Real x Dólar

Começamos a semana com o dólar cotado a R$5,0241 na segunda-feira (21/mar). A cotação da moeda registrou trajetória de queda novamente ao longo desta semana e o Dólar abriu o pregão desta sexta-feira (25/mar) cotado a R$4,8277, portanto, uma apreciação do Real pela décima semana consecutiva, no patamar de aproximadamente 3,9%, após já ter iniciado a semana em patamar inferior ao da semana anterior.

A situação dos EUA segue bastante complexa. Após a última decisão do Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA, quando optou por elevar os juros para 0,5% ao ano, preocupações tomaram conta de analistas e economistas. A questão central é que a economia estadunidense encontra-se no chamado “pleno emprego”, ou seja, uma situação onde todos os fatores de produção estão empregados.

Acompanhado do pleno emprego, o consumo elevou-se substancialmente nos últimos meses, mas a renda do trabalhador não acompanhou esse movimento. Além de tudo isso, o grande ponto de inflexão tem sido a alta substancial dos preços de produtos essenciais. Parte atribuída pela desorganização das cadeias produtivas, decorrente da própria pandemia, mas parte expressiva também atribuída à guerra na Ucrânia.

Tudo isso transformou os EUA em uma bomba relógio. O grande indicador que está levantando preocupações é a curva de juros. Esta curva nada mais é do que as expectativas dos rendimentos médios de títulos públicos prefixados ao longo do tempo. Quando olhamos a curva de juros dos títulos públicos dos EUA, nas últimas semanas, a diferença entre os juros de curto prazo e de longo prazo estão cada vez menores. 

Com a perspectiva de novas altas de juros pelo Fed, a situação pode realmente terminar em uma recessão. Houve 16 ciclos de aperto da política monetária (alta de juros) nos Estados Unidos, mas também do Reino Unido e Europa, desde o final da década de 1970. A história nos mostra que treze destes ciclos terminaram em recessão. Portanto, é bastante difícil não manter essa perspectiva no radar. 

Confira no  De Olho no Câmbio #166  a relação  Real vs Euro  e do  Real vs Libra Esterlina.

Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!

Related posts

Mercado brasileiro aguarda dados sobre emprego

IGP-M avança 0,31% em abril

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed