O manual para vender aulas online com plataformas EaD

Já pensou em vender aulas online, mas tem dúvidas sobre qual a melhor forma para ter sucesso? Conheça o caminho ideal e entenda como as plataformas EaD ajudam a ter bons resultados.

Cada vez mais, os brasileiros querem empreender. Em 2020, essa vocação se torna ainda mais visível. Existem várias formas de fazer isso e uma delas é vender aulas online. Essa iniciativa é incentivada pelas plataformas EaD, que viabilizam com o ensino a distância.

Para entender por que essa é uma boa ideia, basta ver os dados dos brasileiros que começam um negócio próprio. Uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) com o Sebrae indicou que a taxa de empreendedorismo inicial foi de 23,3% em 2019, a maior até então. Para 2020, o índice deve alcançar 25% da população adulta.

Isso significa que mais de 53,4 milhões de pessoas já estão enfrentando esse desafio. Considerando somente os Microempreendedores Individuais (MEIs), o total de pessoas enquadradas nesse regime já ultrapassa 10 milhões. Dessa quantidade, mais de 586 mil se inscreveram somente em 2020.

Nesse cenário, vender aulas online é uma forma de iniciar o seu negócio, ganhar dinheiro e aproveitar os recursos disponíveis nas plataformas EaD para ajudar outras pessoas. Achou interessante e quer conhecer mais sobre esse modelo? Então, continue lendo e veja como entrar nesse mercado.

Por que cresce a busca por capacitação online?

Com o crescimento do empreendedorismo, a procura por conhecimento também aumenta. Por sua vez, a internet oferece amplas possibilidades, especialmente porque a pessoa pode estudar de onde quiser. Basta ter acesso a uma das plataformas EaD disponíveis.

Diante desse cenário, milhões de pessoas visualizaram nas aulas online, uma oportunidade para se especializarem e começarem um negócio. Muito dessa visão é derivada das universidades reconhecidas no mundo, que oferecem vários cursos gratuitos pela internet. Entre elas estão Harvard e Oxford, por exemplo.

No Brasil, o total de cursos a distância oferecidos em 2018 era 51% maior do que em 2017, ficando em 3.177. Somente no Ensino Superior, foram 8,45 milhões de matrículas para 7,71 milhões de vagas.

O crescimento acelerado fez com que a projeção de quando o ensino online vai superar o presencial. Antes, era 2023. Agora passou para 2022. Segundo pesquisa da Educa Insights, naquele ano deverão ser feitas 1,3 milhão de matrículas no ensino presencial e 1,6 milhão na modalidade EaD.

Saindo do ensino formal, os números também são elevados. Para você ter uma ideia, a falta de mão de obra qualificada impacta 50% das indústrias brasileiras, conforme pesquisa de 2020 da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O dado é um paradoxo, já que havia 11,6 milhões de desempregados no mesmo período da pesquisa.

Outro dado importante é o de um levantamento do Statista. Segundo ele, somente 21% dos profissionais nativos são superqualificados para os cargos. Esses são alguns dos motivos que incentivam a busca por cursos à distância.

Inclusive, um estudo da NZN Intelligence sinalizou que 40% dos entrevistados pretendem se inscrever em aulas online em 2020. Isso significa que é cada vez mais necessário se requalificar. Além disso, existem vários benefícios ao estudar em casa. Algumas delas são:

  1. fazer seu próprio horário;
  2. estudar de qualquer lugar com acesso à internet, até mesmo em casa;
  3. qualificar-se e poder mudar o rumo da sua carreira;
  4. pagar menos para ter acesso a um curso direcionado as suas necessidades;
  5. adotar o seu ritmo de estudo;
  6. aprender sobre diferentes temas, desde os mais procurados e complexos;
  7. aproveitar a dinâmica diferente, que permite se aprofundar no que é mais interessante;
  8. ter acesso a universidades e professores renomados, com ampla experiência de mercado;
  9. desenvolver novas habilidades;
  10. progredir na carreira.

Todos esses fatores devem ser considerados e utilizados como argumento para quem deseja vender aulas online.

Vale a pena investir nesse mercado?

Todos os dados apresentados já mostram que a resposta é afirmativa. Apesar da modalidade à distância ser recente, em comparação com o ensino presencial, ela vem ao encontro às necessidades do consumidor atual. Por ser mais dinâmica e direcionada, permite capacitar profissionais em menos tempo.

Para quem deseja ser um professor e/ou vender aulas online, os benefícios vão além da demanda. As plataformas EaD são grandes aliadas nessa empreitada, porque facilitam a divulgação e comercialização do material.

Perceba que essa é uma forma de agregar valor. Quando você ainda não é uma referência nesse mercado, a adoção de plataformas é uma maneira de divulgar seu currículo e torná-lo conhecido.

Por isso, qualquer pessoa pode vender aulas online — basta ter conhecimento em alguma área específica. Nem precisa ter uma graduação ou mestrado. Muitas vezes, a experiência já é o suficiente. O mais importante é criar um conteúdo de qualidade.

Quais são as tendências para vender aulas online?

Entrar nesse segmento de mercado exige encontrar um nicho de conhecimento e saber lidar com as ferramentas. Dentro das plataformas EaD, muitos recursos podem ser utilizados.

Além disso, os chamados cursos livres — que fazem parte da Educação Profissional — podem ser complementados com outras tendências para aperfeiçoar o aprendizado. A seguir, listamos as principais para você saber o que mais pode fazer. Confira!

Microlearning

É um método de aprendizado em que os cursos são divididos em módulos ou lições para facilitar o conhecimento. A ideia é que o conteúdo seja absorvido de forma menos complicada.

No consenso comum, também é chamado de pílulas de conhecimento. Uma técnica enquadrada nesse conceito é a de 12 Minutos, que prevê a leitura de resumos de livros nesse tempo para aumentar suas informações.

Gamificação

Consiste em aplicar métodos de jogos para tornar o aprendizado melhor. Nesse formato, o aluno recebe conquistas, pontuações e placares, a depender do que pretende alcançar.

Da mesma forma, os cursos podem oferecer conteúdos mais avançados, conforme o estudante avança nas aulas. Por isso, é uma metodologia que costuma atrair muitos interessados.

Aprendizado mobile

Considera as telas dos dispositivos móveis para criar as estratégias. Assim, é possível aplicar a gamificação e fomentar a interatividade.

Blended learning

É o chamado ensino híbrido, que combina o modelo presencial e o online. Assim, o estudante aprende nos dois ambientes.

Inteligência Artificial (IA)

É utilizada pelas instituições e pelos professores para ajudar os alunos a melhorarem suas habilidades. Facilita a análise de performance, coleta de dados sobre o aprendizado, e a experiência dos estudantes.

Desse modo, você realiza as alterações necessárias para vender aulas online com mais frequência devido ao valor agregado. Ao mesmo tempo, é possível usar as ferramentas de IA para motivar, engajar e auxiliar os alunos em suas dúvidas.

Como vender aulas online?

A melhor forma de ter sucesso com esse segmento de negócio é saber o que fazer com o conhecimento que você já tem. Mais do que ter informações, é preciso saber colocá-las no papel e estruturá-las para ajudar outras pessoas a aprenderem mais.

Além disso, também é preciso criar um bom planejamento para divulgar o conteúdo e garantir a sua venda. Aqui, é preciso abranger desde a estrutura tecnológica, até a estratégia de marketing. Como é um trabalho complexo, listamos algumas dicas a seguir.

Escolha o segmento de mercado

O primeiro passo é entender o mercado e conhecer os concorrentes, fornecedores, possíveis fornecedores e potenciais clientes. Afinal, de nada adianta criar um curso se o tema é pouco procurado. Da mesma forma, se entrar em um segmento com muitos concorrentes, pode ser mais difícil se destacar.

Por isso, o primeiro passo é fazer a segmentação. Aqui, você pode considerar os nichos mais promissores. Entre eles estão:

  1. desenvolvimento pessoal e profissional: foca a comunicação, a oratória, o discurso e a persuasão para as pessoas se destacarem e apresentarem melhor desempenho pessoal no seu local de trabalho. Estão incluídos cursos sobre gestão de carreira, branding, gerenciamento do tempo, produtividade e mais;
  2. marketing digital: oferece várias oportunidades e subnichos. Você pode vender aulas online em SEO, campanhas pagas, social media, e-mail marketing e outros;
  3. saúde e bem-estar: apresenta dicas de vida saudável, equilibrada e com boa alimentação. Também abrange a realização de exercícios físicos, dicas de estética e beleza, cuidados com o corpo e terapia holística.

De toda forma, nunca crie um curso para vender aulas online, apenas porque ele é procurado. O ideal é investir em algo que você já tenha conhecimento. Caso tenha dúvidas, liste todos os assuntos que tem interesse e verifique a concorrência de cada um deles.

Para isso, use ferramentas como SEMRush, Keywordtool, Keyword Planner, Google Trends e Ubersuggest. Com elas, você verá o volume de pesquisas e isso dará uma dica de quais cursos são mais buscados.

Conheça a audiência

A definição do nicho de mercado deve ser acompanhada da persona, ou seja, o perfil do seu cliente ideal. A ideia é que ela seja próxima da realidade e bastante detalhada. Por isso, primeiro é preciso entender qual é seu público-alvo.

Esse é um grupo de pessoas com interesse comum. Por exemplo, seu público-alvo pode ser mulheres de 30 a 40 anos, com renda salarial alta e que gostam de se embelezar.

A persona, por outro lado, é mais específica. Nesse exemplo, seria a Joana, 32 anos, que é dona de uma franquia de O Boticário e gosta de se maquiar. Sempre sai de casa com rímel e batom, pelo menos. Gosta de fazer exercícios físicos e preza pela saúde e beleza.

Percebe a diferença? Ainda assim, ao vender aulas online, é possível ter mais de uma persona. Por isso, pesquise e estude quais são elas. Esse trabalho ajudará no próximo passo.

Defina o formato do curso

Os dados delimitados antes, permitem chegar ao formato mais adequado do curso. Se o seu público for mais jovem, por exemplo, é interessante optar por dinâmicas mais variadas. De qualquer forma, o propósito sempre é alcançar essas pessoas e ajudá-las a atingir seus objetivos.

Aproveite e trabalhe com o máximo de recursos possibilitados pelas plataformas EaD, como vídeo, e-books e outros. Você também pode aplicar as tendências já citadas, por exemplo, a gamificação.

Com essa definição, crie o conteúdo. Por exemplo, você pode disponibilizar um e-book e, ao final, apresentar uma videoaula. Tenha em mente que o objetivo é ser atrativo para aumentar a chance de vender aulas online.

Produza o conteúdo

A criação do material deve ser de qualidade. Por isso, qualquer que seja o formato oferecido, considere o que é necessário para agregar valor. Por exemplo, as videoaulas exigem som e iluminação adequadas. Portanto, considere comprar algum equipamento para alcançar o melhor resultado.

Se optar por e-book, pense na diagramação. Se ela for atrativa, tem mais chance de chamar a atenção do leitor e fechar o negócio. Ainda existem outras dicas que ajudam a preparar o material:

  1. crie uma ordem cronológica: é importante que alunos de diferentes níveis de conhecimento entendam o conteúdo;
  2. elabore um plano de aula: gere uma espécie de roteiro a seguir. Isso é especialmente importante quando são criadas diferentes aulas dentro do mesmo curso;
  3. mantenha cada aula breve: deixar o conteúdo mais curto ajuda a manter a atenção do consumidor. É a ideia de usar um tema por vez e desmembrá-lo aos poucos;
  4.  ofereça interação: opte pelo contato com os alunos. Você pode fazer isso de diferentes maneiras, por exemplo, fazendo perguntas, criando piadas, fazendo conexões com aulas anteriores e disponibilizando um canal de contato.

Defina como será a venda

A última etapa é determinar de que forma será possível vender aulas online. Vários modelos estão disponíveis. Todos são positivos, mas é importante avaliar o mais adequado para a realidade do seu curso. Conheça as possibilidades!

Assinatura

Esse formato é aquele em que o aluno paga um valor mensal e tem acesso a quantos conteúdos quiser e pelo tempo que preferir — desde que continue pagando. É indicado para conteúdos de nichos específicos e que tenham fácil consumo. Mais do que isso, você deve ter uma grande quantidade de materiais.

A vantagem é que você tem uma renda recorrente e aumenta o potencial de fidelização dos consumidores. Além disso, vende uma vez só. Por outro lado, o conteúdo precisa ser atualizado com frequência.

Pontual

O modelo é recomendado para quem trabalha com diferentes assuntos, que nem sempre precisam ser consumidos juntos. Assim, você separa de acordo com o tema e o consumidor adquire o que lhe interessa.

Um benefício é a autonomia, tanto para você, quanto ao aluno. Além disso, o valor tende a ser menor do que no modelo por assinatura.

Mais do que isso, as vendas em qualquer um desses modelos depende das plataformas EaD. Elas são reconhecidas por oferecerem diferentes cursos. Portanto, atraem um grande número de pessoas interessadas em aprender.

Ao criar um perfil para o seu curso, você tem mais chance de vender. Outra vantagem é utilizar plataformas internacionais para aumentar o potencial de retorno. Para explicar melhor, apresentamos as principais opções a seguir.

Quais plataformas EaD usar para hospedar o curso?

Existem diferentes plataformas EaD brasileiras e internacionais para vender aulas online. As segundas tendem a ser melhores, porque têm um público mais amplo e você pode ganhar em dólar.

De toda forma, apresentamos várias opções abaixo para você definir a melhor. Confira as alternativas!

Coursera

Tem atuação internacional que fechou parceria com universidades e diferentes organizações do mundo. Oferece cursos de instituições como Harvard e Cambridge. No entanto, também tem cursos de outros profissionais. Por suas características, é uma das mais conhecidas e renomadas plataformas EaD.

Também oferece cursos corporativos e tem parceria com mais de 2.400 empresas. A Coursera ainda oferece mais de 3.900 cursos e especializações, mais de 13 certificados profissionais e acima de 20 diplomas de graduação e MasterTrackTM.

Udemy

Oferece cursos em todo o mundo que agregam questionários, projetos e exemplos práticos. É outra das plataformas EaD muito conhecidas, com mais de 50 milhões de estudantes.

Uma das vantagens é a indicação de cursos de acordo com o perfil do usuário. Também existe uma área de negócios e é bastante fácil de entender como vender aulas online na Udemy. Além do número de estudantes no mundo, a plataforma destaca:

  1. mais de 65 idiomas diferentes;
  2. 295 milhões de inscrições em cursos;
  3. mais de 190 países ensinados;
  4. mais de 5.000 clientes empresariais.

Para saber como participar, basta acessar o Ensine no Udemy. Em caso de dúvidas, a equipe de suporte está disponível 24 horas por dia durante 7 dias da semana. Ainda existe o Teaching Center, um centro de recursos para facilitar a criação dos conteúdos.

Hotmart

É uma plataforma de afiliados, mas tem o Hotmart Club, que permite hospedar, organizar e vender aulas online. Entre suas vantagens estão a customização, a responsividade e a interface intuitiva.

Entre os benefícios, a plataforma destaca mais de 38 mil cursos cadastrados, com venda em 180 países para mais de 3 milhões de estudantes. Ainda é possível colocar anúncios entre as aulas, e oferecer materiais adicionais para cobrar por eles.

O suporte especializado está disponível. Os pagamentos são recebidos pelo Hotpay, uma solução própria, por meio de assinatura, boleto, cartão de crédito ou débito em conta. Os conteúdos podem ficar ocultos ou bloqueados por até 7 dias depois da compra.

EADBOX

Consiste em uma das plataformas de EaD mais completas para vender aulas online. Em apenas um ambiente, você cria o conteúdo, gerencia os pagamentos e interage com os alunos. Uma das vantagens é o domínio personalizado e a automação de marketing integrada à solução.

A EADBOX destaca a existência de mais de 40 mil cursos online, com 2,4 milhões de alunos cadastrados e mais de R$ 55 milhões vendidos pelos clientes. Um dado interessante é que 82% dos estudantes finalizam os cursos.

Assim, você cria o portal de vendas dos cursos online de forma customizada e responsiva. São gerados relatórios para acompanhar os indicadores e aplicada a gamificação para aumentar o engajamento e a interação dos alunos.

Apollo

Oferece controle total para criar e vender aulas online. A desvantagem é ser uma plataforma nacional. Portanto, o potencial de atrair estudantes também tende a ser menor. Por outro lado, a solução promete uma ótima experiência ao usuário para aumentar a retenção.

A Apollo indica que tem mais de 250 mil alunos, 2.400 cursos e 300 escolas. A geração de certificados é automática e os cursos podem ser organizados de maneira bastante simples.

Edools

É outra plataforma EaD nacional, que foca a flexibilidade para atender grandes clientes. A solução está disponibilizada em módulos para que cada produtor de conteúdo utilize aqueles que mais interessam. Outros recursos disponíveis são:

  1. desenvolvimento de temas;
  2. gestão de plataforma;
  3. suporte ao aluno;
  4. consultoria educacional.

Ainda existe o Programa de Parcerias. A Edools criou essa alternativa para gerar uma renda maior. 

Como receber pelas aulas online prestadas para o exterior?

De todas as plataformas EaD disponíveis, as melhores são as internacionais. Elas têm um alcance maior e aumentam as chances de vender aulas online. Mais do que isso, são uma oportunidade de ganhar em dólar, que vale mais de 5 vezes acima do real, segundo cotação de junho de 2020.

Diante dessa possibilidade, é preciso utilizar uma plataforma de transferências internacionais. Por meio dela, você recebe o dinheiro com a venda das aulas online com o câmbio transformado. No entanto, para otimizar o processo, é preciso atentar às cobranças.

Normalmente, existe um custo de transação e de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Ainda pode haver tarifa bancária e a aplicação da taxa de câmbio comercial ou turismo. A primeira é melhor, porque não inclui margem de lucro.

Considerando todos esses requisitos, a melhor alternativa é a Remessa Online. As transações são feitas com prazo de apenas 1 dia útil e você pode fazer seu cadastro como pessoa física ou jurídica. O custo é o menor do mercado, a parti de apenas 1,3%, e as tarifas externa são zeradas para operações com mais de R$ 2.500 (você paga apenas IOF e custo administrativo).

Por fim, o câmbio usado é o comercial e o IOF aplicado é de 0,8% para contas de outra titularidade ou 1,1% para a de mesma titularidade. Assim, você consegue vender aulas online por meio das plataformas EaD e tem uma renda recorrente, que chega todos os meses na sua conta bancária.

É isso que deseja? Agora que você conhece as opções, aproveite para saber mais sobre a Remessa Online. Acesse o site e confira os detalhes para fazer suas transações financeiras.

Resumindo

Como ganhar dinheiro vendendo cursos pela internet?

É preciso investir em plataformas EaD, especialmente internacionais, e criar um conteúdo atrativo para reter alunos.

Como vender um curso a distância?

As etapas incluem definir um nicho de atuação, o público, a persona que pretende atingir e o formato do material. Depois, escolha uma das plataformas EaD e foque na divulgação.

Qual a melhor plataforma para criar cursos online?

Existem várias alternativas, mas as melhores são as internacionais, porque permitem ganhar mais com o mesmo trabalho, devido à cotação do câmbio.

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