API: tudo o que você precisa saber sobre o tema

A transformação digital tem acelerado mudanças importantes em diversos segmentos de negócios, o uso da tecnologia está cada vez mais presente no processo de transformação das empresas que carregam o desafio de garantir eficiência num curto espaço de tempo.

Recursos tecnológicos como o uso de APIs vem ganhando cada vez mais espaço no contexto das organizações, afinal, esse modelo proporciona economia de tempo e recursos,  além de ser facilmente adaptável. 

Neste conteúdo, você irá entender o que é API e como ela pode ser usada para otimizar seus negócios e potencializar os ganhos da sua empresa. Continue lendo e confira.

O que é API e como funciona?

As APIs (Application Programming Interface) são um conjunto de padrões que integram uma interface e que permitem a criação de plataformas de maneira mais simples e prática.

O uso de APIs possibilita a criação de softwares, aplicativos, programas e podem ser facilmente integradas com diversas plataformas. Um exemplo simples de uso dessa tecnologia são os programas desenvolvidos para celular que precisam ser criados respeitando os padrões de cada sistema operacional disponibilizados via API.

A função de uma API é facilitar e simplificar a implementação de novos produtos e serviços através da integração entre sistemas, possibilitando que as organizações aprimorem seus negócios, sem a necessidade de criar códigos personalizados para cada nova função que um programa tenha que executar.

Além disso, as APIs são uma alternativa segura e viável para diversos segmentos de negócio, possibilitando a automatização de processos que antes eram manuais e agora podem ser conduzidos com maior agilidade, garantindo ainda mais escalabilidade à empresa.

Uso de API no mercado financeiro?

A utilização de APIs na área financeira vem crescendo expressivamente, sobretudo porque a implementação do sistema de Open Finance trouxe mais versatilidade e dinamismo para o mercado;

A criação do sistema de Open Finance é uma evolução do Open Banking, ambos criados pelo Banco Central com intuito de transformar o sistema financeiro brasileiro, com isso, instituições financeiras para além dos bancos tradicionais tem a possibilidade de oferecer serviços financeiros, sem a necessidade de ser um banco.

Diante desse cenário, as APIs ganharam ainda mais importância, pois, permitem a criação e a oferta de produtos e serviços de maneira ágil, segura e rápida. Dessa forma, conseguem usar a tecnologia como um potencializar para novas receitas.

Embora esse termo não seja popular para a maioria da população, as APIs existem e estão presentes no cotidiano de milhares de pessoas, facilitando processos e automatizando demandas que não precisam ser feitas manualmente.

Conheça os modelos de APIs financeiras mais comuns

  • API para banco digital: possibilita que qualquer tipo de empresa crie e entregue aos seus clientes soluções financeiras como: contas digitais, transferências internacionais, pix, etc.
  • API de pagamento: tem o intuito de otimizar processos, trazendo mais dinamismo através da automatização de etapas que antes eram feitas manualmente.
  • API Open Banking: trata-se de uma interface que possibilita a integração de diversos serviços alocados em plataformas de Open Banking.

Principais benefícios das APIs para os negócios?

Uma das principais vantagens de implementar novas funcionalidades via API é a facilidade de usar os recursos tecnológicos para promover essas mudanças rapidamente, mas essa é apenas uma de muitas vantagens. Confira a lista na íntegra!

  1. Mais eficiência: serviços baseados em API são práticos e reduzem significativamente a sobrecarga operacional e os custos internos com desenvolvimento e implementação.
  1. Nova rede de parceiros: as APIs fornecem uma opção automatizada para os parceiros trazendo mais dinamismo ao negócio.
  2. Sem burocracia: todo processo de regulamentação é feito pelas empresas que desenvolvem as APIs, dessa forma, sua empresa economiza tempo e esforços com essa etapa e não precisa se preocupar com formalidades.
  1. Nova oportunidade de receita: quando uma empresa expande o portfólio de serviços para sua base de clientes, automaticamente ganha novas chances de potencializar seus ganhos e incrementar sua receita.
  1. Mais inovação para o negócio: as APIs permitem que as empresas potencializem o processo de inovação de produtos e serviços através da tecnologia. Num contexto cada vez mais digital esse é um elemento fundamental para o sucesso de qualquer organização.

Conclusão

Como você viu neste conteúdo, o uso das APIs é extremamente útil para trazer mais agilidade para as empresas, os recursos ajudam a criar novas possibilidades de produtos e serviços sem a necessidade de desenvolver a tecnologia do zero. 

Empresas de grandes segmentos já entenderam a importância das APIs no processo de  competitividade e vida útil do seu negócio.

Agora que você já entendeu o que é API e como funciona, que tal conhecer a API de câmbio da Remessa Online e dar mais um passo no processo de inovação da sua empresa? 

Conheça nossa API de Câmbio e entenda como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.

Como funciona a solução de câmbio da Remessa Online?

Nossa API de câmbio é um cross entre três empresas, em que cada uma atua no seu eixo de especialização: especializado em pagamentos cross-border para o mercado enterprise, o  EBANX traz sua estrutura robusta, segura e escalável. A Remessa Online conduz o desenvolvimento operacional da tecnologia em transferências internacionais e o relacionamento comercial. E o Banco Topázio, do qual o EBANX é sócio desde o início de 2021, executa o processamento das operações de câmbio.

FAQ

O que é API?

API é a sigla para o termo em inglês “Application Programming Interface”, em português significa Interface de Programação de Aplicativo, de maneira simples, trata-se de um conjunto de definições e protocolos para criar e integrar softwares de aplicações.

Quais são as APIs mais comuns no mercado financeiro?

No segmento financeiro as opções mais comuns são: API para bancos digitais, API de pagamentos e API de Open Banking.

Como funciona a API?

A API funciona através da comunicação de diferentes códigos de programação que podem ser integrados em diferentes plataformas.

Related posts

DAO: o que são as organizações autônomas descentralizadas

Aprenda como abrir empresa no Canadá

INPI: o que é, para que serve, como consultar e mais