Real x dólar

Começamos a semana com o dólar cotado a R$5,0964 na segunda-feira (16/jan), um nível 2,48% menor que a abertura da semana anterior (9/jan). A cotação da moeda estrangeira registrou trajetória de alta ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (20/jan) cotado a R$5,1695 – patamar 1,18% maior que a abertura da sexta-feira anterior (13/jan). Entre as aberturas desta sexta (20) e da última segunda-feira (16) vimos uma desvalorização do Real de aproximadamente 1,43%.

A semana foi marcada por vários eventos econômicos importantes, mas o ponto alto foi a apresentação do Livro Bege. O documento elaborado pelo Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) apresenta as expectativas do banco para a economia americana.

Basicamente, o relatório lançou luz sobre indicadores econômicos que pareciam que estavam se equacionando. Por exemplo, para o Fed, o poder de compra dos americanos continua diminuindo. Isso significa que a inflação não está cedendo e a política monetária não está sendo efetiva.

Esse ponto não seria um problema se alguns dirigentes do Fed, particularmente o próprio presidente Jerome Powell, não tivesse dito na semana anterior que a política monetária estadunidense passaria a ser mais moderada. Analistas e economistas interpretaram isso como um sinal de “leniência” com a inflação. 

O real, portanto, passou por uma intensa desvalorização durante a semana, refletindo essa deterioração das expectativas de operadores e investidores no mercado. Espera-se, portanto, uma recessão mais severa à frente.

Confira no De Olho no Câmbio #208 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.

Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!

Related posts

Consultar PIS 2024: confira o calendário de pagamentos

O que são, como funcionam e como usar as milhas?

Inflação controlada e melhora na Percepção Econômica na Zona do Euro