Real x Libra Esterlina

No Reino Unido, o Banco da Inglaterra (BoE), autoridade monetária do país, decidiu manter a taxa básica de juros inalterada em +0,1% ao ano. A decisão foi unânime entre os membros do comitê de política monetária do país.

A base para esta decisão foi a leitura de que a inflação em curso, apesar de estar acima da meta de 2% ao ano, é temporária, e ainda que exista tendência de alta para os próximos meses, em cerca de 2 anos o percentual deve ficar novamente em linha com a meta de inflação.

A leitura converge com a interpretação do Federal Reserve dos EUA e com o Banco Central Europeu (BCE), que entendem que se trata de fenômeno temporário, em função da demanda reprimida por conta da pandemia. 

Complementarmente, o dado tem sido visto de maneira positiva pelos responsáveis pela política monetária, uma vez que indica que a economia está se aquecendo novamente. A preocupação maior permanece em torno do avanço da variante delta. 

Neste cenário, a Libra Esterlina abriu o pregão de segunda-feira (2) cotada a R$7,2468. Já na abertura do pregão de sexta-feira (6), a cotação registrada da Libra foi de R$7,3076. Trata-se de depreciação do Real em relação à moeda britânica de aproximadamente 0,8%, revertendo a forte apreciação vista na semana anterior. Já em relação ao dólar, a moeda britânica registrou apreciação de cerca de 0,2%.

Confira o De Olho no Câmbio #132, a relação Real vs Dólar e do Real vs Euro.

Related posts

O que é pallet e para que serve?

Real x Libra Esterlina

Real x Euro