O que é SimilarWeb: saiba para que serve e como pagar menos

Quem tem um site precisa monitorar sua performance frequentemente. A partir dessa análise é possível identificar pontos que precisam ser melhorados e oportunidades para o negócio. O SimilarWeb é um recurso que permite realizar essas análises. 

A ferramenta é um recurso interessante para quem quer conhecer o mercado em que atua e monitorar seus concorrentes. Por meio dessa solução, é possível avaliar o número de visitas do site, identificar as origens do tráfego entre outras informações. Neste artigo, você vai conhecer melhor a SimilarWeb e entender como aproveitá-la no seu negócio. Confira!

O que faz o SimilarWeb?

A SimilarWeb é uma solução de análise de sites e aplicativos, que fornece inteligência de mercado e multiplataforma para empresas que precisam monitorar, entender e crescer o market share digital.

A ferramenta entrega dados sobre uma empresa e seus concorrentes, como métricas de posicionamento em motores de busca e ranking de utilização para aplicativos, número de acessos ou visitas, taxa de rejeição, origem do tráfego e outros dados relevantes para a empresa. 

As informações levantadas podem ser usadas pela empresa como forma de comparar o seu desempenho com o dos concorrentes. Entenda o que a SimilarWeb faz com mais detalhes:

Entrega dados sobre a taxa de rejeição do site

A taxa de rejeição é um percentual que revela o número de usuários que acessam uma única página. Esse dado mostra que o usuário chegou até uma página, mas não continuou navegando pelos outros links, dessa forma, a rejeição é contabilizada.

Mostra qual é a duração média das visitas no site

Esse dado mostra quanto tempo os usuários passam nas páginas do seu site. Por ser um indicador de qualidade, é importante que o resultado seja alto. No entanto, isso depende do tipo de conteúdo que o seu site entrega. Blogs, por exemplo, costumam ter mais conteúdo, isso significa que o tempo médio nas páginas será mais alto do que em sites de fotos, por exemplo.

Na hora de comparar com outros sites, utilize aqueles que entregam o mesmo tipo de conteúdo que o seu.

Identifica as origens do tráfego

A origem do tráfego é uma métrica importante para quem quer saber onde investir mais dinheiro em divulgação. Esse tipo de dado mostra de onde estão vindo os cliques do seu site. 

Outra vantagem é que por meio do comparativo com os concorrentes, você também consegue identificar a origem do tráfego de outros sites. Essas fontes de acesso podem ser interessantes para você atrair clientes para o seu site.

Está em dúvida sobre o melhor canal para investir na atração de novos usuários? Essa métrica vai te ajudar a tirar suas dúvidas.

Descubra as melhores palavras-chave para o seu negócio

As palavras-chave são utilizadas pelos usuários quando precisam encontrar algum conteúdo, produto, solução etc. Esse é um recurso valioso que as empresas devem utilizar para atrair seu público. 

A SimilarWeb mostra quais são os termos de pesquisa (palavras-chave) mais populares entre os usuários na internet. Com essa informação, você consegue priorizar as mais importantes e utilizá-las para criar conteúdo para o seu site.

Mapeie os sites de referência que concorrem com o seu

Existem diversos fatores que fazem com que um site seja reconhecido como referência. Entre eles estão os backlinks, que são as menções feitas a uma página em outro site. Isso acontece quando uma determinada página na internet menciona o conteúdo de outra.

Quanto mais isso acontece, mais os motores de busca entendem que aquele conteúdo é relevante. Ou seja, consideram que vale a pena visitar aquela página. 

A SimilarWeb mostra quais são as páginas que transferem a autoridade para os sites que disputam o seu público. Com acesso a essa informação, sua empresa pode criar estratégias para que essas páginas mencionem o seu site também.

Descubra qual é o perfil dos seus usuários

Você sabe qual é o perfil do usuário que visita o seu site? O que ele procura? O que ele precisa? Quais são suas principais dores ou interesses? Quais são seus objetivos? Essas informações são fundamentais para a construção de um site.

Com a SimilarWeb, você consegue mapear esses dados e formar o perfil do seu usuário. Dessa forma, terá mais propriedade na hora de desenvolver as páginas e estruturar o conteúdo que o cliente deseja receber.

Para que serve a SimilarWeb?

A SimilarWeb é uma ferramenta analítica que serve para mensurar os dados de um site. A solução oferece algumas formas de medir o tráfego:

  • Tráfego direto: identifica o volume de usuários que chegaram até determinado site digitando diretamente a URL no navegador;
  • Tráfego via referência: identifica o volume de usuários que acessam um site a partir do link de outra página na web;
  • Tráfego via mecanismos de busca: identifica o volume de usuários que chegam até o site a partir dos resultados que são entregues por um site de buscas, como Google, Bing! etc.;
  • Tráfego via redes sociais: identifica o volume de usuários que chegam até um site a partir de um link publicado em redes sociais;
  • Tráfego via e-mail: identifica o volume de usuários que chegam em um site a partir do link divulgado em um e-mail;
  • Tráfego via links patrocinados: identifica o volume de usuários que chegam até um site a partir do clique em um anúncio.

A SimilarWeb também serve para identificar as palavras-chave que são utilizadas nos sites, plataformas de interação e páginas indicadoras. Dados relacionados com o público, bem como as categorias que essas pessoas preferem, concorrência e divisão de tráfego por página são outros recursos que a SimilarWeb entrega.

Como usar a SimilarWeb?

A SimilarWeb é uma solução bem simples de utilizar. A seguir, você vai ver como encontrar alguns recursos na plataforma e como cada um deles vai te ajudar.

O acesso à plataforma é feito pelo link https://www.similarweb.com/pt. Após acessar o site, na primeira página, você verá o campo de pesquisa, digite a URL que deseja monitorar nele.

Algumas informações básicas sobre essa página devem aparecer para você, como a data em que foi lançada, número de funcionários, sede, classificação por país e por categoria, entre outros dados. 

A visão geral de tráfego do seu site

Na visão geral, estão os dados de tráfego do site dos últimos seis meses. Entre os dados estão o total de visitas e o crescimento do site no período, a duração média das visitas, o número de páginas que foram visitadas e a taxa de rejeição. Ao rolar a página, você também pode ver o volume de tráfego gerado por cada país.

Visão do tráfego direto do site

Nessa área, você verá a taxa de tráfego direto referente ao percentual de pessoas que digitam a URL do seu site diretamente no navegador. Esse dado revela o conhecimento que os usuários têm sobre seu site e, em geral, é mais alto do que o percentual referente às outras páginas. 

Taxa de referral do site

Na área de referral, você consegue identificar qual é o tráfego originário dos links do seu site que foram inseridos em páginas externas. Você ainda encontra uma lista dos sites que as páginas geram um volume maior de tráfego e qual é o índice de crescimento.

É possível ver a visualização completa dessa lista clicando no botão abaixo da faixa de “principais sites indicadores”. No lado direito estão os sites mais referenciados no seu site, isso quer dizer que são as páginas que o seu site mais mencionou

Confira os dados das pesquisas

O tráfego dos mecanismos de busca mostram qual é o volume e as origens desses acessos. Além disso, a SimilarWeb diferencia os dados por tráfego orgânico e pago. Logo abaixo, você verá uma lista com as principais palavras-chave utilizadas nas buscas e qual é o percentual de tráfego que cada uma delas gerou.

A ferramenta também mostra uma lista com as principais palavras-chave que o site utilizou.

Tráfego gerado pelas redes sociais

A lista de tráfego gerado por redes sociais revela o percentual de visitantes que clicaram nos links do seu site utilizados em redes sociais. A ferramenta mostra de acordo com as principais redes sociais, como YouTube, Facebook, LinkedIn, WhatsApp e Twitter.

Tráfego originário de e-mail

As campanhas de e-mail são uma importante fonte de tráfego para as empresas. Com a SimilarWeb, é possível identificar qual é o percentual do tráfego gerado por esse canal. Porém, os dados não são muito detalhados, pois as informações são confidenciais.

Tráfego gerado por anúncios na internet

Outro dado importante entregue pela SimilarWeb é referente aos anúncios em sites na internet. A plataforma levanta quais são as páginas parceiras do Google AdSense que veiculam anúncios por meio da rede de display.

Esses anúncios são distribuídos em diferentes tipos de sites. Se a sua empresa investe nesse tipo de divulgação, você conseguirá verificar os resultados do tráfego gerado a partir desses anúncios.

Interesses do público

Além de informações sobre as origens de tráfego, a SimilarWeb também entrega os resultados referentes ao interesse do público do seu site. Nessa área, a plataforma mostra quais são os temas que mais interessam para sua audiência. 

A ferramenta também apresenta uma amostragem de sites que os visitantes acessam com frequência. Outro dado relevante sobre o público é a escala que revela quais são os tópicos que a sua audiência procura, de acordo com o volume de pesquisa. 

Monitore seus concorrentes e sites similares

Na lista de concorrentes e sites similares, a SimularWeb mostra quais são as páginas que compartilham do seu público, ou seja, aquelas que disputam o interesse e a atenção dos seus usuários.

Esse dado é relevante para que você possa conhecer o seu público com profundidade, mas também revela se outros tipos de sites, que não são do seu segmento, também geram interesse nos usuários.

A SimularWeb permite que você analise por filtros de semelhança ou classificação, é só selecionar a opção específica para diferenciar os sites.

Quanto custa SimilarWeb?

A SimilarWeb conta com um modelo freemium, que oferece diversos recursos de análise. No entanto, há uma restrição de utilização. A plataforma permite apenas 5 pesquisas. Para obter relatórios completos e ter acesso a todos os recursos, a ferramenta oferece o plano SimilarWeb Pro, com resultados ilimitados por métrica, dados de histórico do site de até 3 anos e dados de histórico de aplicativo dos últimos 28 meses, além de permitir a pesquisa por palavra-chave e outros recursos exclusivos. 

O valor do plano não é informado no site, você precisa entrar em contato e conversar com um consultor que vai indicar o modelo com valores e ferramentas que atendem às necessidades do seu negócio.

Um dos maiores obstáculos para as empresas brasileiras contratarem o SimilarWeb é a conversão da moeda. A ferramenta é paga em dólar e isso encarece o valor. Para quem tem interesse na solução, mas quer economizar, uma alternativa está no serviço de transferência internacional eFX, que é menos burocrático e mais econômico para quem precisa enviar dinheiro para outro país.

O eFX permite que transferências unilaterais correntes e de transferências de recursos sejam feitas entre contas de clientes no Brasil e em outros países. O limite da transferência é de até USD 10 mil ou o seu equivalente em outras moedas.

Você pode contar com a Remessa Online para realizar essas transferências, basta realizar um cadastro básico na plataforma.

Resumindo

Para que serve a SimilarWeb?

A SimilarWeb é uma ferramenta analítica que serve para mensurar os dados de um site. A solução oferece algumas formas de medir o tráfego como recursos de análise de tráfego direto, tráfego via referência, tráfego via redes sociais entre outros. A SimilarWeb também serve para identificar as palavras-chave que são utilizadas nos sites, plataformas de interação e páginas indicadoras. Dados relacionados com o público, bem como as categorias que essas pessoas preferem, concorrência e divisão de tráfego por página são outros recursos que a SimilarWeb entrega.

Como usar a SimilarWeb?

A solução bem simples de utilizar. O acesso à plataforma é feito pelo link https://www.similarweb.com/pt. Após acessar o site, na primeira página, você verá o campo de pesquisa, digite a URL que deseja monitorar nele. Algumas informações básicas sobre essa página devem aparecer para você, como a data em que foi lançada, número de funcionários, sede, classificação por país e por categoria, entre outros dados.

Quanto custa SimilarWeb?

A SimilarWeb conta com um modelo freemium, que oferece diversos recursos de análise com restrição de 5 pesquisas. Para ter acesso a todos os recursos, a ferramenta oferece o plano SimilarWeb Pro. O valor do plano não é informado no site, você precisa entrar em contato com um consultor. Mas existem formas de economizar no custo da plataforma.

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