Passo a passo de como tirar o visto para a China

A China tem se tornado cada vez mais um destino turístico valorizado pelos brasileiros. Neste texto vamos ensinar o passo a passo de como tirar o visto para China.

A China é o terceiro país mais visitado do mundo. Isso se deve a cultura milenar, a monumentos famosos como a Muralha da China (uma das Sete Maravilhas do Mundo), as cadeias de montanhas como o Himalaia, e também pela ascensão econômica do país nos últimos anos.

A China também é o país mais populoso do mundo, tendo mais de 1,38 bilhão de habitantes, o que corresponde a quase um quinto de toda a população do planeta.

O contraste entre a modernidade da ascensão econômica e a tradição de uma cultura milenar chamam atenção de quem visita o país.

Muralha da China – Uma das 7 maravilhas do mundo.

Para algumas cidades, é preciso de visto para viajar. Veja a seguir o passo a passo de como tirar o visto para a China.

Visto chinês: como obter

A China vem ganhando cada vez mais espaço e chamando mais atenção dos turistas e empresários, não somente por contar com um dos maiores polos industriais e comerciais do mundo, mas também pelo excelente repertório de atrações turísticas.

A cultura milenar e gastronomia excêntrica também são atrativos muito procurados por quem visita o país, além das belíssimas paisagens naturais. Tudo isso explica o motivo de ser um dos destinos mais procurados do mundo.

Recentemente, a China passou a facilitar e agilizar o processo de vistos para brasileiros que desejam visitar o país. Tal facilidade inclui os cistos para turismo e também para negócios, o que aquece ainda mais a economia dos dois países.

Como em qualquer acordo entre países, a facilitação na emissão de vistos para brasileiros também possui regras. O governo chinês permite múltiplas entradas no país com período de permanência de 90 dias, renováveis por mais 90 dias a cada 1 ano.

Atualmente existem diversas modalidades de vistos para quem pretende visitar a China considerando as várias motivações de quem deseja visitar o país. Os tipos de vistos para a China são:

  1. Turismo – representado pela letra L;
  2. Negócios – representado pela letra M;
  3. Finalidades particulares – representados pelas siglas Q2 ou S2.

Tirar o visto para a China é obrigatório para quem tem o país como destino final, ou seja, são dispensadas do visto as pessoas que fazem apenas uma conexão — uma exceção para Hong Kong, Hainan e Macau que estão em território chinês, mas não exigem vistos para turistas brasileiros. 

Para ajudar você a sanar as principais dúvidas, confira abaixo os passos para emitir o visto para a China e assim viajar ao país com tudo regularizado e em segurança!

Passo 1: Reúna a documentação necessária

O visto para pessoas que vão à China como turistas é o “L”.

Para fazer essa solicitação, é preciso que o passaporte esteja com validade de no mínimo seis meses. Os documentos necessários para o processo são:

  1. Passaporte brasileiro (original e cópia);
  2. Formulário de visto preenchido e com foto;
  3. Comprovante de renda individual;
  4. Confirmação de reserva da hospedagem e da passagem aérea.

Com o passaporte em mãos, você vai precisar imprimir um formulário disponível no site do Consulado Chinês.

Preencha com letra de forma e anexe uma foto 3×4 recente com fundo branco.

Na solicitação, será preciso colocar as informações sobre seu itinerário e roteiro de viagem na China — reserva de hotel, passagem aérea (ida e volta) ou carta-convite emitida por um indivíduo que mora na China contendo todos os dados pessoais da pessoa convidada, data de chegada e saída e assinatura do representante legal.

Passo 2: Vá até ao consulado ou envie pelos Correios

Com os documentos em mãos, vá ao Consulado da China que atende a jurisdição do estado que você reside.

A entrega dos documentos não precisa ser presencial, isto é, você pode solicitar que alguém leve os documentos para você.

Há Consulado da China em São Paulo (compreende os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e no Rio de Janeiro (jurisdição de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo).

Se você não mora em um desses estados, também é possível enviar os documentos pelos Correios, pagando uma taxa e enviando envelope preenchido com o endereço do destinatário para a devolução do passaporte.

Passo 3: Pagamento da taxa do visto

Ao entregar os documentos, você vai receber um boleto para pagar a taxa do visto. Para quem enviar pelos Correios a documentação é preciso entrar em contato com a Embaixada da China, em Brasília, para obter informações sobre o pagamento.

A taxa é no valor de R$ 460,00 para passaportes brasileiros, contudo, os valores podem variar para casos de emergências. Deve-se considerar taxas de envio, caso a pessoa não resida em um estado em que exista um consulado chinês.

A forma de pagamento é definida pelo consulado e após a apresentação dos documentos e recebimento do protocolo, o pagamento poderá ser efetuado e o comprovante deve ser entregue no ato da retirada do visto.

A validade do visto de turismo é de 5 anos e permite várias entradas no país com permanência de até 90 dias. O passaporte deve ter validade mínima de um ano e ainda é permitido prorrogar a estadia por mais 90 dias, totalizando 180 dias a cada 1 ano.

Como tirar o visto para atividades de negócios e comerciais

O visto do tipo M, que é emitido em casos de pessoas que desejam ir à China para realizar atividades comerciais e negócios, é necessária uma carta convite enviada pela empresa chinesa, que conste os dados completos da pessoa que irá viajar.

De posse da documentação necessária, a pessoa deve enviar ao consulado que representa seu estado com o formulário preenchido, além da carta convite carimbada e assinada pelo representante da empresa chinesa.

Se a pessoa pretende ir à China para participar de eventos profissionais, feiras de exportação e importação é necessário requisitar o visto M, para atividades comerciais e negócios, além de apresentar a documentação que comprove a inscrição no evento.

No que se atentar ao tirar o visto para China

Se você for a Macau ou Hong Kong, que são destinos bastantes procurados na China, precisa saber que estas são cidades administrativas. Assim, se você for visitá-las vai sair do território Chinês, precisando de um visto de duas entradas ou mais. Contudo, se você for ficar apenas nessas cidades não precisa de visto para a China.

Há peculiaridades para tirar o visto para China se você for para Hong Kong ou Macau.

Se você pretende visitar algum destino da China e vai ficar por um período inferior a seis dias (144 horas), não precisa emitir o visto em trânsito.

A liberação é dada no momento do desembarque no país, quando for apresentada a documentação de viagem internacional válida e a passagem com conexão para um terceiro país.

Visto de trânsito

A isenção do visto em trânsito é válida para as cidades de Pequim (Beijing) e Tianjin, Xangai e a província de Hebei.

Há ainda cidades que permitem isenção do visto de trânsito por até três dias (72 horas), apresentando a passagem para o outro país.

Em quanto tempo fica pronto o visto chinês?

Após a entrega e protocolo de todos os documentos necessários ao consulado chinês, geralmente o visto fica pronto em 5 dias úteis, porém, caso houver algum problema com a documentação o processo pode demorar um pouco mais.

Conseguimos tirar suas dúvidas sobre como tirar o visto para China? Recomendamos de em caso da necessidade de qualquer esclarecimento entrar em contado com a Embaixada da China no Brasil, que possui sede em Brasília, pelo telefone 61 2195-8200 ou e-mail chinaemb_br@mfa.gov.cn.

Resumindo:

Como obter o visto para a China?

O primeiro passo é definir qual o tipo de visto que será emitido, de acordo com o objetivo da viagem ao país. Logo em seguida organizar toda a documentação necessária, enviar para o consulado responsável pelo seu estado e pagar a taxa de emissão do visto.

Quanto custa e em quanto tempo o visto para a China fica pronto?

A taxa de emissão do visto para a China é de R$ 460,00 para passaportes brasileiros, mais despesas de envio caso for necessário. O visto fica pronto em aproximadamente 5 dias úteis.

Leia também: Visto para a Europa: o que é preciso e quais documentos são necessários

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático