Boletim focus: o que é, sua importância e como consultar

O mercado econômico brasileiro apresenta uma série de indicadores importantes que mostram a saúde financeira do país. Para isso, o Banco Central do Brasil (Bacen) elabora semanalmente um relatório com um compilado desses principais indicadores, chamado de Boletim Focus, usado como base para decisões financeiras brasileiras.

Acompanhar esses relatórios é uma maneira de se atualizar sobre as movimentações do mercado nacional e compreender como as mudanças podem afetar os investimentos. Com isso, é possível identificar as melhores oportunidades e os principais riscos de cada iniciativa.

Neste artigo, entenda o que é o Boletim Focus, como ele é usado e onde consultar o relatório semanalmente!

O que é o Boletim Focus?

O Boletim Focus é um relatório divulgado toda segunda-feira pelo Banco Central do Brasil. Trata-se de um compilado dos principais indicadores da economia, como Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), câmbio, taxa de crescimento do PIB e a Taxa Selic.

Dessa forma, o documento reúne as projeções dos indicadores do mercado. Por isso, é responsável por resumir as expectativas econômicas e usado como base para as decisões financeiras do mercado e governo. Ou seja, tem como função orientar decisões de investimentos, gastos e economias das pessoas e empresas.

O Governo pode fazer ajustes em suas políticas financeiras para ajudar a atingir as metas de crescimento e desenvolvimento nacional, a partir dos dados do Boletim Focus.

Como é feito o Boletim Focus?

O Boletim Focus é feito a partir de uma pesquisa diária com informações de cerca de 140 instituições financeiras com as principais estatísticas do cenário econômico. Os indicadores são compilados com as expectativas projetadas para o ano em questão e dos anos seguintes. O relatório é produzido pelo Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais (GERIN) e divulgado pelo Banco Central.  

O relatório do Boletim Focus é apresentado em tabelas e gráficos que acompanham o comportamento dos indicadores. Desse modo, é possível ter uma visualização completa do cenário econômico brasileiro.

Existem três tipos de Relatórios Focus, são eles:

Focus — Relatório de Mercado

Para o Boletim Focus — Relatório de Mercado, o Bacen reúne as informações durante a semana e compiladas na sexta-feira. Os dados são divulgados na segunda-feira posterior. Cada relatório apresenta um comparativo com a segunda-feira anterior. Com isso, serve para que as pessoas possam visualizar o estado da economia semanalmente.

Focus — Distribuições de Frequência

O Boletim Focus — Distribuição de Frequência mostra a evolução das distribuições de frequência das medianas das expectativas de mercado. Para o IPCA, as previsões são para o ano corrente e 3 anos subsequentes. Além disso, faz um levantamento sobre a Taxa Selic, o crescimento do PIB e a taxa de câmbio para o ano corrente e o próximo ano, nos últimos três meses. Para o cálculo, são considerados os dados informados nos últimos 30 dias corridos.

Focus — Top 5

Na análise do Boletim Focus, o Bacen acompanha as projeções de cerca de 140 instituições. Para incentivar o aprimoramento da capacidade preditiva dessas empresas e reconhecer seus esforços, o órgão elabora um ranking com as 5 melhores, baseado no índice de acerto de suas projeções. O Top 5 é divulgado mensal, trimestral e anualmente.

Qual foi o último Boletim Focus?

O Boletim Focus é sempre divulgado às segundas-feiras. O último boletim está presente no site do Banco Central do Brasil e o relatório apresenta o resumo do cálculo das estatísticas ao levar em consideração dados sobre as expectativas de mercado da última sexta-feira anterior à divulgação.

Quais os principais indicadores do Boletim Focus?

Os principais indicadores do Boletim Focus são:

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) — esse é o índice oficial da inflação no Brasil, que indica a variação de preços para o consumidor final;
  • Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) — registra a inflação ou deflação de diversos produtos e serviços no Brasil, conhecido como inflação do aluguel;
  • Taxa de câmbio — representa a cotação de moedas estrangeiras em relação ao real;
  • Taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) — indica o quanto o país produziu e cresceu em determinado período, ou seja, quanto maior o PIB, maior sua atividade econômica;
  • Taxa Selic — é a taxa básica de juros da economia brasileira, que influencia as demais taxas de juros.

Vale destacar que existem diversos indicadores do Boletim Focus. No entanto, os principais e mais importantes para a economia brasileira, que precisam ser acompanhados pelos investidores, são: IPCA, IGP-M, taxa de câmbio, taxa de crescimento do PIB e taxa Selic.

Onde consultar o Boletim Focus?

Para consultar o Boletim Focus, basta acessar semanalmente o site oficial do Banco Central. No site, também há a opção “Receba o Relatório Focus por e-mail”. Nesta seção, é necessário registrar seus dados pessoais, como e-mail, nome, instituição e telefone, além do idioma de preferência (português ou inglês). Após a inscrição, você receberá o relatório diretamente em seu e-mail.

Quando sai o relatório Focus?

O Banco Central do Brasil divulga o relatório com uma frequência pré-determinada: semanalmente, mensalmente e anualmente. Cada um dos relatórios possui uma data para a divulgação.

Abaixo estão as datas de divulgação de cada tipo de relatório do Boletim Focus:

  • Relatório de Mercado — divulgado toda segunda-feira, às 8h30;
  • Distribuições de Frequência — divulgado toda primeira segunda-feira de cada mês;
  • Top 5 — classificação mensal divulgada no início de cada mês e a anual sempre em janeiro.

A classificação trimestral do Top 5 do Boletim Focus é a média das projeções para um trimestre nos 3 meses e anual, divulgada em janeiro de cada ano.

Em suma, o Boletim Focus é uma excelente fonte para acompanhar as mudanças no mercado econômico do Brasil, desde as mais sutis até as mais significativas. Para quem tem interesse nessa área ou pensa em fazer investimentos, ter acesso a esses relatórios periodicamente faz toda a diferença.

Achou este artigo interessante? Siga a Remessa Online no Facebook, Instagram, X, LinkedIn e YouTube para acompanhar as novidades.

Resumindo

O que é o Boletim Focus?

O Boletim Focus é um relatório divulgado pelo Banco Central do Brasil que reúne as principais projeções de indicadores econômicos. Ele serve como base para a tomada de decisões financeiras do mercado e governo.

Quais os principais indicadores do Focus?

Os principais indicadores econômicos do Boletim Focus são: IPCA, IGP-M, taxa de câmbio, taxa de crescimento do PIB e a Taxa Selic.

Onde ver o Boletim Focus?

Para ver o Boletim Focus, basta acessar a página do relatório no site do Banco Central do Brasil. Também é possível se inscrever para receber o boletim diretamente no e-mail.

O que é o Focus Distribuição de Frequência?

O Boletim Focus Distribuição de Frequência é um relatório mensal, divulgado na primeira segunda-feira do mês, que mostra a evolução das expectativas dos indicadores econômicos para os próximos meses e anos.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático