Tags para YouTube: o que são e como utilizá-las de forma correta

Quer aumentar o número de visualizações dos vídeos do seu canal? Então, descobrir como usar tags para YouTube é um passo fundamental. Saiba mais!

Ter conteúdos com bom ranqueamento é o objetivo de muitos YouTubers, para tanto, o uso correto das Tags para YouTube é fundamental. Uma estratégia de marketing eficiente que pode melhorar bastante os resultados.

Consiste em uma forma para promover melhor o conteúdo e proporcionar maior visibilidade, permitindo que os espectadores encontrem o vídeo com maior facilidade. É uma ferramenta interessante para quem deseja aumentar as chances de ter sucesso.

Lidar com as estratégias de marketing digital sempre leva a dúvidas, e, para ajudar, confira neste post o que são as Tags para YouTube e como usá-las da forma correta!

O que é o YouTube

O YouTube é a maior rede social de vídeos do mundo, com mais de 120 milhões de usuários brasileiros — e mais de 2 bilhões em todo o mundo. Ele foi desenvolvido em 2005 e fez muito sucesso por permitir a publicação de vídeos pelos usuários. 

Em 2006 a plataforma foi comprada pelo Google e manteve um ciclo de crescimento. Porém, ela também passou por evoluções, permitindo a realização de streamings, a criação de canais para inscrição dos usuários e a disponibilização de diversas formas de monetização para os criadores de conteúdo

A rede social ainda permite o uso de hashtags e diferentes estratégias para facilitar a localização dos vídeos, como também o uso das tags.

O que são as tags para YouTube?

A tag é uma ferramenta crucial para as estratégias de marketing de conteúdo. Consiste em palavras-chave adicionadas ao conteúdo, com o objetivo de facilitar o acesso do espectador.

É fundamental para o ranqueamento de busca realizado pelo algoritmo do YouTube, contribuindo para categorização do conteúdo e ajudando os espectadores a encontrarem o vídeo de forma facilitada e automática.

Basicamente, são pequenas palavras ou frases que retratam informações prévias e particularidades sobre o vídeo, como categoria e assunto. É um dos principais responsáveis para ter um bom ranqueamento no YouTube.

Todo planejamento estratégico para o marketing de conteúdo deve considerar as tags como prioridade e uma ferramenta indispensável para alcançar o sucesso, seja em curto, médio ou longo prazo.

Como funcionam?

As tags funcionam como palavras ou frases que etiquetam o conteúdo, facilitando a organização das informações ao identificar assuntos relacionados com o que o espectador deseja.

Dessa forma, quando uma pessoa termina de assistir um vídeo no YouTube, logo são sugeridos vídeos relacionados com o tema, de forma automática. Isso acontece por influência das tags, pertinentes ao assunto.

É um fator fundamental para o marketing digital, pois atua como uma forma de levar a persona ao conteúdo de maneira prática e rápida. Mostra a mídia social — vídeo ou canal —, se relaciona com os assuntos, categorizando as informações com as demais, dando maior relevância para conteúdo conforme o que a pessoa busca.

É uma função importante para apresentar o vídeo ao público-alvo de maneira que desperta a curiosidade e estimula o espectador a assistir conteúdos relacionados. Uma estratégia essencial para aumentar a visibilidade de um canal.

Como escolher a tag ideal?

Entender todos os detalhes e saber escolher as tags para YouTube é crucial para identificar aquelas que têm maior potencial para promover o vídeo. É o segredo para ter maior embasamento e aumentar os resultados do canal.

Para tanto, é fundamental ter um planejamento estratégico e identificar a persona ideal para suas intenções e particularidades. Assim, é possível entender melhor o perfil de busca do público que deseja alcançar e quais são as palavras-chave mais buscadas por eles.

Para auxiliar nesse processo, existe uma técnica simples e eficiente — o “autocompletar” do YouTube. Basta acessar o site e digitar o termo desejado no campo de pesquisa, observando as sugestões de termos mais utilizados nas buscas dos usuários, conforme o que digitou.

Também há outra estratégia para auxiliar a identificação das tags mais eficientes — analisando as utilizadas pelos vídeos concorrentes, que já alcançaram bons resultados.

Cabe ressaltar que é uma informação divulgada pelo site e pode ser acessada por qualquer pessoa, nos seguintes passos:

  • Clique com o botão direito no vídeo;
  • Selecione a opção exibir código-fonte da página;
  • Utilize o atalho de pesquisa Ctrl + F;
  • Busque pela palavra Keywords.

Com essa consulta você terá acesso às palavras mais procuradas pelo público quando pesquisam algo no YouTube. Além dessas formas que ajudam a escolher as tags, existem outros meios, como sites e programas, que também são eficientes.

Quais os principais sites e recursos para criar tags?

Como são importantíssimas para o marketing digital, existem programas especializados em pesquisar e criar tags para YouTube. Eles podem ser gratuitos ou pagos e contribuem para selecionar as opções corretas, conforme o tema do conteúdo.

São desenvolvidos para proporcionar maior embasamento para definir quais as tags são mais eficientes para chamar a atenção da persona de um canal do YouTube, oferecendo ferramentas adicionais para melhorar a performance dos conteúdos.

Veja quais são e as principais funcionalidades dos programas!

Keyword Tool

O Keyword Tool é um programa reconhecido por ser de fácil uso, mesmo não sendo nacional. É uma das opções mais usadas e oferece centenas de sugestões de palavras-chave em poucos instantes.

Com um processo simples você pode potencializar a busca eliminando a necessidade de pesquisar manualmente. Além de otimizar o tempo, o site filtra as informações para apresentar sugestões relevantes.

A busca é facilitada com a possibilidade de selecionar os resultados considerando os países e idiomas disponíveis do YouTube, aumentando a segmentação e eficiência. As tags são geradas já prontas para serem utilizadas — basta copiar as que achar mais apropriadas e colar no espaço correspondente no vídeo.

YouTube Analytics

O próprio YouTube fornece meios para identificar as tags mais eficientes para o conteúdo. O YouTube Analytics demonstra as palavras-chave que os usuários utilizam para chegar ao seu vídeo.

Para utilizar a ferramenta, basta acessar o site e ir até o YouTube Studio, clicar em estatísticas, selecionar a opção “Alcance” e depois “Origem de Tráfego”. É uma ferramenta avançada do YouTube, disponível para criadores de conteúdo e identificação das melhores tags, estimulando novas ideias para produzir vídeos.

vidIQ’S Keyword Tool

O vidIQ’S Keyword Tool é uma ferramenta específica para pesquisa de tags para YouTube. O seu uso é simples, basta digitar a palavra-chave que deseja pesquisar e as diversas sugestões vão surgir.

Conta com um diferencial em relação às outras ferramentas que o torna muito interessante, permitindo que o usuário receba dados sobre cada tag sugerida, fornecendo informações importantes para uma escolha estratégica, como volume de busca, competitividade e eficiência.

Rapidtags

O Rapidtags é um programa gerador de tags para YouTube desenvolvido para apresentar soluções de SEO eficientes de forma rápida e objetiva. Uma excelente opção para identificar o melhor para os vídeos.

Oferece planos gratuitos e pagos, sendo que existem variações das ferramentas de busca e filtros entre as opções. Além de gerar tags, o programa fornece outras ferramentas e soluções para melhorar a performance do marketing dos vídeos postados no YouTube.

Como ter melhor uso das tags para YouTube?

O melhor caminho para produzir vídeos de qualidade e se destacar é utilizando estratégias de SEO e um marketing digital efetivo. É fundamental ter um planejamento eficiente para chamar a atenção dos espectadores e alcançar os resultados esperados.

Tendo isso em vista, exercer um uso adequado e inteligente das tags para YouTube contribui significativamente para ter a visibilidade necessária para alavancar os acessos, por isso, é preciso ter atenção às técnicas adequadas para o uso das tags. Veja!

Saiba quando usar tag longa e tag curta

Existem duas formas de usar as tags, curtas ou longas. A diferença entre elas não é somente o tamanho, mas também a estratégia. As tags curtas, geralmente, são genéricas e apresentam pouco do assunto.

Já as tags longas são mais completas e precisas, apresentando exatamente o que o espectador vai encontrar no vídeo. Essa diferença pode ajudar o usuário a encontrar o conteúdo mais fácil, sem perder tempo procurando.

Mesmo que seja possível fundir os dois estilos, é essencial saber como cada um atua e os efeitos da utilização. Por exemplo, se você usar uma tag curta, podem aparecer inúmeros resultados, muitos não têm nenhuma relação com o que o usuário deseja encontrar, mas usam a mesma palavra-chave.

As tags longas abordam mais informações e afunilam a busca, tornando-a mais específica. Com isso, serão apresentados menos resultados e sugerindo conteúdos que correspondem melhor à procura.

Ambas são importantes para o marketing de conteúdo, entretanto, saber quando e como usá-las é fundamental. Por motivos de otimização, o YouTube indica o uso de no máximo 120 caracteres que podem ser divididos em até 8 tags.

Utilize tags específicas e abrangentes

Para serem mais eficientes, as tags devem ser específicas e abrangentes, usando sinônimos adequados e sempre variando entre as palavras mais técnicas e as mais populares. Isso vai contribuir para o vídeo ser encontrado por pessoas mais qualificadas no assunto e também por entusiastas.

Contar com tags específicas e abrangentes é muito importante para atrair o público e aumentar o alcance do conteúdo, tornando-o mais popular. A harmonia entre as tags específicas e as abrangentes contribui bastante para aumentar as visualizações e promover o canal.

Use palavras-chave

As palavras-chave são ferramentas importantes para que o vídeo seja encontrado com maior facilidade pelos espectadores que buscam algo no Google.

Como as tags ajudam a categorização de conteúdos no YouTube, para ampliar a visibilidade do vídeo, é aconselhável unificar as tags com as palavras-chave, usando a tag na palavra-chave principal.

Com a devida harmonia entre a palavra-chave e a tag, o vídeo terá mais possibilidades de ser sugerido também nas pesquisas no Google. Esse fator é fundamental para atrair mais espectadores e aumentar a visibilidade.

Cuidado com o número de tags que vai utilizar

Em muitas situações o conteúdo é abrangente, com isso, as possibilidades para criar tags são inúmeras. Entretanto, é essencial ter atenção para evitar exageros que, em vez de ajudar, podem comprometer a qualidade da estratégia de marketing.

Para ter maior eficiência é essencial evitar o impulso de colocar muitas tags e ter problemas no ranqueamento. O uso de dezenas de tags pode confundir o algoritmo do YouTube e acabar influenciando de forma negativa.

É importante salientar que o YouTube prioriza automaticamente as primeiras tags, portanto, é essencial dar atenção especial a elas, inserindo a palavra-chave principal conforme o que deseja alcançar a persona do canal.

Não adicione tags na descrição

O espaço destinado às tags e as descrições não é o mesmo e isso deve ser claro para não ter contratempos e comprometer a divulgação do conteúdo. A descrição é um texto informativo que detalha de forma sucinta o que o vídeo apresenta.

As tags são basicamente uma forma de resumir em algumas palavras o assunto do vídeo, sem dar mais informações e descrever o conteúdo. Sendo assim, as tags devem ser inseridas no devido lugar para evitar complicações com o YouTube, que considera ilegal a prática de inserir tags no lugar da descrição.

Portanto, é preciso ter atenção e usar corretamente tanto as tags quanto a descrição, evitando a tentativa de ludibriar o algoritmo e comprometer o vídeo. Cada informação no devido lugar, estabelecida de maneira inteligente e estratégica consegue levar um conteúdo ao sucesso.

Não use o nome de outros canais

A política do YouTube determina que o uso do nome de outros canais nas tags configura a tentativa de aparecer no topo das buscas de forma ilegal. Isso acarreta punições severas, por ser uma prática irregular.

A única exceção para esse caso é quando o canal terceiro é citado durante o vídeo e há discussão entre eles. Exceto esse caso, é preciso evitar usar o nome de outro canal em suas tags.

O YouTube sabe quando essa prática acontece e entende que o usuário está tentando se promover usando o nome de outros produtores de conteúdo. Por isso, é essencial evitar que aconteça e manchar a imagem do canal.

Não se preocupe com os acentos e letras maiúsculas

O algoritmo do YouTube tem uma capacidade incrível de entender as palavras e frases, mesmo que estejam escritas sem os acentos e letras maiúsculas, ou seja, com a grafia incorreta.

Por esse motivo, quando criar as suas tags, não perca muito tempo se preocupando com a correta gramática, pois o algoritmo consegue interpretar exatamente o que pretende dizer.

Evidentemente, é importante evitar erros muito bruscos, pois eles podem dificultar essa interpretação. Importante também ficar de olho na descrição de alguma palavra em outro idioma, para inserir corretamente e garantir que o YouTube identifique facilmente.

Por que vale a pena investir nas tags para YouTube?

Os meios de comunicação digital tomaram conta das atividades de todas as pessoas, facilitando o acesso a informações de qualidade a qualquer momento. É o reflexo de uma era cada vez mais tecnológica que mudou a rotina de todos, seja para atividades de trabalho, estudo e lazer.

Nesse contexto, as possibilidades para atuar de forma profissional com a produção de conteúdos digitais são muitas e são a grande tendência para o futuro. Mesmo com a competitividade, é uma área altamente promissora.

O YouTube é a principal plataforma de vídeos do mundo, contando com bilhões de usuários e acessos por dia. É um dos meios digitais que as pessoas passam mais tempo, portanto, é o lugar ideal para desenvolver estratégias para combinar a rentabilidade com o que você gosta de fazer.

Dessa forma, para buscar um lugar de destaque e alcançar os objetivos pessoais, é imprescindível adotar técnicas de marketing digital, pois elas podem aperfeiçoar os conteúdos e promover adequadamente, para uma abordagem estratégica que estimule o espectador a conhecer melhor o que o canal oferece.

Dentre as muitas ferramentas de marketing digital, as tags para YouTube são eficientes e indispensáveis para facilitar o acesso do espectador, de forma automática e convidativa.

Investir em tags bem estruturadas e inteligentes é a melhor alternativa para dar visibilidade ao conteúdo e aumentar o fluxo de visualizações. É o que vai garantir que o vídeo alcance o maior número de pessoas.

Com um número crescente de produtores de conteúdo, usar as tags é muito importante para se destacar, seja para youtubers mais experientes que já alcançaram o sucesso, seja para aqueles que estão começando.

Entretanto, o conceito do sucesso é um conjunto de estratégias que unem a produção de um conteúdo relevante, de qualidade e bem produzido às técnicas de marketing digital bem planejadas e aplicadas. Nesse contexto, as tags são cruciais e vale muito a pena investir nelas para alcançar o patamar desejado e atender às expectativas.

Outras técnicas de SEO para YouTube que vão alavancar as visualizações do seu canal

1. Otimização do título 

O título deve conter a palavra-chave, mas também tem outros requisitos a cumprir. Afinal, esse é um dos principais fatores de indexação e ranqueamento pelo YouTube. Portanto, o ideal é que ele esteja o mais próximo possível da pesquisa feita pelo usuário. Além disso, deve corresponder exatamente à keyword.

2. Descrições otimizadas

No campo de descrição, você deve investir em um texto objetivo, mas que explique exatamente o que o vídeo aborda. Inclusive, ele pode ser um pouco mais longo, já que há disponibilidade para até 5.000 caracteres.

A dica é apostar na persuasão, pois o trecho inicial da descrição aparece nos resultados da busca. Portanto, coloque as principais informações logo no início. Isso tende a aumentar o engajamento.

3. Transcrições e legendas nos vídeos

Todo o ranqueamento no YouTube é feito a partir de textos. Isso porque o algoritmo não lê imagens. Portanto, usar legendas e transcrições é uma forma de melhorar os resultados obtidos.

A transcrição consiste em passar para texto o conteúdo falado do vídeo. Esse processo pode ser manual ou otimizado por meio de uma ferramenta do próprio YouTube. Assim, os usuários conseguem acompanhar as informações mesmo sem ouvirem o áudio. Portanto, é uma forma de trazer acessibilidade.

4. Divulgação em outras plataformas

Lembre-se de divulgar o seu canal em outros lugares. O SEO para YouTube é beneficiado com essa prática porque você leva a audiência para lá. Portanto, fica mais fácil ter visibilidade e ficar com um bom ranqueamento.

5. Nome do arquivo

A keyword foco deve ser inserida no nome do arquivo de vídeo. Nunca deixe outro código ou numeração. Sempre coloque um nome descritivo, por exemplo, “como-fazer-maquiagem-festas-economicas”.

Transferências internacionais Remessa Online

Para muitas pessoas ter um canal no YouTube deixou de ser apenas uma diversão e se tornou um trabalho. Com o grande aumento da procura por informações digitais, é uma área que pode ser promissora para estabelecer uma trajetória de sucesso, fazendo o que mais gosta.

Assim como em qualquer atividade profissional, o planejamento é indispensável para ter sucesso e lucratividade, ainda mais quando envolver relações com o exterior, pois exigem atenção especial para evitar custos desnecessários.

As transações internacionais são inevitáveis para quem trabalha ou deseja atuar como produtor de conteúdo para o YouTube, pois os pagamentos são realizados em dólar e pagos pelo Google AdSense.

Os serviços de transferências internacionais são passíveis de taxas e podem pesar no valor final que você vai receber, por isso, escolher formas mais econômicas é o segredo para otimizar o planejamento financeiro e ter um valor maior à sua disposição.

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A produção de conteúdos para o YouTube está se tornando uma das melhores formas que envolvem a internet para ter lucratividade. Por isso, as estratégias de marketing são essenciais e contribuem de forma significativa para o sucesso.

Como você percebeu no contexto desse artigo, as tags para YouTube são fundamentais para o marketing digital no YouTube. É uma alternativa eficiente para aumentar os acessos aos vídeos e ter maior visibilidade do seu canal.

Portanto, se deseja ter reconhecimento e produzir conteúdos relevantes que chamem a atenção dos espectadores, a estratégia perfeita é utilizar tags para YouTube bem planejadas para, de forma sutil, influenciar na decisão do público-alvo.

Curtiu o post? Agora que você está bem informado sobre as tags e sua importância para promover um conteúdo, o que acha de conhecer serviços financeiros com as melhores condições para receber dinheiro do exterior? 
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Resumindo

O que é o YouTube

É a maior rede social de vídeos do mundo, com mais de 120 milhões de usuários brasileiros — e mais de 2 bilhões em todo o mundo. Ele foi desenvolvido em 2005 e fez muito sucesso por permitir a publicação de vídeos pelos usuários. 

O que são as Tags para YouTube?

A Tag é uma ferramenta importante para as estratégias de marketing de conteúdo. Consistem em palavras-chave que que são adicionadas ao conteúdo, com o objetivo de facilitar o acesso do usuário.

Contribui com o rankeamento de busca que é realizado pelo algoritmo do YouTube, ajudando na categorização do conteúdo. As Tags funcionam como palavras ou frases que etiquetam o conteúdo, facilitando a organização das informações e identificar assuntos relacionados com o que o espectador deseja.

Nesse contexto, quando uma pessoa termina de assistir um vídeo no YouTube, logo são sugeridos vídeos relacionados com o tema, de forma automática. Isso acontece pela ação das Tags, que tem alguma relação com o assunto.

Quais os principais sites para e recursos para criar Tags?

Keyword Tool;
YouTube Analytics;
VidIQ’S Keyword Tool;
Rapidtags.

Como ter melhor uso das Tags para YouTube?

Saiba quando usar Tag longa e curta;
Utilize Tags específicas e abrangentes;
Use palavra-chave;
Cuidado com o número de Tags que vai utilizar;
Não adicione Tags na descrição;
Não use o nome de outros canais;
Não se preocupe com os acentos e letras maiúsculas.

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