Transformação digital: entenda como pode afetar sua vida

Entenda o que é transformação digital e por que aderir a esse processo é importante para não ficar para trás.

Se você tem um negócio ou trabalha em empresas competitivas no mercado, com certeza já ouviu falar de transformação digital. Embora esse seja um termo relativamente comum, poucas pessoas entendem o que seu conceito realmente significa.

Pensando nisso, separamos tudo que você precisa saber sobre transformação digital e o porquê desse termo ter se tornado essencial para empresas que querem crescer e melhorar seus resultados.

Neste artigo, você vai entender:

  • O que é transformação digital;
  • Impactos da transformação digital na sociedade;
  • Mitos sobre a transformação digital;
  • Impactos da transformação digital para empresas;
  • Tendências da transformação digital.

Achou interessante? Continue acompanhando e descubra por que a transformação digital é parte essencial de uma boa estratégia de vendas!

O que é transformação digital?

É fato que a internet mudou o mundo, a maneira como nos comunicamos e criamos relações. Na troca entre consumidor e empresa, isso não é diferente.

Hoje, os clientes em potencial buscam conforto e praticidade na hora de comprar. Por isso, deslocar-se até uma loja presencial já não é mais atrativo para muitas pessoas.

Além disso, processos manuais e lentos hoje em dia ficam são passados para trás pela automatização, que faz tudo de maneira mais rápida e automática.

Esses são apenas alguns dos motivos que fazem a transformação digital nas empresas mais do que essencial. Compras e atendimento online, assim como processos otimizados, são diferenciais de marcas que buscam melhorar cada vez mais seus resultados.

Mas se você ainda não passou pela transformação digital, não se preocupe: a mudança é possível!

A transformação digital é justamente esse processo de transição entre uma mentalidade antiga e fechada para uma mais moderna, utilizando-se das ferramentas que a tecnologia proporciona para melhorar o desempenho.

Embora pareça futurístico, a transformação digital já é uma necessidade do presente nas empresas. Empregar a tecnologia estrategicamente no dia a dia do trabalho é essencial para quem não quer ficar estagnado.

É perceptível que essa é uma mudança de mentalidade radical e que pode levar tempo, certo? Mas pode ter certeza que faz a diferença!

No próximo tópico, você vai entender os impactos da transformação digital na sociedade. Continue acompanhando!

Impactos da transformação digital na sociedade

Como já mencionamos, a tecnologia transformou a maneira como vemos o mundo e nos relacionamos. Por isso, vários pilares da sociedade foram afetados e transformados.

Separamos aqui as principais mudanças. Confira:

Rapidez

A tecnologia trouxe rapidez e facilidade para a palma das nossas mãos. Com isso, todos os processos ficaram mais rápidos: agora, você pode fazer a compra de uma roupa em um minuto pela internet, por exemplo, enquanto se deslocar até uma loja com certeza demoraria bem mais.

Por outro lado, essa praticidade aumentou o nível de exigência das pessoas. Por isso, empresas que não oferecem seus produtos ou serviços online muitas vezes são esquecidas em um limbo.

Os níveis de ansiedade também aumentaram devido a esse imediatismo. Estamos cada vez mais impacientes por causa dessa cultura de rapidez.

Automatização

Como já mencionamos, a transformação digital também automatizou diversos processos repetitivos e manuais.

Hoje, muitas tarefas foram substituídas por máquinas, o que aumenta  consideravelmente a produtividade da rotina de trabalho. Por isso, vale a pena investir na transformação digital em empresas.

Informação disponível

Outra mudança revolucionária que a tecnologia trouxe foi a quantidade de informação disponível no mundo online.

Em outros veículos de comunicação, como rádio e televisão, embora você recebesse informações o tempo todo, não podia escolher o que iria ver ou ouvir – tudo dependia da programação dos canais.

Com a internet, isso se transformou. Hoje, você escolhe os conteúdos que lê, assiste e escuta.

Economia

Atualmente, o mercado econômico é muito influenciado pela transformação digital e os avanços da tecnologia. Afinal, o mundo digital já está tão integrado às empresas que passa a ser uma dependência para quem quer crescer.

Desse modo, é importante ficar atento a qualquer mudança desse mercado, além de sempre pesquisar sobre a área para saber investir nas ferramentas certas.

Geração

As gerações também foram transformadas com a internet. Pessoas mais velhas tiveram mais dificuldade em se acostumarem com o novo mundo; já os millennials cresceram junto com a mudança.

A Geração Z, por outro lado, nasceu nesse mundo digital e tecnológico e está acostumada com essa transformação, que foi extremamente radical para muitos. 

Ainda não sabemos quais serão os impactos dessa nova fase no futuro, pois embora a tecnologia avance em uma velocidade absurda, ela ainda é extremamente nova no cenário social e cultural.

Mitos sobre a transformação digital

Como a transformação digital ainda é um conceito novo, existem muitos mitos que rondam esse tema. Inclusive, isso faz com que muitas empresas tenham medo da transformação digital.

Pensando nisso, separamos os principais mitos acerca desse assunto para você parar de se preocupar de uma vez por todas. Veja só!

É só para empresas de tecnologia

A transformação digital é fundamental para empresas de tecnologia, é claro. Mas isso não quer dizer que não seja importante para a sua também!

As pessoas já se sentem confortáveis na internet para fazer (e comprar) quase tudo, então não tem porque a sua marca não ter presença online.

Do mesmo modo, continuar com processos antiquados na rotina de trabalho é um erro e tanto. Já existem diversos concorrentes seus produzindo mais e mais rápido, e com a transformação digital, você pode se igualar a eles ou superá-los.

Vem em iniciativas pequenas

Transformação significa modificar, dar nova forma, alterar um padrão. Já deu pra perceber que não tem nada de pequeno nessa palavra, certo?

A transformação digital veio justamente para quebrar com o antigo. Adotar iniciativas pequenas pode até ajudar no seu negócio, mas com certeza não é disso que estamos falando aqui.

A transformação digital é uma grande mudança, que precisa vir do topo e contar com o apoio e colaboração de todas as equipes. Embora você possa sim fazer isso de forma gradual, com um time de cada vez, por exemplo, tenha a certeza de que todos serão alcançados.

Vou esperar pra ver no que dá

Se esconder atrás desse discurso pode fazer com que sua empresa fique no passado. Afinal, a transformação digital é uma realidade do agora, então deixar para aderir a esse conceito depois só vai fazer com que você fique ainda mais atrasado.

Já vimos que a tecnologia trouxe muito mais rapidez para o nosso dia a dia, e isso também se aplica aos avanços tecnológicos. Todo dia, novas ferramentas são criadas e atualizadas, e todo dia, quem não adota a transformação digital fica cada vez mais atrasado.

Por isso, a inovação é urgente e necessária, e adiá-la é um risco e tanto para o futuro da sua marca.

Impactos da transformação digital para empresas

No mundo empresarial, a tecnologia mudou completamente todos os processos.

Antes, a análise de dados, por exemplo, era manual e lenta. O próprio volume de dados também era menor. Ainda, se sua estratégia de marketing fosse exibir um outdoor na rua, por exemplo, você não teria como saber quantas pessoas o viram, pararam e se interessaram. 

Com os anúncios online, no entanto, todas essas informações são mensuráveis. Além disso, agora todos os processos, anotações e até mesmo reuniões podem ser feitos digitalmente.

O papel e a caneta são objetos do passado, e os processos ficam muito mais seguros quando são armazenados no digital, pois a nuvem não pode ser facilmente destruída.

Uma das opções que a transformação digital proporcionou foi o home office, por exemplo. Hoje em dia, para trabalhar, muitas pessoas só precisam ter um aparelho conectado à internet, independentemente de onde estiverem.

Tendências da transformação digital

Agora que você já sabe o que é transformação digital e a sua importância no mercado da atualidade, vamos entender o que vem por aí?

Conheça as principais tendências da transformação digital que vieram revolucionar o dia a dia das empresas.

Automação de marketing

O marketing é uma estratégia essencial para atrair mais clientes, e com a transformação digital, todo esse trabalho ficou mais fácil.

A tecnologia permitiu otimizar diversos processos nessa área e ainda melhorou a análise de dados, que é essencial para as estratégias de marketing.

A automação de marketing também melhorou a experiência do usuário com as marcas, que hoje buscam tornar o atendimento cada vez mais personalizado e assertivo.

Inteligência artificial

A Inteligência artificial (IA) também foi um grande marco revolucionário da tecnologia, e muitos acreditam que essa funcionalidade é o próximo passo para o futuro.

O que a IA faz é simular o comportamento de uma pessoa humana. Para isso, ela é programada para operar em uma área específica e realizar a análise e interpretação de milhões de dados disponíveis.

A partir dessa análise, a Inteligência Artificial encontra padrões e inventa uma “fórmula” para criar suas próprias produções.

Essa tecnologia já automatizou diversos processos, e é um grande diferencial para empresas que utilizam suas funcionalidades.

Machine learning

Essa é a tecnologia utilizada pela Inteligência Artificial para aprender. O Machine Learning não precisa da interferência humana para tirar conclusões — ele já faz isso de forma automática, com base em dados coletados e algoritmos específicos.

Nas empresas, ele está, muitas vezes, presente no uso de chatbots, um robô feito para se comunicar com clientes e responder perguntas 24 horas por dia, sete dias por semana.

O Machine Learning facilita a comunicação e oferece um atendimento mais imediato, que é o que muitas pessoas buscam.

Big Data

Com a internet, o número de dados e informações disponíveis diariamente cresceu de forma desenfreada.

Um dos grandes problemas desse volume massivo de dados é a análise deles, necessária para tomada de decisão nas empresas, que fica muito mais complicada de ser realizada.

Por isso, nasceu o Big Data. O que essa funcionalidade faz é analisar esses dados para transformá-los em ação de negócio.

E lembre-se: uma transformação digital bem-sucedida tem a análise de dados como um dos seus principais pilares. Deixar as informações disponíveis online de lado é um erro e tanto para quem não quer ficar para trás. Empresas inteligentes baseiam todas as suas decisões em informações assertivas.

Omnichannel

O omnichannel é um atendimento integrado, que visa, antes de tudo, trazer uma boa experiência para o cliente.

Mas como isso funciona na prática? Hoje em dia, nós temos diversas opções de compra, como por exemplo:

  • Realizar uma ligação telefônica;
  • Ir a uma loja física;
  • Visitar o site;
  • Baixar o aplicativo da marca;
  • Utilizar redes sociais, como WhatsApp e Instagram.

Estar em todos esses canais é importante, mas mais do que isso, é essencial oferecer uma experiência integrada ao seu cliente.

Essa afirmação se justifica porque, se um cliente trocar o canal de comunicação no meio de uma compra (telefone para o site, por exemplo) e tiver que começar todo o processo novamente, ele pode se frustrar.

Nesse sentido, oferecer um atendimento integrado e omnichannel pode ser um diferencial e tanto! Com certeza, quanto mais prática a experiência for, mais seu cliente vai se sentir confortável para comprar de novo.

Internet das coisas (IoT)

Antigamente, só conseguíamos acessar a internet utilizando um computador grande e pesado, de difícil mobilidade. Hoje, no entanto, é possível se conectar por meio de diversos aparelhos, e isso é a Internet das Coisas.

Smart TVs, relógios digitais e até mesmo geladeiras inteligentes são alguns dos exemplos que podemos citar nessa categoria da transformação digital.

Nas empresas, a Internet das coisas também é uma opção para coletar informações e criar ações de resposta.

Essa é uma das funcionalidades relativamente “novas” da transformação digital que veio para ficar.

Viu só como a transformação digital é fundamental para a sua empresa? Não perca tempo pensando no passado e comece a mudança agora mesmo. Embora a quebra de mentalidade possa ser demorada, saiba que, a longo prazo, essa adaptação pode trazer muitos resultados.

Quer receber este e outros conteúdos interessantes diretamente no seu e-mail? Assine a newsletter da Remessa Online!

Resumindo

Quais são os 4 fatores da transformação digital?

A transformação digital é um conceito essencial para empresas que querem se manter competitivas no mercado, e se baseia em 4 fatores:
– Pessoas;
– Processos;
– Tecnologia;
– Local de Trabalho.

O que é a transformação digital nas empresas?

Com a transformação digital, é possível mensurar, por exemplo, quantas pessoas viram e se interessaram pelo seu anúncio ou conteúdo. Além disso, agora todos os processos, anotações e até mesmo reuniões podem ser feitos digitalmente. Uma das opções que a transformação digital proporcionou foi o home office, por exemplo. Hoje em dia, para trabalhar, muitas pessoas só precisam ter um aparelho conectado à internet, independentemente de onde estiverem.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático