O CDI (Certidão de Depósito Interbancário) é um dos principais indicadores do mercado financeiro brasileiro. Por isso, conhecer o valor do CDI hoje é muito importante, especialmente para quem tem aplicações de renda fixa com seu rendimento atrelado a esse índice, que varia constantemente.
Acompanhe o artigo abaixo para entender melhor qual o CDI hoje e como funciona esse índice. Vamos lá?
Qual o valor do CDI hoje?
O valor da taxa CDI acumulado de 2022, até o mês de julho está em 6,50%, enquanto o acumulado nos últimos 12 meses está em 9,44%.
O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um título de empréstimo emitido de um banco para outro. Isso porque, o Banco Central tem uma regra de que todo banco deve fechar o dia com mais dinheiro entrando do que saindo.
Mas, como nem sempre os bancos conseguem cumprir essa determinação, a instituição financeira precisa pegar dinheiro emprestado de outro banco para fechar o dia com saldo positivo. O título deve ser pago em até 24 horas e a taxa CDI é a taxa média de juros praticadas nessas transações.
Normalmente, vemos a taxa DI no acumulado mensal ou anual, mas as operações ocorrem diariamente. Por isso, a Taxa DI também é calculada diariamente pela Cetip (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados).
CDI hoje: agosto de 2022
Em agosto de 2022, o valor do CDI está em 13,65% ao ano e 1,03% ao mês.
Tabela do CDI em 2022:
Mês (em 2022) | Taxa CDI mensal |
Janeiro | 0,73% |
Fevereiro | 0,76% |
Março | 0,88% |
Abril | 0,83% |
Maio | 1,03% |
Junho | 1,02% |
Julho | 1,03% |
Para saber o CDI hoje, você pode acessar a página da B3 e encontrar informações atualizadas sobre as taxas e cotações referentes ao dia da consulta.
Qual o valor do CDI em 2021?
Em 2021, o valor do CDI acumulado no ano foi de 4,42%. Ao longo dos meses foram:
- Janeiro – 0,15%
- Fevereiro – 0,13%
- Março – 0,20%
- Abril – 0,21%
- Maio – 0,27%
- Junho – 0,31%
- Julho – 0,36%
- Agosto – 0,43%
- Setembro – 0,44%
- Outubro – 0,49%
- Novembro – 0,59%
- Dezembro – 0,77%
- Acumulado do ano – 4,42%
Calculadora de CDI
Se você precisar atualizar algum valor pela taxa CDI, pode usar a Calculadora do Cidadão do Banco Central do Brasil. Lá, é possível fazer simulações com valores passados. Para isso, basta colocar as datas e o valor que deve ser atualizado.
O CDI deve ser ainda mais alto até o fim de 2022. Isso porque, a taxa Selic está em tendência de alta para conter o avanço da inflação no país. No último dia 03 de agosto de 2022, a Selic subiu para 13,75%, a maior desde dezembro de 2016.
Mas, qual a relação do CDI com a taxa Selic? De forma resumida, podemos dizer que a Selic é a taxa básica de juros e é um indexador. Sendo assim, ela influencia as demais taxas de juros, inclusive o próprio CDI. Ou seja, quando a Selic está alta, a taxa CDI também sobe. Por outro lado, quando há queda na Selic, o CDI também diminui porque ambas costumam caminhar juntas.
Para 2022, a expectativa de economistas é que a Selic fique em alta para conter o aumento da inflação. No final de 2021, o Relatório de Mercado Focus estimava que a Selic fechasse 2022 em 11,50%. No entanto, como podemos ver, esse número já foi superado..
No Boletim Focus divulgado no dia 5 de agosto, a expectativa de inflação para 2022 era de 7,11% e de 5,36% para 2023 — uma elevação de 2,08% e de 2,00%, respectivamente, em relação ao primeiro boletim de 2022. Dessa forma, com a Selic alta, a tendência do CDI também é aumentar.
Como o CDI influencia os investimentos?
O CDI é uma das taxas mais utilizadas como índice de referência nos investimentos de renda fixa. Os títulos atrelados ao índice são pós-fixados. Os mais comuns são:
- Certificado de Depósito Bancário (CDB) e Recibo de Depósito Bancário (RD);
- Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA);
- Letra de Câmbio (LC);
- Fundos DI.
Qual é o melhor investimento para 2022?
A verdade é que não existe um único investimento considerado o melhor para todos, já que a escolha vai depender do perfil do investidor. Mas, existem algumas opções que são bastante atrativas para grande parte dos investidores.
Primeiramente, como vimos acima, a tendência é que o CDI seja alto em 2022, sendo assim, investimentos atrelados ao índice podem ser bastante atrativos, como os que citamos acima. Além disso, o Tesouro Selic também é interessante, já que a alta da Taxa Selic faz com que o Tesouro Selic ganhe mais importância, e o Tesouro IPCA, outro investimento atrelado à inflação.
O que esperar da Bolsa em 2022?
Acredita-se que a Bolsa irá gerar boas oportunidades em 2022. Apesar do IBOVESPA, principal índice acionário do Brasil, ter fechado o ano de 2021 com queda de 11,93%, as perspectivas para 2022 são relativamente positivas.
Depois de um começo de ano avassalador, a economia brasileira viu o fluxo de capital estrangeiro minguar, diante da possibilidade de um choque de juros nos Estados Unidos e o início do ciclo de aperto monetário na Europa.
Com a materialização de uma crise nos países desenvolvidos e os efeitos defasados dop aumento da Selic sobre o nível de atividade econômica, fica muito difícil projetar uma patamar para o IBovespa ao final do ano.
Além da conjuntura econômica desafiadora, estamos há poucas semanas das eleições presidenciais aqui no Brasil, o que pode trazer bastante volatilidade ao mercado de câmbio e de ações.
As melhores apostas continuam no setor de commodities, que surfou na onda do aumento de custos no mundo todo, especialmente o petróleo, o alumínio e a celulose. Também, os setores mais otimistas em 2022 na Bolsa são:
Outro setor que prevê crescimento na Bolsa em 2022 são os bancos, que devem conseguir recursos extras diante do aumento da Selic.
O que é investir em renda fixa?
Apesar de perspectivas otimistas, 2022 está sendo um ano bastante volátil, o que interfere diretamente nos investimentos. Sendo assim, os investidores que buscam por opções mais seguras nesse momento podem investir em renda fixa.
De forma simples, investir em renda fixa são todos os instrumentos financeiros em que as taxas de juros são fixadas durante a compra, e assim permanecem durante toda a vigência do título. Esses títulos podem ser, pré-fixados, pós-fixados ou híbridos.
São exemplos de investimentos em renda fixa:
- Títulos Públicos: as aplicações no Tesouro Direto;
- Certificado de Depósito Bancário (CDB): são títulos emitidos para bancos;
- Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito Agropecuário (LCA): são emitidos para financiar atividades do agronegócio ou do mercado imobiliário;
- Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA): o são emitidos por companhias securitizadoras;
- Debêntures: basicamente, são empréstimos feitos a empresas.
Perguntas Frequentes
O CDI hoje, em agosto de 2022, está em 13,65% ao ano e 0,61% ao mês.
Como o CDI está com tendência em alta, investimentos indexados no índice são boas opções, como Certificado de Depósito Bancário (CDB) e Recibo de Depósito Bancário (RD). Também, para investir na renda variável, a previsão é de boas perspectivas para commodities e bancos.