Roteiro de vídeo para YouTube: como criar conteúdos memoráveis?

Saber criar um roteiro de vídeo é essencial para que faça sucesso no YouTube. Portanto, confira as dicas que selecionamos!

É importante ter em mente que um dos principais pontos para fazer sucesso com vídeos é contar com bons roteiros para os vídeos. Isso porque, com o script ideal, suas produções serão capazes de atrair a audiência e mantê-las engajadas com o conteúdo.

Além de aumentar as visualizações no YouTube, ter um roteiro também é essencial para facilitar a sua rotina de gravação. Afinal, você terá o detalhamento de tudo o que será abordado durante o vídeo, contribuindo para que mantenha o foco e cumpra o objetivo estabelecido.

Portanto, para que aprenda a ter um bom planejamento, preparamos este conteúdo. Aqui, você terá acesso aos seguintes tópicos: o que é um roteiro de vídeo, seus tipos, como criar conteúdos memoráveis e muito mais. Para conferir, basta continuar a leitura!

O que é um roteiro de vídeo?

Basicamente, o roteiro é um documento com objetivo de direcionar toda a produção, do início ao fim. Sendo assim, ele auxilia todas as pessoas envolvidas no projeto, por exemplo, desde quem está na frente das câmeras até o editor.

Para que entenda melhor, confira alguns dos aspectos que devem ser detalhados no documento: local da gravação, falas realizadas, tom de voz usado em cada cena, o que deve ser acrescentado na edição, etc.

Sem dúvidas, o roteiro de vídeo é capaz de guiar todo o processo, o tornando mais acertado. Afinal, com todas as ações documentadas, fica muito mais simples ter o controle das gravações.

Por que fazer um roteiro de vídeo?

Primeiro, é preciso ter em mente que o roteiro não diz respeito somente aos diálogos que aparecem diante das câmeras. Sendo assim, como citamos, ele detalha todo o processo de produção, inclusive contém dicas de edição.

Um vídeo exige diversos pontos a serem explorados, por exemplo, a visão, a audição, a linguagem corporal, etc. Portanto, para que consiga se atentar a todos esses aspectos, é essencial documentá-los.

Saber como criar um roteiro de vídeo é um passo que facilitará toda a sua rotina de gravação. Pois, por meio dele, você conseguirá administrar melhor o seu tempo e as suas ideias. Isso porque, ao passar tudo para papel, você entenderá melhor se o vídeo terá um retorno positivo ou não para a sua audiência.

Além disso, deixar os seus pensamentos apenas na memória pode ser um grande risco, pois é possível esquecer algum conceito importante, se embolar e perder o foco e até mesmo ter um branco total. Para evitar esses problemas, o ideal é ter em mãos um direcionamento de toda a produção.

Ah! Em alguns casos é possível reverter esses erros com o auxílio da edição, porém, pode demorar mais do que o esperado. E pior do que isso, em determinadas situações, nem mesmo a edição consegue resolver o problema. Sendo assim, é preciso gravar tudo novamente.

Portanto, ter um roteiro de vídeo é primordial para que o criador de conteúdo digital consiga ter um controle maior de todas as suas ações dentro da produção, garantindo um resultado melhor e, ainda, otimizando o tempo.

Tipos de roteiro de vídeo

Quando se fala em roteiro de vídeo, muitas pessoas associam a planejamentos de cinema, ou seja, a algo complexo, com uma linguagem técnica. Porém, não é bem assim! Existem variados tipos mais simples e que podem funcionar perfeitamente para os seus objetivos. A seguir, selecionamos três deles, veja!

1. Roteiro de texto direto

Nesse modelo, como o próprio nome sugere, o planejamento é realizado em um texto corrido, muito semelhante a uma redação.

Basicamente, o roteiro direto é o mais simples de ser realizado. Sendo assim, basta descrever todas as falas que aparecerão durante o vídeo. Ah, mas lembre-se que não é preciso seguir a risca, pois o documento é apenas um direcionamento.

Esse formato é o ideal para vídeos que sejam predominantemente narrativos e com pouquíssimas edições, por exemplo, produções educativas.

2.  Roteiro técnico ou duas colunas

O roteiro técnico também é simples de ser realizado. Esse modelo consiste em dividir o planejamento em duas colunas, uma destinada ao vídeo e outra ao áudio.

Dessa forma, o script de duas colunas é muito usado por pessoas que participam do processo de edição. Isso porque, com o detalhamento, o profissional responsável saberá exatamente o que inserir em cada cena.

Algumas das produções que utilizam esse tipo de roteiro de vídeo são: documentários, longa-metragem e curta-metragem.

3. Roteiro de cinco colunas

Sendo a opção mais complexa dos três exemplos citados, o roteiro de cinco colunas oferece um planejamento bem detalhado a partir de características como:

  • número de cada cena;
  • texto falado;
  • indicações das fontes da fala;
  • lettering, ou seja, os textos que serão apresentados na tela;
  • descrição das cenas.

Para produções mais complexas e que necessitam de um número maior de pessoas na produção, esse é o tipo de roteiro a ser usado. Isso porque, ele permite orientações mais aprofundadas e minuciosas.

Agora, basta pensar qual dos modelos apresentados auxiliará melhor nas suas produções. Afinal, é preciso avaliar as suas características para que faça a escolha certa!

Principais termos técnicos usados

Ao começar a estudar o mundo do audiovisual, é comum que encontre alguns termos técnicos. E, para que não se sinta perdido, é necessário que saiba os seus significados. Pensando nisso, preparamos os principais deles para te auxiliar. Veja!

Off Screen (O. S.)

Off Screen em português significa fora da tela. Esse termo é utilizado para indicar quando o público ouve a voz de um personagem, porém não o vê (ele está fisicamente presente na cena). Por exemplo, quando a câmera mostra outro personagem.

Voice Over (V. O.)

Bem semelhante com o termo citado anteriormente, o Voice Over é quando se escuta a voz, porém, neste caso, a pessoa não está presente fisicamente na cena, como é o caso de um narrador.

Background (BG)

Esse é usado para se referir às coisas que ficam de plano de fundo da cena, ou seja, que tem um destaque menor — pode ser um lugar, a trilha sonora, etc.

Fade

Existem duas variações bem comuns desse termo: fade in e fade out.

Basicamente, a primeira opção é quando uma imagem ou som aparecem progressivamente, ou seja, vai ficando mais aparente com o tempo. Já a segunda opção ocorre quando esses elementos vão desaparecendo da cena.

Agora que sabe o significado desses termos, ficará muito mais fácil detalhar cada cena para que tenha o resultado esperado e assim, consiga criar um vídeo memorável para o seu público.

Quantas palavras devem ser ditas por minuto?

Sabia que é preciso pensar até mesmo na quantidade de palavras que dirá em cada minuto do seu vídeo para o YouTube? É isso mesmo! Tal ação permitirá com que consiga calcular o tempo da sua produção.

Normalmente, um bom padrão a ser usado é entre 100 e 110 palavras por minuto. Mas, claro, dependendo da complexidade do termo ou da entonação, esse número pode se alterar.

Ter em mente essa quantidade será primordial para que defina o tempo de duração sem que falte conteúdos necessários ou que tenha que acrescentar palavras no momento da gravação.

Como criar um roteiro memorável?

Agora que entendeu melhor o que é um roteiro de vídeo, está na hora de aprender o passo a passo para que consiga colocar em prática e assim, criar vídeos memoráveis. Para te auxiliar, selecionamos algumas dicas. Confira!

1. Defina um objetivo

O primeiro passo para que comece a criar um roteiro de sucesso é definir os objetivos. Isso porque, essa ação vai garantir que aborde somente assuntos interessantes e que estejam diretamente relacionados com o tema.

Para que esse passo seja realizado de forma eficiente, busque fazer o registro e elabore toda a narrativa, isto é, o começo, meio e fim.

Confira alguns dos tópicos que não pode faltar no seu script:

  • introdução: esse é o momento de conquistar a audiência. Sendo assim, deixe bem claro o assunto do conteúdo e como ele poderá ajudar o público.
  • desenvolvimento: comece a ter uma abordagem mais profunda sobre o tema, detalhando todas as informações importantes para o público.
  • conclusão: retome os principais pontos do vídeo, ou seja, faça um resumo. Após essa ação, aproveite para engajar a audiência, por exemplo, indique outros vídeos, peça para entrar nas redes sociais, etc.

2. Escolha um template

Definir um modelo fixo para realizar seus roteiros facilitará, e muito, no momento da gravação. Isso porque, com a recorrência, todos irão se acostumar com o modelo utilizado.

Para essa ação, avalie as exigências necessárias. Por exemplo, se forem conteúdos mais complexos, pode ser viável utilizar o roteiro de duas colunas ou até mesmo o de cinco.

3. Busque objetividade

É preciso ter em mente que o público busca, cada vez mais, a praticidade. Portanto, não seja prolixo em seus conteúdos.

Infelizmente, caso faça um vídeo muito longo, a probabilidade de perder a retenção da audiência na metade do conteúdo é muito grande. Sendo assim, tente resumir ao máximo as informações, mas, claro, sem perder a qualidade.

Para te ajudar nesse aspecto, na hora de criar o roteiro, faça leituras para verificar se há a possibilidade de cortar algum trecho desnecessário.

4. Se atente aos primeiros segundos

O público precisa se interessar em seus vídeos já nos primeiros segundos. Sendo assim, desde o início deixe bem claro os conteúdos que serão abordados durante o vídeo.

Infelizmente, muitos produtores de conteúdo acabam “enrolando” e fazendo uma introdução muito longa. Como resultado dessa ação, a audiência acaba perdendo o interesse e deixando o vídeo de lado.

5. Verifique a duração ideal para os vídeos

Outro ponto importante é definir um tempo ideal para os seus vídeos. Para essa ação, é essencial que conheça as preferências da sua audiência. Por exemplo, existem ramos em que conteúdos extensos são valorizados, como é o caso dos podcasts. Já em outras situações, os vídeos curtos têm um espaço maior.

Portanto, para criar o conteúdo certo, estabeleça um tempo de duração. Sendo assim, após elaborar o texto, caso identifique que está curto demais, acrescente informações. Agora, se estiver longo, tente excluir partes que não façam tanto sentido para o público.

6. Revise em voz alta e cronometre o tempo

Revisar o texto antes de realizar a gravação é primordial para que consiga identificar os erros. Afinal, na escrita pode fazer sentido, porém, quando verbalizado, pode acabar não sendo interessante. Além disso, revisar fará com que memorize melhor o texto e defina qual a entonação usará para abordar cada cena.

Outro ponto importante é sempre cronometrar o tempo, pois a partir disso, conseguirá identificar se o texto está no período adequado para cada cena, por exemplo.

7. Fale diretamente com o público

Para criar um roteiro memorável é preciso que se conecte com o público. Afinal, ele precisa ter a percepção de que aquele vídeo foi feito pensando nas suas necessidades.

E, para que consiga fazer essa ação com excelência, você precisa conhecer bem a sua persona, isto é, as suas dores, a linguagem, referências, etc. Quanto maior o número de informações que conseguir sobre seu público, maiores serão suas chances de criar uma relação de proximidade e assim, conseguir atraí-los.

Esperamos que tenha gostado dessas dicas. Agora, use todas as informações do conteúdo para que consiga criar um roteiro de vídeo ideal! Ah, também aproveite para ajudar outras pessoas e compartilhe esse texto nas suas redes sociais.

Resumindo

O que é um roteiro de vídeo? 

Trata-se de um documento que tem o objetivo de direcionar toda a produção do conteúdo.

Como se faz um roteiro de vídeo?

– Defina um objetivo;
– Escolha um modelo a seguir;
– Se atente aos primeiros segundos do conteúdo;
– Seja claro e objetivo;
– Estude a sua persona.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático