Assinatura digital gov.br: saiba o que é e como fazer

Há alguns anos, o Governo Federal tem feito um processo de centralização das informações por meio da tecnologia. Com a ajuda de diferentes recursos, os cidadãos já podem realizar uma série de serviços que facilitam o dia a dia. Um deles é a assinatura digital gov.br.

Basicamente, essa facilidade oferecida pelo governo permite que você subscreva documentos digitais a partir da sua conta gov.br. Dessa forma, ele ganha validade jurídica, se equiparando a documentos físicos, por exemplo.

Além disso, qualquer pessoa pode ter acesso a esse recurso, basta seguir algumas diretrizes. Neste post, vamos explicar exatamente o que é a assinatura digital gov.br e como fazer a sua. Confira informações detalhadas sobre o tema abaixo!

O que é e para que serve a assinatura digital gov.br?

A assinatura digital gov.br é uma ferramenta que confere a um documento assinado virtualmente a mesma validade de uma versão física com autenticação em cartório, conforme estabelecido pelo Decreto 10.543/2020 e a Lei 14.063/2020.  

Esse recurso gratuito serve para facilitar a rotina e diminuir as burocracias no cotidiano da população, permitindo que se realizem procedimentos online que tenham valor jurídico, assim como outros concluídos presencialmente. Isso tende a tornar os processos mais rápidos e econômicos.

Quem pode ter a assinatura digital gov.br?

Qualquer cidadão brasileiro com uma conta de nível prata ou ouro no portal do governo pode ter a assinatura digital gov.br. Isso significa que o usuário foi homologado a partir de reconhecimento facial, certificado digital ou confirmação de banco credenciado. As contas bronze são impedidas de utilizarem o serviço por ter apenas uma verificação básica do cadastro.

Vale reforçar que todo cidadão com um CPF pode ter uma conta gov.br. Esse login único é feito pelo portal gov.br e facilita o acesso a diferentes serviços digitais do INSS, ao seguro desemprego e à carteira de trabalho digital.

Ao fazer a sua conta, automaticamente ela é de nível bronze. No entanto, é possível solicitar a autenticação para aumentar o nível de confiança do usuário. Ao realizar esse processo, ela se torna de prata ou ouro e habilita o interessado em utilizar o recurso de assinatura digital.

Como aumentar o nível da conta gov.br?

Para aumentar o nível da conta gov.br, abra o aplicativo no seu celular e faça login com CPF e senha. Na tela inicial, clique em “Aumentar nível” e siga as instruções para evoluir o nível de confiabilidade para prata ou ouro.

Como fazer a assinatura digital gov.br?

Para fazer uma assinatura digital gov.br, siga os seguintes passos:

1. Acesse o Portal de Assinatura Eletrônica com sua conta gov.br

O primeiro passo para fazer a assinatura digital gov.br é acessar o Portal de Assinatura Eletrônica com seu usuário e senha gov.br. Caso ainda não tenha, deverá fazer o seu cadastro.

2. Conceda as autorizações de uso das suas informações no primeiro acesso

Assim que você fizer o login, será solicitado o uso de suas informações pessoais do cadastro. O portal disponibiliza os termos e condições para leitura, caso o usuário tenha alguma dúvida que interfira na permissão. Para concedê-la, clique no botão “Autorizar”.

3. Envie o documento que será assinado digitalmente

Você precisará fazer upload do arquivo que deverá ter a assinatura digital gov.br. Você poderá arrastar e soltar, ou escolher a cópia em uma pasta do computador. Se optar pela última alternativa, clique em “Escolher arquivo”.

4. Selecione o local da sua assinatura no documento

Coloque a seta do mouse sobre a área que deseja inserir sua assinatura e clique no botão “Assinar digitalmente”

5. Assine o documento

Na aba dos Provedores de Assinatura, confirme que deseja utilizar a subscrição digital gov.br. Logo depois, insira o código enviado para o seu celular. 

Caso você não tenha recebido o código no aplicativo gov.br, você deverá habilitar a exibição das notificações do aplicativo no celular.

6. Visualize o documento assinado e faça o download

O documento assinado fica disponível para download. Basta clicar no ícone com uma setinha para baixo para baixar o arquivo. Escolha o local para salvar no seu computador e pronto.

A assinatura digital gov.br tem validade legal

Com a assinatura digital gov.br, o documento terá validade legal e você poderá contar com a praticidade de subscrever termos virtualmente. Tudo isso de forma gratuita.

Quer receber mais dicas úteis para o seu dia a dia? Siga a Remessa Online nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn, X (antigo Twitter), Instagram e YouTube.

Resumindo

Como fazer a assinatura digital do governo?

Para fazer assinatura digital do governo, siga os passos abaixo:
1. acesse o Portal de Assinatura Eletrônica com sua conta gov.br;
2. conceda as autorizações de uso das suas informações no primeiro acesso;
3. envie o documento que será assinado digitalmente;
4. selecione o local da sua assinatura;
5. assine o documento;
6. visualize o documento assinado.

Quem pode ter assinatura digital gov.br?

Qualquer cidadão brasileiro com uma conta de nível prata ou ouro no portal do governo pode ter a assinatura digital gov.br. Isso significa que o usuário foi homologado a partir de reconhecimento facial, certificado digital ou confirmação de banco credenciado. As contas bronze são impedidas de utilizarem o serviço por ter apenas uma verificação básica do cadastro.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático