019, o país recebeu cerca de 18 milhões de visitantes, um milhão a mais em comparação a 2018. Já em relação às dormidas, houve um registro de 23,7 milhões de hóspedes até outubro de 2019, um aumento de 6,7% ante o mesmo período do ano anterior. 

Desse número, os brasileiros ocupam a quinta posição com um crescimento de 14%, atrás apenas do Reino Unido, Alemanha, Espanha e França. 

Cidades com maior número de turistas

De todas as cidades portuguesas, Lisboa registrou o maior volume de dormidas, seguida do município de Albufeira, a capital do arquipélago da Madeira, Funchal, e a cidade do Porto, no norte de Portugal. 

Principais feriados em Portugal

No entanto, antes de comprar a sua passagem aérea para Portugal, é importante saber quais são os feriados em Portugal para evitar encontrar atrações turísticas fechadas. Ou, ao contrário, anote as datas na agenda se você deseja participar de alguma comemoração especial no país.

Em 2020, serão 17 feriados em Portugal, divididos entre datas comemorativas nacionais e outras regionais. Sem contar que alguns feriados são celebrados apenas em algumas cidades específicas. Além disso, assim como acontece no Brasil, alguns feriados caem em datas fixas e outros, como o carnaval, variam de ano para ano. 

Lembrando que de todos os feriados nacionais em Portugal, apenas a terça-feira de Carnaval é facultativo. O restante das datas comemorativas é considerado feriado obrigatório.

Feriados nacionais 

DataFeriado
1 de janeiro Ano Novo
AbrilSexta-feira santa (na sexta-feira que antecede a Páscoa)
AbrilPáscoa (feriado móvel)
25 de abril Dia da Liberdade de Portugal
1 de maioDia do Trabalhador
10 de junho¹ Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
JunhoCorpus Christi (feriado móvel)
15 de agosto² Assunção de Nossa Senhora
5 de outubro³ Implantação da República
1 de novembroDia de Todos os Santos
1 de dezembro Restauração da Independência (celebra o fim da união entre Portugal e Espanha)
8 de dezembro Imaculada Conceição
25 de dezembroNatal
  1. 10 de junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, marca a morte do poeta português Luís Vaz de Camões;
  2. 15 de agosto – Assunção de Nossa Senhora é uma celebração religiosa para homenagear a rainha de Portugal;
  3. 05 de outubro – Implantação da República, marca o fim da monarquia em 1910 e o início do regime republicano em Portugal.

Curiosidade: um dos feriados em Portugal mais importantes para os portugueses é o Dia da Liberdade porque celebra o fim da ditadura no país, entre 1933 e 1974, e a liberdade da população. No mesmo dia também é comemorada a Revolução dos Cravos, flor que simboliza a paz porque foi usada nas armas dos militares que lutaram no dia 25 de abril. 

Feriados regionais

Além dos feriados nacionais em Portugal, também não se pode esquecer das datas comemoradas apenas em regiões ou municípios, que contam com seus feriados particulares, especialmente para celebrar dias santos ou datas históricas importantes. 

Confira abaixo algumas datas especiais comemoradas em cidades específicas de Portugal:

  • 11 de janeiro – Feriado Municipal de Óbidos
  • 18 de fevereiro – Feriado Municipal de Valença
  • 5 de março – Feriado Municipal de Ferreira do Alentejo
  • 21 de maio – Quinta-feira da Ascensão
  • 13 de junho – Dia de Santo Antônio

Sem contar que algumas datas comemorativas, assim como no Brasil, não são tratados como feriado em Portugal, como o Dia das Mães, porque cai em um domingo. Assim como o Dia dos Namorados, data especial celebrada no dia 14 de fevereiro, mas não é feriado nacional. 

Assim como acontece na maioria dos países ocidentais, o Natal é um dos principais feriados em Portugal.

Envie dinheiro pela Remessa Online

Agora que você já conhece quais são os principais feriados em Portugal, aproveite e veja como é fácil e barato enviar dinheiro para o exterior com a plataforma brasileira Remessa Online. 

A Remessa Online é a maior plataforma nacional de transferências internacionais. Credenciada pelo Banco Central, ela realiza o envio de dinheiro para mais de 100 países!

Através da plataforma online, você pode enviar dinheiro para Portugal com o menor custo de serviço do mercado. As transferências são feitas pela internet e o dinheiro é compensado em até 1 dia útil. Para isso, basta realizar o seu cadastro gratuito na página oficial da Remessa Online.

Aproveite e saiba o que é necessário fazer para estudar em Portugal

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático