Afiliado Hotmart: saiba como ganhar dinheiro

Entenda o que é o programa de afiliado Hotmart e veja como se cadastrar gratuitamente para fazer uma grana extra sem sair de casa.

Com a ascensão dos meios digitais para estudar e trabalhar na internet, ser um afiliado Hotmart se tornou uma excelente opção para quem é autônomo, freelancer ou quer fazer uma renda extra. Nessa plataforma 100% brasileira — referência no segmento — você pode vender diferentes formatos de produtos digitais sem precisar sair de casa ou fazer investimentos.

Não ficou muito claro? Acompanhe este artigo e veja como você pode fazer uma boa grana se tornando um afiliado Hotmart. Acompanhe!

O que é Hotmart?

Hotmart é uma plataforma brasileira de produtos digitais, sendo a maior da América Latina. Ela permite que pessoas comprem e vendam diversos tipos de mídias, como e-books, vídeos, audiobooks, softwares, scripts, cursos online completos e screencasts (gravação da tela de quem está apresentando, como se fosse uma narração pelo computador).

Com isso, os afiliados da Hotmart ou os produtores desenvolvem conteúdos nesses formatos sobre assuntos que dominam ou que estão em alta no mercado. Quando você navegar pela plataforma, verá a imensidão e variedade de temas e produtos digitais disponíveis. Estão disponíveis desde e-books com receitas fit até cursos completos sobre mecânica, por exemplo.

Diante disso, há um leque de possibilidades para trabalhar pela internet sendo afiliado Hotmart. Assim, você faz uma grana e ainda divulga o seu trabalho — e o melhor: nem precisa sair de casa.

O que é ser afiliado Hotmart?

Afiliado Hotmart é quem tem o cadastro, vende e divulga os produtos digitais que estão disponíveis na plataforma, produzidos pelos chamados “produtores Hotmart”. A partir disso, como afiliado você recebe uma comissão sobre cada venda.

Essa divulgação é feita pelos hotlinks — os links que você receberá para compartilhar e gerar a venda. Esses links diferem para cada afiliado, pois neles estão cadastrados os seus dados de identificação.

Com isso, a Hotmart tem o seu sistema próprio para realizar os pagamentos, garantindo que você receberá por todas as vendas que fizer.

Então, basicamente, o afiliado Hotmart é quem divulga e vende os itens que os criadores de conteúdo desenvolvem. Sendo assim, você não precisará gravar nenhuma aula, vídeo ou escrever um e-book, por exemplo.

Além disso, as possibilidades de comissão são muitas, pois você pode vender produtos digitais de diversos segmentos. No entanto, caso domine muito um segmento, pode focar somente em um nicho.

É possível ser afiliado de qualquer produtor de conteúdo?

Não. Quando um produtor de conteúdo disponibiliza o produto digital na plataforma, ele pode definir dois tipos de afiliados.

Afiliado restrito

Você se inscreve para ser afiliado, mas o produtor faz uma triagem para selecionar aqueles que ele acredita que serão mais relevantes e farão mais vendas, seja pela experiência na plataforma, seja pela familiaridade com o tema.

Afiliado aberto

Qualquer afiliado ativo na plataforma pode fazer a divulgação e venda dos produtos, sendo que você receberá o link instantaneamente após selecionar o item digital.

A Hotmart é segura?

Sim, a Hotmart é segura e confiável, e ser afiliado da Hotmart também é seguro. A plataforma utiliza o sistema de pagamento HotPay, que garante a segurança e sigilo dos seus dados. Além disso, cada afiliado recebe o seu hotlink, excluindo as chances de você não receber a sua comissão por uma venda, por exemplo.

A empresa ainda disponibiliza um suporte para os seus clientes, para sanar dúvidas e resolver problemas. Somado a isso, a Hotmart já recebeu o prêmio de melhor atendimento do Reclame Aqui. Portanto, você tem a segurança das suas informações e canais eficientes para entrar em contato caso precise.

Então, se o seu medo é não receber ou ficar sem apoio da empresa, pode ficar tranquilo. A Hotmart é uma plataforma referência no segmento e as suas comissões estão seguras.

Como funciona a Hotmart para afiliados?

O programa de afiliados da Hotmart alinha dois interesses:

  • quem deseja produzir conteúdo para a plataforma;
  • quem não desenvolve os produtos digitais, mas tem facilidade em fazer a divulgação.

Primeiramente, é importante ressaltar que qualquer pessoa pode ser afiliada Hotmart — desde que tenha 18 anos ou mais. Não é preciso ter experiência ou formação específica. Porém, algumas habilidades com a internet podem facilitar o seu processo de venda e, consequentemente, de comissão.

Outra dúvida comum é se um afiliado pode ser um produtor de conteúdo em simultâneo, ou se pode estar somente em uma das categorias. E sim, você pode ser um afiliado Hotmart e produtor de conteúdo simultaneamente, ou seja, pode ter os dois tipos de cadastro na plataforma. O contrário também é possível.

Agora, vamos separar alguns tópicos para você entender os passos para se tornar um afiliado Hotmart e como selecionar os produtos para divulgar.

Como se cadastrar como afiliado Hotmart?

Para fazer o cadastro na plataforma e se tornar um afiliado, é preciso que você tenha:

  • 18 anos ou mais;
  • Documentos de identificação em dia (RG, CNH e CPF);
  • e-mail válido.

O seu cadastramento de afiliado é feito no site da Hotmart. Para isso, siga os passos:

  • Clique em Cadastre-se no canto superior direito da página do site;
  • Abrirá uma tela com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados. Após ler e aceitar os temos, clique em Ok, Concordo;
  • Selecione se você deseja fazer um novo cadastro com o seu e-mail ou vincular a sua conta do Facebook;
  • Escolha entre vender ou comprar os produtos digitais;
  • Leia os Termos de Uso e pronto! Você já tem acesso à plataforma.

Ressaltando que a opção de Vender ou Comprar é somente para separar os usuários. A opção de venda contempla tanto os afiliados quanto os produtores. Já os compradores são as pessoas que desejam comprar os produtos digitais, para fazer os cursos e ter acesso aos materiais.

Feito isso, faça o seu primeiro acesso e selecione se você deseja cadastrar um produto para venda, ou tornar-se um afiliado. Depois, clique na sua foto no canto superior direito, acesse Minha Conta e depois Dados Pessoais e complete o seu cadastro preenchendo todas as informações.

Nesse processo será necessário enviar foto do seu documento de identificação, comprovante de endereço que tenha menos de 90 dias de emissão e cadastrar a sua conta bancária. Esses passos são de grande importância para garantir a segurança na plataforma.

Na sequência, é só salvar as alterações e já poderá selecionar produtos para se afiliar, divulgar e receber as suas comissões.

Quanto a Hotmart paga para afiliados?

A comissão do afiliado é definida pelos produtores de conteúdo. Para isso, eles determinam a porcentagem que você receberá em cada venda. Portanto, o valor varia muito conforme a definição de quem produziu o material, podendo ser de R$0,30 a mais de R$100.

Por isso, é importante que você avalie bem o produto digital que deseja se afiliar para não ter arrependimentos. Para acessar os seus pagamentos na plataforma, é só acessar a sua conta e clicar em Informações de Pagamentos. Nessa página você terá todo o histórico das suas movimentações.

Quais são os tipos de cursos vendidos na Hotmart?

Entre os produtos digitais mais vendidos na Hotmart estão os cursos. Você encontra aulas para concurseiros públicos, adestramento de animais, diversos idiomas, cursos técnicos e profissionalizantes.

Sendo assim, você encontra cursos de praticamente todas as áreas disponíveis no mercado, desde saúde até marketing, finanças, animais e artes.

Como ganhar dinheiro com a Hotmart?

Qualquer pessoa pode se tornar um afiliado Hotmart e se cadastrar para divulgar os produtos. Não é preciso ter nenhuma formação na área de vendas. No entanto, existem algumas técnicas, conhecimentos e dicas que podem ajudar nas suas vendas pela internet. Assim, você aumenta as suas comissões e a sua renda.

Além disso, existe outra possibilidade de ganhar dinheiro pela Hotmart, além de ser um afiliado. Você pode produzir os conteúdos e deixar que outros usuários divulguem o seu material.

A seguir, separamos algumas orientações para ajudar você a fazer uma grana extra com essa plataforma. Acompanhe.

Crie cursos e venda-os

Além da afiliação e comissão pela venda de produtos digitais, você mesmo pode ser um produtor. Criar e vender aulas e cursos completos na Hotmart é uma excelente forma de ter uma renda ensinando algo que você domina, por exemplo.

Você não precisa aparecer nos cursos de vídeo caso não se sinta confortável. Há opções de e-books, audiobooks, ou gravação da tela. As possibilidades são muitas. Para isso, basta você ter em mente um assunto que domina.

Depois, crie um roteiro sobre esse tema, com introdução, principais tópicos que precisa abordar e a duração do seu curso ou aula. A partir disso você já terá uma noção do valor que cobrará pelo seu material.

Também é importante que você disponibilize materiais com uma boa diagramação e com o seu nome. Ou seja, que torne o conteúdo o mais profissional possível para gerar autoridade e confiança nos seus produtos.

Você não precisa ser nenhum editor profissional de vídeos ou de e-books. Atualmente há muitas ferramentas, até mesmo gratuitas, para ajudar você nisso.

Estude Marketing Digital

Conhecer alguns fundamentos e técnicas do marketing digital vai ajudar muito a alavancar as suas vendas na plataforma, independentemente se você é um afiliado ou produtor. Com isso, você passa a dominar algumas formas de vendas, divulgação e promoção de conteúdos na internet.

Ou seja, você alcança mais pessoas sem precisar fazer investimentos financeiros, sendo tudo feito organicamente.

O SEO (Search Engine Optimization) é uma dessas vertentes do marketing digital que pode ajudar você. Por meio de um conjunto de técnicas para otimizar as suas páginas e links, você consegue aparecer na primeira página do Google.

Além disso, você melhora as suas habilidades de vendas, divulgação e até mesmo de escrita persuasiva. Na própria plataforma da Hotmart você encontra cursos e materiais sobre isso.

Escolha uma área de atuação

Como afiliado Hotmart, você pode vender qualquer tipo de produto digital e de todas as categorias disponíveis na plataforma. No entanto, principalmente no início da sua experiência, é interessante focar em um nicho ou em áreas de atuação que você já tenha familiaridade.

Quando escolhe um tema que já tem conhecimento, a sua venda fica mais fácil e até mais profissional. Imagine que você divulgou um hotlink de uma área que não conhece. Caso um possível cliente tenha alguma dúvida e você não souber responder, corre o risco de perder a venda.

Outra situação é o seu público. Nas redes sociais ou em um blog, por exemplo, é mais fácil reunir seguidores que tenham um interesse em comum, ou seja, em uma mesma área. Essa é uma forma de divulgar o seu hotlink para mais pessoas e vender mais. Portanto, foque em algo que tenha interesse ou conhecimento e se torne expert nisso.

Monitore os resultados

Para saber se o seu esforço de divulgação está dando o retorno esperado, é preciso acompanhar os números. Na sua conta na plataforma é possível acessar todas as movimentações, histórico de afiliações e comissões.

Avalie o desempenho das suas vendas, veja qual formato de material é mais rápido para vender e quais temáticas têm mais procura. Assim, você foca em links de produtos que tem melhor saída. Analise também o valor médio das suas comissões para selecionar os produtos que disponibilizam porcentagens melhores.

Dessa forma, você tem um parâmetro para entender se as estratégias de venda estão dando certo, ou se você precisa mudar algo, como o tema que está focando, os canais que está divulgando ou até mesmo pesquisar por outros produtos digitais.

Ser afiliado Hotmart é uma das diversas maneiras que você tem para ganhar dinheiro na internet. Se você tem facilidade em fazer divulgações de materiais, tem um blog ou redes sociais com seguidores engajados, essa é uma boa opção de freelancer para fazer uma renda extra. 

Então, faça a sua conta na plataforma e avalie as possibilidades que encaixam nas suas habilidades e gostos.

O que achou de mais essa possibilidade de ter aquela grana extra no mês? Para ficar por dentro de mais dicas, conhecer outras plataformas e maneiras de divulgar o seu trabalho, assine a nossa newsletter e receba todas essas novidades no seu e-mail!

Resumindo

O que é Hotmart?

Hotmart é uma plataforma brasileira de produtos digitais — a maior da América Latina. Ela permite que pessoas comprem e vendam diversos tipos de mídias, como e-books, vídeos, audiobooks, softwares, scripts, cursos online completos e screencasts.

Tem que pagar para ser afiliado Hotmart?

Não. Para ser afiliado Hotmart você não precisa pagar. Basta fazer o seu cadastro gratuito na plataforma, completar os seus dados, enviar uma foto do documento de identificação e comprovante de endereço. Depois, é só escolher os produtos digitais que deseja se afiliar para divulgar e vender.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático