A moeda brasileira perdeu o ritmo de valorização depois da possibilidade de os novos aumentos de juros nos Estados Unidos virarem unanimidade no mercado financeiro. Dados do mercado de trabalho norte-americano indicam sobreaquecimento da economia estadunidense e sugerem que a taxa terminal de juros chegará aos 6,0% por lá. Tudo isso, claro, tem tirado o brilho da moeda brasileira e demais divisas não conversíveis.
Quer saber mais sobre Brasil, EUA, Zona do Euro e Reino Unido? Acompanhe a seguir os desdobramentos destes e outros acontecimentos.
Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina
Perspectivas
Embora o Banco Central Europeu já tenha deixado claro que continuará o seu ciclo de aumento de juros na reunião deste mês, é improvável que o Euro avance muito sobre o Real e demais moedas não conversíveis. Isso se deve ao fato de que a taxa de juros real esteja sendo reduzida pela resiliência inflacionária.
Além disso, os rendimentos dos títulos públicos europeus terão que concorrer com os rendimentos dos títulos públicos norte-americanos, que prometem continuar a escalada nos próximos meses.
Com relação ao dólar, a moeda brasileira ainda tem uma espécie de carta na manga. Uma eventual aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados deve trazer um otimismo contido ao país ao prometer um cenário de negócios mais profícuo mais à frente.
Ainda assim, é difícil imaginar o mesmo ímpeto de valorização da moeda brasileira nas próximas semanas, considerando o delicado cenário macroeconômico dos Estados Unidos e da Europa.
Seguimos de olho.