Como abrir conta no Bank of America: veja se vale a pena

O Bank of America é um dos maiores bancos do mundo e oferece vários serviços. Porém, exige que você tenha um endereço nos EUA. Saiba se vale a pena ter conta.

Se você já ouviu falar no Bank of America (BofA), provavelmente sabe que é um dos principais bancos dos Estados Unidos e do mundo. Sediado na Carolina do Norte, está presente em mais de 30 países.

A instituição financeira tem grande peso. Tanto é que está na 29.ª posição do Fortune 500 2021, ranking que lista as maiores empresas em termos de valor. Nesse caso, ultrapassa 333 milhões de dólares.

Devido às suas características, muitas pessoas buscam abrir uma conta nos EUA no BofA. Para os brasileiros, será que vale a pena? É interessante utilizar os serviços de uma instituição bancária internacional? Vamos explicar melhor neste post. Confira!

O que é o Bank of America?

O Bank of America é uma instituição financeira dos Estados Unidos. Além de ser uma das maiores, também é uma das mais populares no país. Por conta de sua atuação em outras localidades, também aceita correntistas não residentes. Portanto, é muito procurada por quem deseja internacionalizar suas operações.

O BofA foi criado em 1904 por Amadeo Pietro Giannini. O motivo era o atendimento a imigrantes italianos. Por isso, seu primeiro nome era Bank of Italy. A mudança de denominação aconteceu na Grande Depressão, após a Crise de 1929.

Em 1931, uma unidade foi inaugurada em Londres e começou a expansão das atividades. Em 1998, a sede atual foi consolidada após uma fusão com o Nation Bank. Apesar de sua atuação global, é importante destacar que não existem agências ou caixas eletrônicos do Bank of America no Brasil.

É possível abrir uma conta no BofA a partir do Brasil?

Sim, porque o procedimento é feito de forma online. Portanto, você pode preencher o formulário de solicitação pelo site do banco. Porém, é preciso ser residente nos EUA e ter o Social Security Number (SSN) ou ter um endereço fixo e um ITIN Number, número de identificação.

Isso porque é preciso apresentar toda a documentação exigida e indicar um endereço fixo nos Estados Unidos. Ainda pode ser necessário comparecer a uma agência americana do BofA para finalizar o pedido de abertura da conta.

Ou seja, é possível abrir uma conta bancária no exterior a partir do Brasil, desde que você atenda a essas exigências. Caso viva no Brasil e não cumpra as obrigatoriedades, há impedimento para essa solicitação.

Quais são os tipos de conta e serviços oferecidos?

O Bank of America conta com vários serviços disponíveis aos correntistas. Eles são divididos em 4 setores: 

  • consumer banking: é direcionado a empréstimos e depósitos;
  • global wealth & investment management: cuida da gestão de investimentos;
  • Merril Lynch Global Wealth Management: trata dos investimentos da Merril Lynch, banco adquirido pelo BofA e que teve seus serviços mantidos;
  • US Trust: atende a gestão de riquezas de clientes diferenciados.

Além disso, são oferecidos cartões de crédito e débito, e transferências, inclusive para o exterior. Em relação às contas-correntes, existem as pessoais e as empresariais. Vamos apresentar as opções direcionadas para pessoa física, que estão na categoria Checking & Savings

  • SafeBalance Banking®: exige um depósito inicial de 25 dólares. Pode ser gratuita ou aplicar uma taxa de manutenção mensal equivalente a 4,95 dólares;
  • Plus Banking®: requer um depósito inicial de 100 dólares. Também pode ser gratuita ou ter uma taxa de manutenção mensal de 12 dólares;
  • Relationship Banking®: precisa de um depósito inicial de 100 dólares, com uma taxa de manutenção gratuita ou equivalente a 25 dólares por mês.

Ainda há outras opções. Por exemplo, para estudantes. Nesse caso, elas têm taxas mais baixas e atrativas. Para entender melhor, apresentamos as categorias de contas-correntes no BofA, além de Checking & Savings

  • Credit Cards;
  • Home Loans;
  • Auto Loans;
  • Small Business;
  • Merril Investing.

Ou seja, você pode abrir uma conta que atenda ao que você quer, seja cartão de crédito, seja financiamentos imobiliários e de automóveis, para investimentos ou para pequenos negócios. Para as empresas, há pacotes de serviços especiais para aquelas que estiverem sediadas nos Estados Unidos.

Como abrir conta no Bank of America?

Para abrir uma conta no BofA, você precisa apresentar: 

  • SSN ou o ITIN;
  • endereço residencial nos EUA;
  • e-mail válido.

Além disso, deve pagar o depósito inicial exigido para abertura da conta. Em seguida, veja o que fazer: 

  • acesse o site do Bank Of America e clique em “Open an Account”;
  • escolha a categoria de conta que deseja abrir;
  • clique em “Open Account”, no tipo de conta escolhido;
  • digite o seu zip code, correspondente ao CEP. Esse número deve ser dos EUA, já que o CEP brasileiro tem mais dígitos e não é aceito;
  • preencha os outros dados solicitados e aguarde a confirmação do Bank of America.

Quais são as vantagens e desvantagens do Bank of America?

Existem pontos positivos e negativos ao optar por abrir a sua conta no BofA. Entre as vantagens estão: 

  • possibilidade de movimentar sua conta e resolver pendências a partir de qualquer agência do banco;
  • preços acessíveis para a abertura e a manutenção de conta;
  • planos específicos para estudantes, que são mais vantajosos;
  • atendimento nas agências em inglês, português ou espanhol;
  • pacote de serviços variados.

Em relação às desvantagens, a principal é ser residente nos Estados Unidos. Ou seja, há uma grande limitação para a abertura de conta. Além disso: 

  • não existem agências do banco no Brasil;
  • todos os pagamentos são feitos em dólar, valorizado em relação ao real. Ou seja, o pagamento da taxa de manutenção deve ser convertido para reais, o que deixa de ser atrativo para quem mora no Brasil.

Quais são as tarifas do Bank of America?

As contas têm taxas de manutenção mensal que vão de 4,95 dólares a 25 dólares. As transferências apresentam tarifas que variam conforme a operação e o tipo de conta. Por exemplo, a conta básica cobra 45 dólares para remessas para outros países.

Sobre os valores enviados, além dessa taxa, há incidência de outros custos. Entre eles, margem sobre o câmbio comercial e cobranças dos bancos intermediários. Além disso, sempre que você receber uma transferência internacional na sua conta, serão descontados 16 dólares.

O saque em caixas eletrônicos do Bank of America é gratuito. No entanto, existem cobranças de saque

  • nos EUA em caixas eletrônicos de outros bancos: 2,50 dólares;
  • em outros países: 5 dólares mais 3% do valor do saque.

Como enviar e receber dinheiro para os EUA de maneira mais econômica?

Se você achou as taxas do BofA muito caras, vale a pena conhecer outra opção: a Remessa Online. A plataforma de transferências internacionais é do Brasil e é a alternativa com o melhor custo-benefício para você.

Você não paga para receber dinheiro. Para enviar, o custo inicia em 1,3%, com a adoção do câmbio comercial, que não tem taxas extras. Além disso, o dinheiro chega na sua conta em apenas 1 dia útil e você faz a simulação da operação já sabendo quanto vai pagar. É só olhar as cobranças detalhadas.

Dessa forma, você tem muito mais benefícios e nem precisa abrir sua conta no Bank of America. Afinal, na Remessa Online, não é necessário ter endereço em outro país nem conta em banco específico.

Então, que tal saber mais? Acesse o site da Remessa Online, conheça nossos serviços e entenda por que vale a pena!

Resumindo

Como abrir conta no Bank of America online?

Você precisa cumprir os requisitos e preencher os dados do site.

Como recuperar a senha do Bank of America?

Se você perdeu sua senha, acesse a página para reconfigurar o login. Você precisará do número da sua conta ou cartão e SSN ou ITIN.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático