10 Certificações em TI e como elas ajudam para atuar no exterior

Obter certificações em TI é quase uma obrigação dos profissionais dessa área. E isso não somos nós quem estamos dizendo, é o mercado!

Afinal, com um crescimento exponencial nos últimos anos da área de tecnologia, é natural que a procura por especialistas qualificados e com certificações aumentem.

Segundo a GeekHunter, empresa de recrutamento especializada na contratação de profissionais de tecnologia, o número de vagas na área cresceu 310% em 2020, conforme divulgado pelo site Valor Investe

Além disso, segundo a mesma companhia, houve um aumento na oferta de vagas remotas. Enquanto em fevereiro de 2020, a média era de 25%, em novembro do mesmo ano, essas vagas já correspondiam a 75% do total.

E mesmo no pós-pandemia, as expectativas são de que as vagas remotas se mantenham em pelo menos 60%.

Mas as boas notícias não acabam por aqui! Segundo o Valor Investe, o aumento da demanda pelos profissionais da Tecnologia da Informação está intrinsecamente associado ao fato de que muitas empresas estrangeiras buscam a contratação de brasileiros.

Isso quer dizer que é preciso conter boas certificações em TI para angariar alguma dessas vagas!

Por isso, pensando em te ajudar, listamos, neste conteúdo, algumas das mais importantes certificações para os profissionais de TI.

Quer saber quais são elas? Então continue a leitura para descobrir!

Qual é a importância das certificações em TI?

Como mencionamos, a demanda por profissionais da área de tecnologia tem aumentado consideravelmente. Sendo assim, essa é uma das grandes razões pelas quais as certificações em TI são tão importantes.

Isso porque, apesar de existirem muitas vagas, as empresas querem os melhores profissionais para ocupá-las e, para isso, costumam solicitar as certificações, que comprovam suas capacidades.

Além disso, sabe-se que para obter os certificados, é preciso passar por testes que avaliem os seus conhecimentos. Nesse sentido, a preparação necessária, seja em casa ou em cursos específicos, te possibilita aprender mais sobre determinada área.

Desse modo, considerando que novidades na TI surgem a todo mundo, você conseguirá se manter sempre atualizado para desenvolver suas atividades profissionais. 

Como certificações em TI podem ajudar na atuação em empresas internacionais?

Quem quer crescer na carreira e angariar vagas internacionais, precisa se preparar para aproveitar a oportunidade que as empresas estrangeiras estão oferecendo, como a BairesDev, uma das maiores companhias de terceirização de software da América Latina.

Ela recebe por ano mais de 1,2 milhão de currículos de desenvolvedores e engenheiros de software de vários países, entretanto contrata apenas 1% desse número. Isso quer dizer que a concorrência por vagas nas companhias internacionais é muito grande.

Logo, nesse cenário, as certificações em TI são, sem dúvidas, um grande diferencial, que podem fazer com que você saia na frente durante os processos seletivos.

Em outros cenários, no entanto, elas podem ser muito mais do que diferenciais, mas sim pré-requisitos para concorrer a uma vaga nas grandes empresas. Por isso, se tornam ainda mais essenciais!

Mas, além disso, saiba que suas certificações ainda continuarão sendo úteis mesmo após a sua contratação. Afinal, o aprendizado durante a preparação para o teste se transformará em conhecimentos que poderão ser amplamente aplicados no desenvolvimento de suas atividades.

Nesse sentido, não restam dúvidas de que as certificações são necessárias tanto para conseguir uma boa vaga como para a execução plena do seu trabalho. 

Confira 10 certificações em TI exigidas pelo mercado

Finalmente, agora você conferirá a lista com as principais certificações em TI mais exigidas no mercado nacional e, principalmente, internacional, como nos Estados Unidos e na Europa.  

1. ITIL – Information Technology Infrastructure Library

A ITIL (Biblioteca de Infraestrutura da Tecnologia da Informação, em português) é, sem dúvidas, uma das certificações mais reconhecidas no mundo. Em algumas empresas, inclusive, ela é considerada como requisito básico.

Nesse sentido, saiba que o seu foco é garantir que o profissional especializado saiba como identificar, planejar, desenvolver e dar suporte a um setor de TI.

Por ser uma certificação bem ampla, a ITIL pode ser indicada para os Gestores de Tecnologia, bem como para qualquer outro profissional da área focado na execução.

Convém mencionar, ainda, que essa certificação pode ser obtida em quatro níveis: Fundamentação, Intermediário, Expert e Master. O nível a ser obtido dependerá, obviamente, do conhecimento, da experiência e das pretensões do profissional.

Além disso, essa é uma das certificações mais caras. No site da PeopleCert, os valores dos exames estão a partir de US$342,00, sendo esse referente ao nível mais básico. À medida em que os níveis aumentam, os valores também crescem. 

2. CGEIT – Certified in the Governance of Enterprise Information Technology

O CGEIT (Certificado em Governança de Tecnologia da Informação Empresarial, em português) tem como objetivo certificar profissionais para a Governança de TI, capazes de comandar projetos, tomar decisões assertivas e otimizar riscos e recursos.

Como essa área tem crescido exponencialmente, essa certificação tem sido muito procurada pelos profissionais em cargos de diretoria, presidência e gerência em TI, além, é claro, dos consultores.

Entretanto, para adquiri-la, o profissional precisa ter, no mínimo, 5 anos de experiência em Governança de TI e ter algum vínculo com uma ou mais empresas. 

3. PMP – Project Management Professional

O PMP (Profissional de Gerência de Projetos, em português) é destinado à qualificação de gerentes de projetos dentro do departamento de TI.

Essa certificação é emitida pelo PMI, instituição sediada na Pensilvânia, nos Estados Unidos, e valida a competência do profissional para liderar equipes, trabalhar com aspectos técnicos de uma gestão de projetos e criar estratégias organizacionais.

Para obtê-la, é preciso ter: (a) ensino médio completo, (b) 5 anos de liderança e gestão de projetos e (c) 35 horas de treinamento em gestão de projetos ou certificação CAPM.

Ou, então: (a) uma graduação de 4 anos, (b) 3 anos de liderança e gestão de projetos e (c) 35 horas de treinamento em gestão de projetos ou certificação CAPM.  

4. CAPM – Certified Associate in Project Management

O CAPM (Associado Certificado em Gestão de Projetos, em português), como você viu no tópico anterior, pode ser um pré-requisito para a obtenção do PMP.

Por isso, ele pode ser aproveitado pelas pessoas que desejam iniciar a carreira na gestão de projetos em TI, mas também por aquelas que já pensam na futura aquisição de outros certificados.

Nesse sentido, com o CAPM é possível desenvolver os conhecimentos básicos e fundamentais para a gestão de projetos. Portanto, ele é uma boa opção para gerentes, coordenadores e analistas de negócios de TI. 

5. Certificações Microsoft

As certificações da Microsoft são muito relevantes no cenário mundial da tecnologia, seja para angariar oportunidades na própria empresa ou para conseguir colocações em outras companhias.

Por isso, saiba que são variadas as certificações oferecidas, nas mais diversas áreas e para os variados profissionais de TI, como programador, engenheiro de dados, cientista de dados, arquiteto de soluções, engenheiro de segurança, entre outros.

Assim, é possível escolher a que mais atende às suas necessidades.  

Convém mencionar que, segundo dados disponibilizados pela Microsoft em seu site, após obterem uma certificação da empresa, 23% dos profissionais receberam um aumento de salário de até 20%.

6. CISM – Certified Information Security Manager

O CISM (Certificado de Gerente de Segurança da Informação, em português) é uma importante certificação voltada para a segurança digital.

Isso porque, como essa é uma área cada vez mais necessária e urgente no mundo da tecnologia, o profissional que o detém pode ser extremamente valorizado e conseguir boas oportunidades.

Entretanto, para obter essa certificação, é necessário ter, no mínimo, 5 anos de experiência em segurança da informação.

7. VMware VCP – CMA

A VMware é uma importante empresa de software especializada na computação em nuvem e virtualização. Ela oferece a certificação VMware Certified Professional for Cloud Management and Automation, o VCP-CMA (Certificado Profissional para Gerenciamento e Automação em Nuvem da VMware, em português).

Isso quer dizer que, em um cenário onde os serviços de nuvem pública têm crescido consideravelmente no mundo, obter uma certificação na área pode ser uma ótima chance de aumentar as oportunidades profissionais.  

Assim, o profissional de TI que adquire essa certificação se torna apto para instalar, configurar e administrar ambientes na nuvem privada, pública e híbrida e para realizar migrações de data centers para esse ambiente virtual.

Convém mencionar que a certificação VCP-CMA se atualiza constantemente para estar sempre em conformidade com as novas práticas do mercado.

8. CISSP – Certified Information Systems Security Professional

A certificação CISSP (Certificado Profissional de Segurança de Sistemas da Informação, em português) é uma das mais valorizadas mundialmente na área de segurança da informação.

Ela é ofertada pela (ISC)², associação internacional sem fins lucrativos para líderes de segurança da informação, e credenciada pelo ANSI (American National Standards Institute).

O profissional que obtém essa certificação consegue proficiência em vários domínios, como: segurança e gerenciamento de riscos, segurança de ativos, arquitetura e engenharia de segurança, segurança de comunicação e rede e segurança e desenvolvimento de software.

Ou seja, o seu objetivo é qualificar profissionais que garantam a segurança e a proteção de dados dos sistemas corporativos e combatam ativamente os ataques cibernéticos.

9.CCIE – Cisco Certified Internetwork Expert

A CCIE é ofertada pela Cisco, transnacional norte-americana, que oferece soluções para redes e comunicação. Essa é considerada a certificação máxima de especialistas em interconexões de redes e seu enorme reconhecimento não é por acaso.

Isso porque, para obtê-la, o profissional precisa passar por duas etapas: a primeira é composta por um exame teórico e escrito, o qual o indivíduo tem duas horas para fazer.

Já a segunda etapa consiste no “Lab Exam”, que dura 8 horas. Esse é um teste prático, no qual o profissional precisa desenvolver uma série de configurações com a finalidade de projetar, implantar, operar e otimizar soluções para garantir a proteção da rede. 

10. RHCE – Red Hat Certified Engineer

A RHCE é uma certificação própria da Red Hat para Engenheiros Certificados. Para quem não sabe, a Red Hat é uma empresa americana que disponibiliza soluções para o sistema GNU/Linux e que foi comprada recentemente pela IBM.

Nesse sentido, essa é a melhor opção de certificação para profissionais que trabalham com o Linux em ambientes corporativos e bancos de dados. Afinal, ela dá embasamento para que o profissional possa realizar diversas configurações no sistema, bem como controlá-lo e expandi-lo.

Como a Remessa Online pode te ajudar com as certificações em TI?

Como você viu, as principais certificações em TI do mundo são obtidas em empresas ou instituições internacionais. 

Além disso, quando você for se preparar para os testes, muito provavelmente precisará comprar um curso do exterior para que as suas chances de aprovação aumentem.

Sendo assim, para pagar os testes e os cursos, é certo que você precisará realizar transferências internacionais, o que quer dizer que será necessário contar com uma plataforma para operar todas essas transações. Você já pensou nisso?

Nesse sentido, saiba que a Remessa Online pode te ajudar a realizar esses pagamentos de forma menos dispendiosa possível. Afinal, sabemos que, embora importantíssimas, as certificações possuem valores bem onerosos e que podem pesar no seu bolso.

Portanto, para que você não perca a oportunidade de obter importantes certificações e uma boa colocação no mercado, contamos com uma plataforma de transferências que apresenta as menores taxas do mercado: apenas 1,3% de custo operacional.

Em apenas 1 dia útil o dinheiro já estará na conta da instituição e você, imediatamente, está apto a começar o processo de obtenção da certificação.

E o melhor: você pode criar uma conta gratuita na Remessa Online em apenas 2 minutos. Basta acessar a plataforma e fazer o seu cadastro simples.

Dessa forma, você pode obter todas as certificações em TI que quiser, gastando o mínimo possível. Incrível, não é?

Precisa transferir para o exterior? Saiba como a Remessa Online pode te ajudar!

Conclusão

Agora que você já sabe quais são as certificações em TI mais importantes e valorizadas no mercado nacional e internacional, é hora de dar um gás na sua carreira e se tornar um profissional ainda mais qualificado e capacitado.

Com certeza, ao obter alguma dessas certificações, você conseguirá boas oportunidades em empresas incríveis e renomadas.

Por isso, não deixe de contar com a Remessa Online para te ajudar a crescer e a se consagrar como um profissional de TI de sucesso!

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático