3 setores promissores da bolsa americana segundo Alberto Amparo, da Suno Internacional

alberto-amparo

Alberto Amparo, Analista CNPI da Suno Internacional, conta quais são os 3 setores da bolsa americana que vêm à sua mente quando o assunto é crescimento.

Pergunta – Quais são os três setores que te vêm à mente como os mais promissores da bolsa americana hoje?

Ouça a resposta

Alberto Amparo, analista CNPI da Suno International,
fala de “setores promissores” da bolsa americana

Alberto Amaro – Bom, basicamente a gente pode falar por setor, mas eu tenho que deixar claro antes, que para ganhar dinheiro com investimentos, você não compra um setor que está fadado ao sucesso.

O Buffet tem uma frase muito boa. Ele fala que “um cavalo que conta até 10 é um excelente cavalo, mas ele é um péssimo matemático”.

Da mesma forma, um excelente setor pode ter empresas terríveis para você fazer um investimento.

Tem outra frase do Buffet que ele fala:

No mercado de ações você paga um preço muito alto por um consenso animador.

E isso aconteceu várias vezes na história

Assim que surgiu a companhia aérea, era óbvio que o avião iria mudar a humanidade e seria um sucesso. Surgiram centenas de empresas aéreas. O Buffet não investiu nelas.

Ele dizia que não sabia, com base nas evidências que tinha, quais empresas dentro desse setor iriam vencer.

Então, isso seria uma especulação.

Um monte de gente investiu, a maioria das empresas do setor faliu, a maioria das pessoas perdeu dinheiro, e o Buffet continuou salvo.

Outro exemplo veio com a internet nos anos 2000. Era óvio que a internet veio para mudar a humanidade.

Só que estavam surgindo centenas de empresas de internet. Um monte de gente investia nelas porque a internet “tinha vindo” para mudar a história, mas o Buffet ficou de fora.

Durante a bolha, um “monte de gente” ganhou dinheiro. Mas ai estourou a bolha, um monte de gente perdeu dinheiro porque a maioria das empresas não conseguia ganhar dinheiro, não tinha vantagem competitiva, um monte de gente faliu e o Buffet continuou.

Então, se você olhar a indústria da cannabis nos Estados Unidos, ela está crescendo muito. Todo mundo sabe que ela está crescendo. Só que surgiram umas 100 empresas, que vendem um produto que é uma commoditie e você sabe me dizer qual delas vai ter sucesso e vai estar ganhando dinheiro daqui a 5 ou 10 anos?

Quando você compra um investimento, você está comprando o futuro da empresa.

Então, esse senso de comprar um setor promissor para ganhar dinheiro, é o primeiro nível de pensamento.

Se você estuda os grandes investidores, você vê que uma empresa que está fadada à falência pode ser um ótimo investimento e a melhor empresa do mundo pode ser um péssimo investimento.

Porque tudo depende de quanto está custando, de como as pessoas estão precificando essas coisas.

Então a empresa que está fadada à falência, mas ela tem 100 dólares em caixa, em dinheiro, e tem 50 de dívida de curto e longo prazo somadas, se essa empresa estiver valendo 20 no mercado, você está pagando 20 por 50.

Então, se ela quebrar, ela paga todas as dívidas dela, te dá 50 e você pagou só 20. Mais que dobra o seu dinheiro.

Da mesma maneira, se você comprasse a IBM na alta do ciclo, todo mundo sabia que era um empresa excelente. Intel também, várias outras empresas, Ambev aqui no Brasil, Netflix…

Netflix estava sendo vendida 180 vezes o lucro deles. Então, sem crescer, demoraria 180 anos para o investidor ter o dinheiro dele de volta.

Então, setores que vão crescer, eu acho que computação em nuvem vai crescer muito, setor de memória DRAM também, que é utilizada em informação de nuvem, REITs de data center, eu acho que isso ai também vai crescer, porque cada vez mais, as informações vão ser guardadas digitalmente e não em documentos físicos como foram no passado, então são “três setores” em um.

Computação em nuvem, onde temos Amazon(NASDAQ: AMZN), Google(NASDAQ: GOOGL), Alibaba(NYSE: BABA), Microsoft(NASDAQ: MSFT)… DRAM, memória DRAM que é usada em celular, computador, é usada em tudo, ai temos a Micron Technology(NASDAQ: MU), a gente tem a Samsumg por exemplo, ISK que é um oligopólio…

Mas o problema é preço que você está pagando.

Se todo mundo sabe que isso vai crescer, paga-se um preço muito alto por um consenso animador.

Alberto Amparo é Analista CNPI e Responsável pela carteira Suno Internacional. Especialista em Investimentos, formado em Engenharia de Produção pela UFSCar e certificado pela Apimec como Profissional de Investimento (CNPI). É um dos principais analistas da Suno Research e responsável pela carteira de investimentos da Suno Internacional.

Related posts

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024