Brand Awareness: qual a importância para o seu negócio?

Brand awareness é a consciência de marca, ou seja, garantir que seu público lembre da sua empresa quando pensar no produto que você vende. Para isso, é necessário fazer um bom trabalho de posicionamento. Saiba mais!

Marcas de sucesso são aquelas que o público conhece, sabe o que vendem, entendem seu posicionamento e estão sempre com ela na cabeça. Conquistar isso não é tão simples e requer, além de investimentos, esforços constantes. Assim, o brand awareness é um objetivo importante para todo negócio que deseja ter sucesso.

Reconhecimento no mercado é algo que leva tempo, afinal, se trata de fazer o consumidor se lembrar da sua marca. Para isso, antes, é necessário criar uma conexão com a audiência, o que permite fazer esse contato se estreitar de maneira mais natural. Esse é o principal ponto de partida no trabalho de desenvolvimento de consciência de marca.

Neste conteúdo vamos tratar sobre brand awareness com mais detalhes, destacando o que é exatamente essa ideia, o que traz para a empresa e como aplicar em um negócio. Acompanhe para descobrir!

O que é brand awareness

Brand awareness, do inglês “consciência de marca”, é um conceito que determina o quanto marcas são reconhecidas e percebidas em um mercado. Quanto melhor o brand awareness, maior é a capacidade do público ter aquela empresa em mente como uma opção de consumo dentro de determinado segmento.

O desenvolvimento dessa consciência é obtido por meio de estratégias que fazem o público-alvo conhecer a empresa, em um primeiro momento, e se manter frequente sobre sua atuação. Logo, podemos perceber que são ações de exposição e relacionamento com o consumidor.

Empresas que têm um nível alto de brand awareness são sempre associadas de maneira quase automática aos produtos que comercializam. Em diferentes mercados há vários bons exemplos de marcas que chegaram ao mais alto nível de consciência de marca junto ao seu público. Alguns deles são:

  • quando falamos de smartphone, dificilmente não pensamos no iPhone, da Apple;
  • é difícil não lembrar da Bombril quando o assunto é esponja de aço;
  • se o assunto for energético, logo pensamos na Red Bull.

Deu para entender melhor, com os exemplos, o que o brand awareness permite, certo? Marcas que têm uma consciência alta diante do público são lembradas, muitas vezes como prioridade, quando consumidores desejam comprar o produto vendido por essas empresas.

Quais os benefícios de um brand awareness bem trabalhado

Trabalhar no desenvolvimento da consciência de marca vai trazer alguns benefícios de destaque. Uma vez que a marca consegue gerar essa percepção sobre sua existência e atuação no público, os resultados aparecem tanto no aspecto qualitativo quanto no quantitativo. 

Veja alguns desses benefícios a seguir!

Impulsionamento do alcance da marca

O aumento da consciência de marca traz como efeito a amplitude do alcance que a empresa terá em determinado mercado. Os esforços realizados para aumentar a presença da marca em espaços e canais onde o público está faz com que a empresa consiga muito mais visibilidade. Isso é parte fundamental de brand awareness.

De maneira prática, o que acontece é que essa exposição ampla e estratégica permite que a marca tenha seu alcance impulsionado. Como resultado, mais pessoas verão o nome da empresa, farão associações com o produto e também com sua ideia de identidade de marca. 

Esse alcance amplificado vai gerar muitos outros benefícios.

Aumento das vendas

Um desses benefícios consequentes do impulsionamento da marca é o aumento das vendas, o mais natural deles. É quase que algo subconsciente: se determinada marca é vista com frequência, há uma ideia de que ela é forte em determinado mercado. Isso, muitas vezes, é uma ideia projetada pelo trabalho de brand awareness. Não significa exatamente que a marca está em todo lugar porque vende bastante.

No entanto, os esforços para amplificar o alcance da marca faz com que essas vendas aumentem de maneira progressiva. O público passará a conhecer a empresa, se acostumar com sua presença em canais de divulgação, em PDVs e em outros espaços, e então passará a consumir de forma natural.

Desenvolvimento de campanhas mais assertivas

A consciência de marca é baseada em estratégias sólidas que levam em consideração questões fundamentais, como:

  • o público-alvo, ou seja, canais, linguagem e abordagem são feitas sob medida;
  • identidade da marca, o que leva às campanhas a serem alinhadas com o que o público precisa e gosta.

A partir dessa base mais sólida e altamente segmentada, as marcas conseguem ter campanhas bem mais assertivas. Isso as permite falar com as pessoas certas, da maneira mais adequada e nos lugares em que esse público está. 

Dicas para trabalhar o brand awareness de uma marca

Uma boa estratégia de brand awareness precisa ser baseada em algumas ações muito precisas para ajudar nessa ampliação da marca. Listamos algumas dicas que vão ajudar a estruturar um branding realmente forte e uma comunicação capaz de captar a atenção do público. Confira!

Desenvolver uma identidade visual sólida

Empresas precisam saber como se comunicar visualmente, o que passa pela sua identidade de marca. Isso inclui elementos diversos, como:

  • escolha de cores institucionais;
  • logo;
  • elementos gráficos utilizados em peças publicitárias;
  • embalagem do produto;
  • tipografia utilizada na comunicação da marca.

A identidade visual certa vai transmitir exatamente a mensagem que você deseja ao público, o que é fundamental para criar nas pessoas a imagem da sua marca. Além disso, uma boa identidade precisa ser consistente, ou seja, seguir padrões visuais na comunicação. Isso cria solidez para a marca e tem contribuição decisiva para o brand awareness.

Patrocinar eventos e influenciadores

Uma boa estratégia de criação de consciência de marca é associar sua empresa a eventos e pessoas que interessam ao seu público. Um ótimo exemplo é a Red Bull e seu trabalho de patrocínio em esportes. A empresa cria seus próprios eventos de esportes radicais, além de patrocinar atletas do surf, skate, Fórmula 1 e modalidades similares.

A ideia da empresa de energéticos é passar uma clara mensagem ao público: nosso universo é radical, então se você gosta desse ambiente, Red Bull é para você. Para ser notada por esse público e associar de maneira forte sua marca ao energético como produto, a Red Bull patrocina esses eventos.

Outra excelente estratégia é o marketing de influência. Sobretudo nos tempos atuais, em que as redes sociais são canais essenciais de comunicação, os influenciadores se tornaram grandes embaixadores e representantes de marcas. 

Utilizando a mesma base conceitual no exemplo acima, marcas se associam a pessoas influenciadoras para chegarem ao seu público-alvo que, naturalmente, tem conexão com essas pessoas.

Contar com o apoio do marketing de conteúdo

Criar conteúdo é uma ótima forma de fazer as pessoas chegarem à sua marca em uma relação de troca: enquanto a empresa oferece gratuitamente um conteúdo que interessa ao público, consegue captar a atenção dessas pessoas. A partir daí, é possível educar sobre o mercado, engajar essas pessoas e, por fim, falar do que sua empresa vende.

O marketing de conteúdo, aliado ao Inbound marketing, tem uma premissa sólida: atrair pessoas, captar a atenção delas, criar uma relação e depois oferecer produtos. 

Dentro do contexto de consciência de marca, os conteúdos são essenciais não só para mostrar que sua empresa existe, mas também para colocá-la como referência no mercado. É uma estratégia que traz ganhos amplos.

Investir em Search Engine Optimization (SEO)

SEO se trata de um conjunto de otimizações que devem ser executadas e mantidas pelas empresa a fim de ter destaque no Google. Assim, quando um consumidor fizer uma pesquisa relacionada ao seu produto e mercado, sua marca será mostrada.

Dessa forma, ele é parte essencial do marketing digital, afinal, as pessoas precisam chegar até os conteúdos que sua empresa produz. Para isso, é importante otimizar títulos de vídeos, textos e até mesmo descrições de produtos para que ganhem maior notoriedade na internet

Criar programas de indicação

Os programas de indicação são uma forma de escalar a consciência de maneira rápida e com ganhos também para o consumidor. 

Funciona da seguinte forma: se seu cliente consegue indicar alguém que também faz uma compra, essa pessoa que fez a indicação ganha algum benefício. Pode ser desde descontos nas próximas compras, passando por cashback e indo até mesmo aos brindes.

Esses incentivos vão fazer que seus consumidores queiram cada vez mais indicar novas pessoas, o que representa uma escalada interessante para a empresa. O brand awareness tende a aumentar naturalmente, afinal, há “agentes” em favor da sua marca trabalhando para que ela seja mais conhecida e tenha mais clientes.

Como o brand awareness se liga ao marketing digital

Pensar em brand awareness nos tempos atuais é considerar que toda a estratégia de posicionamento e exposição de marca precisa ser feita considerando o digital. Isso faz com que estratégias voltadas para esse ambiente ganham atenção especial, como:

  • marketing de conteúdo;
  • marketing de influência;
  • SEO;
  • interação em redes sociais.

Portanto, a consciência de marca só pode existir se suas estratégias forem pensadas dentro do ambiente digital, com ações de marketing voltadas diretamente para contemplar esses canais e alcançar pessoas nesse contexto. 

O brand awareness é necessário para toda marca que deseja expandir e se estabilizar nos mais diferentes mercados. Lembre-se de um velho ditado popular que traduz muito bem a importância desta estratégia: “quem não é visto não é lembrado”.

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Resumindo

O que é brand awareness?

Brand awareness, do inglês “consciência de marca”, é um conceito que determina o quanto marcas são reconhecidas e percebidas em um mercado. Quanto melhor o brand awareness, maior é a capacidade de o público ter aquela empresa em mente como uma opção de consumo dentro de determinado segmento.

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