Redux: para que serve a biblioteca e como usar seus recursos?

O Redux é uma ferramenta que vem ganhando popularidade entre os desenvolvedores. Trata-se de uma solução para compartilhar estados de componentes diferentes, além de ser prático, rápido e simples.

A ferramenta é muito utilizada com o React, mas pode ser aproveitada em qualquer das bibliotecas e estruturas JavaScript. É ideal para programas mais complexos e de auto-gerenciamento, visto que auxilia a coordenação das atividades.

Para entender melhor sobre a ferramenta Redux, acompanhe o conteúdo completo que trouxemos! Você terá uma visão mais completa, e um direcionamento inicial para começar a utilização, acompanhe.

O que é Redux?

A ferramenta é direcionada principalmente para quem trabalha com User Interface, na área de desenvolvimento. Isso, porque o Redux é uma biblioteca para armazenamento de estados. 

Criado por Dan Abramov, em 2015, a ideia é reunir informações, solucionando possíveis problemas de desencadeamento de ações. A ferramenta surgiu de uma implementação do Flux, criada pelo Facebook para simplificar as ações do usuário.

Sendo assim, o Redux armazena as informações de estado e as unifica. Desta maneira, os componentes, individualmente não possuem a necessidade de armazenar os próprios estados, registrados pelo Redux no store.

Para que ele serve?

Na prática, o Redux atuará no gerenciamento de estados dos componentes de um programa. Imagine, ao utilizar o React, a situação de compartilhamento para um programa:

  1. O componente A, por exemplo, identifica o nome de um usuário;
  2. O componente B exibe o estado deste nome;
  3. A integração entre os componentes ocorre a partir de um componente pai, que interliga as ações e as relaciona.

Embora o componente pai não participe diretamente da ação, ele é envolvido para coordenar o processo. O funcionamento pode ocorrer muito bem, exceto no caso de surgir a necessidade de uma ação relacionada a outro componente na árvore.

Nesse caso, até que este componente possa ser acionado, seria preciso envolver diversos outros componentes-pai. O processo ocorreria na árvore até se encontrar um ancestral comum entre os componentes. 

O resultado é que a ação demoraria muito mais, além de acionar componentes desnecessários. Perceba que em aplicativos mais simples isso poderia ocorrer e permitir o funcionamento, mas em programas mais complexos se torna inviável.

O Redux, nesse processo se encaixa no gerenciamento de informações. Se antes era necessário acionar diversos componentes, o processo com o Redux é modificado:

  1. O componente A, novamente, exibe o nome de um usuário;
  2. Seu estado é registrado pelo store do Redux;
  3. O componente B pode utilizar este dado e exibir a condição do nome escolhido;
  4. O processo novamente é armazenado, e o próximo componente pode ser ativado de maneira direta para realizar a ação.
  5. Este programa, agora, pode funcionar sem a necessidade de acionar componentes que não participam da ação;
  6. Independentemente da distância entre as árvores dos componentes, os dados são passados entre eles, diretamente.

Sendo assim, o Redux é responsável por armazenar e repassar as informações entre os componentes quando necessário. Os dados ficam unificados, e é muito mais simples identificar e resolver erros que surgem no programa.

O que acontece se o Redux não for utilizado?

Sem a utilização do Redux não ocorre a comunicação direta entre os componentes. Desta maneira, as ações se tornam mais dependentes, mesmo de componentes que não estejam envolvidos.

O resultado, portanto, é que em um momento de manutenção, todo o sistema da aplicação pode ser prejudicado. Por apresentar forte dependência, também, caso um componente apresente erro, toda a aplicação pode ser comprometida.

O Redux oferece maior independência a cada uma das funcionalidades. Por isso, é muito mais fácil realizar alterações em um aplicativo com este gerenciamento. Além disso, é muito mais simples observar o funcionamento das tarefas com o store.

Quais os princípios do Redux?

O Redux funciona com 3 grandes princípios fundamentais. Vale a pena se aprofundar em cada um deles para entender essa funcionalidade mais a fundo:

  • Fonte de verdade: este princípio do Redux restringe a “verdade” somente ao store. Desta maneira, a fonte de informações e coordenação dos processos está armazenada em um único local. 

Como cada atualização sofrida em algum dos componentes é armazenada neste núcleo, faz sentido afirmar que qualquer processo estará presente neste banco de dados.

O objeto store, por sua vez, consegue armazenar as mais diferenciadas ações do aplicativo. Desta maneira, cada um dos componentes está relacionado a esta “fonte de verdade”, do Redux.

  • Os estados são somente para leitura: a única forma de modificar de realizar alterações nos estados é a partir das actions. Desta maneira, quem está utilizando a aplicação não consegue alterar nenhum processo. 
  • As alterações só são feitas a partir de funções puras. Para alterar um estado utilizando as actions, é preciso fazer o uso de Reducers. Os Reducers, por sua vez, são funções puras que realizam a nova ação e entram em um novo estado. 

Quais os principais recursos do Redux?

Como você já notou, o Redux atua a partir de alguns recursos essenciais para seu funcionamento. Eles são divididos em 3, e possuem funções relacionadas aos princípios de ação desta ferramenta.

Store

Trata-se do centro de armazenagem das informações do programa. Podemos pensar no store como um núcleo de informações globais. Desta forma, o store é a parte mais importante do Redux, já que reúne dados de cada um dos componentes do programa.

O store será consultado por cada um dos componentes no momento de realizar uma ação. 

É desta forma que o Redux otimiza os processos, já que em vez de acionar diversos outros componentes, a ação será realizada somente entre o store e o componente necessário. 

Reducers

Os Reducers são as funções puras que disparam eventos na aplicação. Um Reducer, portanto, não possui a capacidade de gerar efeitos colaterais, liberando ações que atualizam os dados da store.

Cada dado do store, portanto, possuirá um Reducer. Podemos dizer que o Reducer irá registrar na store os dados das ações realizadas, modificando as condições registradas. 

Desta maneira, a Action indicará a ação realizada por um reducer, que registrará a atividade, levada ao store. Como nem sempre as actions resultam em evoluções de estado, o Reducer possui a função de filtragem de informações.

Actions

Actions são conjuntos de informações da aplicação que se modificam o estado na store a partir dos reducers. Ao realizar um clique, por exemplo, o usuário terá ativado uma action enviada para o store, disparando uma reação. 

Após essa “solicitação” ser enviada ao store, um reducer processa a informação e altera o estado no store. Desta maneira, o status do componente é atualizado no store, visível aos demais componentes necessários.

Como se conectar e aplicar o Redux?

O Redux é geralmente utilizado em como uma biblioteca em conjunto com outras bibliotecas dentro do JavaScript. Algumas combinações comuns de bibliotecas e frameworks com o Redux são:

  • Ember;
  • Vue;
  • Angular;
  • React.

A forma mais comum de funcionamento, por outro lado, é com o React. Isso ocorre porque ambas as bibliotecas possuem princípios parecidos. 

Ainda assim, para adicionar o Redux em um projeto React é preciso adicionar uma biblioteca chamada “React-Redux”. Para a instalação do Redux e aplicação em seu programa, siga o passo a passo:

  1. Create React App: trata-se do React, onde é possível iniciar seu projeto. Como o React funciona muito bem com o Redux, é interessante iniciar um programa a partir dele para treinar o uso do Redux.
  2. Faça a instalação do Redux: tendo instalado e iniciado o React, é importante adicionar o Redux como biblioteca no projeto. 
  3. Instale a React-Redux: a biblioteca dentro do Redux fará a ponte entre o React e o Redux, tornando o projeto mais simples.
  4. Faça a configuração da biblioteca. Você precisará configurar o Store, os Reducers e as Actions. Vale a pena estudar sobre as melhores opções, e conferir também as opções de instalação no site oficial.

Existe também a opção de operar com o Redux Toolkit. Trata-se de um conjunto oficial de ferramentas que possibilita uma interação mais simples com o Redux. É uma opção para facilitar o uso do Redux em seus projetos.

Após a instalação destas bibliotecas você encontrará subpastas como “App.js” e “index.js” dentro da pasta “src”. Em um primeiro momento, é importante criar uma subpasta para os componentes que você for criar para o projeto.

É importante criar um “state” inicial, e só então desenvolver as actions do projeto. Neste caso é possível separar os componentes em módulos, títulos, etc. Basta importar “React {component}” da biblioteca do React.

Os processos de aplicação do Redux são complexos e você precisará aplicá-los na prática para, de fato, sentir a necessidade da utilização. Nem sempre o Redux será necessário, então é importante testar as actions e reducers aplicados para garantir que são importantes no projeto.

Qual a importância de entender como funciona o Redux?

Ao desenvolver uma aplicação, é comum que ocorram erros ao atualizar um determinado componente. Além disso, ao realizar alterações no programa, você pode notar maior lentidão e até mesmo erros e problemas que travam o projeto.

Ao entender o funcionamento do Redux, é possível identificar e resolver estes problemas de forma muito mais ágil. Além disso, você pode substituir complementos com erros sem comprometer outras funcionalidades.

O Redux também não é recomendado para todos os tipos de programas. Como mencionamos, em aplicativos mais simples, pode não ser necessário. Por outro lado, existe uma grande integração de bibliotecas do Redux que podem ser exploradas para projetos específicos.

Sendo assim, ao se ter domínio sobre esta ferramenta, é possível utilizá-la em diversos projetos, a partir de bibliotecas parecidas. A implementação do Redux também se tornou muito mais simples com o Redux Toolkit.

Aprender sobre o Redux, portanto, possibilita que seus projetos sejam desenvolvidos de forma mais rápida e simples. Além disso, as atualizações dos seus programas poderão ser feitas sem comprometer o restante do projeto, de maneira mais precisa.

Para que o uso do Redux está sendo mais solicitado?

Por possuir um bom funcionamento com o React, o Redux pode ser muito cobrado em projetos que envolvem esta biblioteca. Além disso, as propriedades do Redux oferecem condições escaláveis para aplicativos que precisam de atualizações.

Sendo assim, ele pode ser muito procurado para funções Web ou aplicativos mobile. Geralmente são projetos mais extensos, que envolvam muitos componentes e funções que precisam ser atualizadas frequentemente.

Algumas bibliotecas do Redux podem também representar utilidade para outros projetos, complementando o Redux. Algumas que podem ser aplicadas:

  • Redux-thunk;
  • Redux-saga;
  • Redux-logger;
  • Redux-offilne;
  • React hooks — o React Hooks pode ser usado com o Redux. A atualização do React permite que o state e outros recursos sejam utilizados sem a necessidade de inserir uma classe.

Entender a utilização do Redux pode ser um passo importante para avançar na programação. Por auxiliar projetos maiores, o Redux compõe o currículo de desenvolvedores de JavaScript que atuam em aplicativos mais complexos.

Ah, e que tal participar do desenvolvimento em projetos do exterior? A Remessa Online pode te ajudar no recebimento de transferências internacionais. Contamos com agilidade neste serviço, além de taxas menores que as tradicionais.

Conheça hoje mesmo a plataforma de transações no exterior e garanta menos burocracia no recebimento!

Conclusão

O Redux é uma ótima forma de conduzir componentes que precisam ser gerenciados de forma global. 

Sendo assim, nos casos de programas nos quais as árvores se distanciam, é possível que existam informações trocadas sem que outros dispositivos sejam ativados. 

A grande vantagem é não haver a necessidade de buscar dentro de cada componente as funções que operam e seu estado. 

Assim, as operações são separadas em funcionalidades, não mais componentes individuais. 

Há também a possibilidade de trabalhar com o Redux em algum módulo ou componente. 

Nem sempre é necessário aplicar esta ferramenta em um projeto por completo, e isso pode ser explorado conforme a necessidade do desenvolvedor.

Em alguns casos, a concentração das informações facilitará as edições e melhorias do projeto, além de promover maior rapidez a ele. 

Sabemos que um desenvolvedor precisa ser auto-didata, então fique sempre atento às atualizações propostas pelo Redux!

No mais, esperamos que você escale seus projetos e desenvolva aplicações cada vez maiores com esta ferramenta! 

Related posts

Semana de Copom e inflação pode trazer nova volatilidade ao mercado de câmbio

Dólar cai após fala de Powell

Novo algoritmo do Instagram vai priorizar conteúdo original